Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Saiba como a energia feminina desequilibrada pode prejudicar sua vida

mulher de pele limpa em fundo cinza
Entenda essa força - Foto: Shutterstock

É bem provável que recentemente você tenha ouvido falar sobre a importância da energia feminina, do sagrado feminino, sobre mulheres que estão em dor devido ao feminino ferido, da necessidade de conexão com esse feminino e até mesmo de práticas e rituais com o objetivo de curas nesse sentido.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Parece que o tema está bem em alta, não é mesmo? Mas, o que muitas vezes não é explicitado é que todas as pessoas, independentemente do gênero, possuem o feminino e o masculino em si.

Não estamos falando de aspectos relacionados à sexualidade, mas sim de cargas. O feminino e o masculino são cargas energéticas que existem em todos. Quando equilibradas, permitem o fluir da vida de maneira satisfatória. 

Polaridade

A carga feminina é simbolizada pelo útero da vida, como um receptáculo que necessita ser preenchido. Refere-se à interiorização e ao mistério, promovendo o olhar para dentro e a conexão consigo mesmo. A energia feminina é trabalhada no ato de buscar o âmago do próprio ser.

A carga masculina é representada pelo órgão masculinho, o falo, que é projetado para fora e preenche. Trata do externo, do olhar para fora. A energia masculina é trabalhada na observação da relação com os outros e com o mundo exterior.

Fluxo e equilíbrio

O emprego dessas cargas energéticas no dia a dia ocorre de modo espontâneo. Quando o masculino está em evidência, o movimento é de dar. O feminino, por sua vez, corresponde à postura de receber.

O dar e receber de maneira harmoniosa configuram um fluxo natural: o plantar e o ser fecundado, o projetar para fora e o trazer para dentro. Esse fluxo garante o ritmo perfeito da vida

Pensemos no funcionamento do nosso coração. Ele recebe o sangue e também o doa, cumprindo a função de bomba do sistema cardiovascular. Os sistemas digestivo e excretor seguem a mesma lógica: recebem os alimentos, fazem a digestão e absorção de nutrientes e água e doam, eliminando os resíduos desse processo.

Reflitamos também sobre o ciclo da água, no qual a água da chuva é recebida pelo solo e também doada de volta à atmosfera por meio da transpiração e evaporação. No processo de plantio, as sementes são doadas ao solo e recebe-se a planta germinada.

Poderíamos citar inúmeros exemplos justamente porque essa é a forma de funcionamento da nossa realidade.

Entretanto, se houver excessiva potencialização em uma das polaridades dessas cargas energéticas por um longo período de tempo, logo todo o sistema entrará em desequilíbrio.

Para comprovar isso é só imaginar o coração recebendo mais sangue do que consegue bombear ou o organismo eliminando mais nutrientes do que recebe. Configura-se um desajuste.

No âmbito energético ocorre o mesmo. Os desequilíbrios entre as cargas masculina e feminina levam à desarmonia interior e com o mundo exterior e a processos de dores da alma.

Feminino não é passar batom

Quando ouvir alguém falar sobre o feminino ou energia feminina ou mesmo sagrado feminino, interprete  essa informação como o receber. Avalie o quanto o potencial de receber está sendo negligenciado em determinada circunstância ou o quanto a pessoa só está interessada em receber ou mesmo que não está sabendo receber e só quer doar a todo momento.

Outra reflexão válida é sobre a associação comumente feita do potencial feminino com o cuidado com a aparência física. É possível sim que o processo de interiorização característico do feminino promova um desejo de dar mais atenção ao autocuidado e, para algumas pessoas, autocuidado significa se arrumar esteticamente.

Entretanto, se o processo de cuidar da beleza, como passar batom, por exemplo, tiver como principal motivação o externo, como mostrar para os outros ou sentir-se mais segura diante dos outros, a energia que está sendo potencializada é a masculina, pois o foco está no exterior.

Problemas de esquecer do feminino

Muitos dos desequilíbrios emocionais e processos de insegurança comuns em nossa sociedade atual são decorrentes da não conexão com a própria carga feminina. Fomos treinados a apenas olhar para fora, buscando realizar metas e objetivos exteriores.

O não olhar para dentro, não se observar e saber identificar o que realmente falta, fazendo só o que o mundo colocou como exigência tem como consequência a falta de autoconhecimento e a dor por não saber quem é. É a angústia da saudade de você.

Se quiser mudar esse cenário, o acompanhamento com um psicanalista espiritualista com certeza será um grande aliado no processo de equilibrar suas próprias cargas energéticas masculina e feminina.

Texto: Bia Albuquerque (@biaaterapeuta), terapeuta energético-espiritual, humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico

Leia também:

Compreenda as várias mortes do ser humano

Entenda como o medo prejudica sua aura e deixa você vulnerável

Compreenda o que há por trás da traição e descubra como nunca ser traído

Leia Também

Autoconhecimento

Jonas Masetti, Acharya e Fundador do Vishva Vidya, contou sobre sua trajetória em busca de mais autoconhecimento e propósito

Autoconhecimento

Jonas Masetti, Acharya e Fundador do Vishva Vidya, fala como a cultura milenar indiana enxerga os sentimentos e as sensações

Autoconhecimento

O terceiro mês do ano é carregado de simbologias relacionadas à prosperidade. Confira a importância do mês de Março

Autoconhecimento

Lições de um dos maiores poemas épicos da Índia para vencer nossa Guerra Interior. Inspire-se no Bhagavad Gita para uma vida melhor