Fale conosco

Bem-estar

O poder de ressignificar as dores

Transforme as dores em superação - Crédito: Ismael Sanchez/Pexels

Ressignificar a dor é dar outro significado, de maneira mais positiva, a tudo aquilo que te causa sofrimento. De fato é mais fácil falar do que fazer, não é?

Afinal, é poético verbalizar que toda dor proporciona valiosas lições de vida, porém, conseguir perdoar e amar o que te causa aflição não é um trabalho prazeroso, muito menos rápido.

Descobrir que a dor é a oportunidade de evolução é um ensinamento que cada pessoa irá aprender durante a vida. Alguns aceitam mais facilmente, já outros precisam levar vários tombos para compreender a lição. Contudo, todos são capazes de ressignificar suas dores para, então, alcançar outro nível de felicidade: a satisfação interna.

Enquanto você não deixar seu passado para trás, junto com as adversidades que machucaram a sua alma, o presente torna-se uma sombra das lembranças ruins e influencia o futuro a seguir o mesmo caminho tenebroso. Está na hora de sair desse ciclo vicioso das dores por meio da ressignificação e a superação!

O poder de ressignificar as dores

Quais são as dores que você guarda no seu coração? O primeiro passo da ressignificação é identificar o problema que está impedindo a tranquilidade da sua vida. Não é preciso procurar muito para encontrar a ferida, não é? Por vezes, você sabe há anos o que te faz mal, só que acreditou que com o tempo os machucados são devidamente curados e esquecidos.

O tempo pode ajudar no processo de cicatrização, porém, a lembrança da dor consegue persistir aos cuidados. Assim, é possível que a causa material da sua aflição não seja o maior problema, mas sim o medo de sentir novamente a dor. 

A lógica do cérebro é sempre muito precisa. Se há algo que prejudicou você, com certeza sua mente fará de tudo para evitar a repetição da situação.

Então, ao ser ferido(a) em uma relação, por exemplo, decerto na próxima você pensará três vezes antes de entregar o seu coração para alguém - isso se você aceitar ter um novo relacionamento.

A vida é feita de oportunidades que, às vezes, trazem aquilo que desejamos, enquanto outras vezes não. Nem sempre é possível adivinhar quando as coisas darão certas, então, na dúvida o melhor é se arriscar.

Se o seu objetivo for alcançado, ótimo! Mas se não for, observe sobre o que você aprendeu com a experiência. É assim que você irá ressignificar a dor.

Quando olhar para os problemas do passado que você ainda carrega consigo, procure ter empatia com a pessoa que você era. Naquela situação você fez o que pode e isso foi o suficiente! Lembre-se que você agiu de acordo com a situação em que estava e, por isso, suas ações têm grande valor.

Respeite o rumo da sua história. Hoje é um novo dia, você é uma nova pessoa, então, faça diferente. Afinal, você merece amor, respeito, aceitação e alegrias e essas dádivas são ainda melhores quando elas vêm de você mesmo(a).

Ao sentir o peso de uma dor, utilize-a como motivação para seguir a vida. Se no passado você foi ofendido(a), transmita diariamente palavras de amor. Se você traído(a), demonstre fidelidade com o seu Eu. Se você perdeu algo, valorize cada parte do seu presente para aproveitar tudo ao máximo.

Aceite as suas vivências, aprenda as lições que elas proporcionam, absorva os ensinamentos que te fazem bem e deixe o resto para trás. Tranforme a dor em um novo sentido para a sua vida, em que você poderá ser a manifestação dos seus verdadeiros desejos e sonhos.

Dê um passo de cada vez e, quando perceber, não estará mais vivendo no passado e suas dores, que antes eram tão tenebrosas, serão lembranças de superação.

LEIA TAMBÉM:

Por