Últimas

7 provérbios chineses para seguir e ser uma pessoa mais iluminada

Por Larissa Silva 04/08/2020 ÀS 15H00
Conheça a sabedoria dos ensinamentos chineses Conheça a sabedoria dos ensinamentos chineses - Crédito: Magda Ehlers/Pexels

Os provérbios chineses, também chamados de chengyu, são uma maneira didática de transmitir um pensamento, banhado com a sabedoria da cultura do povo oriental. Dessa forma, são ensinamentos muito antigos que resistiram ao tempo graças ao significado único que cada um tem.

Muitos dos provérbios chineses têm origem em lendas. Além disso seus formatos são semelhantes a um poema que, por vezes, necessita de muita reflexão. Porém, o objetivo desses ensinamentos é mostrar a verdade da realidade, assim, pode ser sentido e compreendido por qualquer pessoa.

Conheça os provérbios chineses para meditar e seguir na vida. Ao entender o significado das frases, reflita sobre como elas se encaixam na sua vivência. Então, utilize as mensagens como uma forma de inspiração para ter atitudes mais iluminadas e ser uma pessoa próspera.

Provérbios chineses para seguir na vida

"Aquele que deslocou a montanha é o que começou a remover as pequenas pedras"

A persistência é a chave para o sucesso, que apenas vem com o tempo. Não espere ter êxito sem esforço, utilize as ferramentas que têm para colocar em prática o plano que o(a) levará até seu objetivo. Até com simples atitudes diárias, bem como remover pequenas pedras, trarão resultados benéficos.

O segredo, portanto, é começar - já que essas pedras não saem do lugar sozinhas! Dar o primeiro passo é a maior provação que você passará, pois essa ação precisa de muita coragem e determinação. Quando superar o medo do fracasso, o segundo, o terceiro e o quarto passo serão mais fáceis. Porém, o resultado só chega se você tiver persistência e paciência - não pode parar no meio do caminho, ok?

"Se você não mudar de direção, terminará exatamente onde partiu"

Durante a caminhada você encontrará diversas rotas. Persistir no objetivo e se manter no caminho original parece ser o mais correto, não é? É nesse ponto que precisamos entender a diferença entre persistir e insistir.

Persistir em algo é ter em mente onde quer chegar e utilizar as adversidades para impulsionar o seu caminhar. Você torna-se flexível, isto é, aceita as situações repentinas e trabalha junto com elas, tomando rotas diferentes, para chegar no seu destino final. Por outro lado, insistir em algo é sempre agir da mesma maneira, mesmo quando ela não funciona. Então você perde mais tempo e se esforça mais para alcançar o êxito, porém, as chances de andar em círculos é alta.

Se algo der errado no seu percurso, aceite a dificuldade, aprenda com ela e a supere. Se for necessário, pegue outro caminho, porque há vários para onde você quer chegar. Seja flexível e você terá grandes conquistas. 

"Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede"

Para conquistar um sonho você precisa de preparo. Não importa qual seja o seu desejo, se preparar para ele é ter um plano de ação, para que você evite as falhas e tenha garantias. Além disso, mesmo que você não tenha intenção de realizar algo neste momento, é sempre bom ter uma segurança.

Por exemplo, guardar dinheiro todo mês é uma atitude que pode te livrar de muitas frustrações. Portanto, não espere pela dificuldade, trabalhe desde já para evitá-la.

"Procure acender uma vela em vez de amaldiçoar a escuridão"

Há momentos em que ficamos na escuridão, não é mesmo? A falta de visão pode ser entendida como se sentir perdido, sozinho(a) e sem saída por causa dos problemas. Nesse momento é muito fácil perder a cabeça e sair por aí amaldiçoando pessoas, lugares, divindades e a si mesmo(a).

Isso acontece porque a escuridão abala a fé, ao ponto de parecer não haver mais esperança. Contudo, lembre-se que onde há escuridão também há luz. Em vez de ficar parado(a), enquanto propaga negatividade e, consequentemente, atrai mais sombras, procure por uma solução.

Seja uma vela ou um pequeno fósforo, busque pela luz que te ajudará a sair do problema. Não perca tempo com a negatividade, deixe-a para depois, o foco principal sempre será encontrar a iluminação. 

"A sorte se apresenta sob muitos disfarces"

Bem como o sucesso é diferente para cada pessoa, a sorte também não é única. Por essa razão, esperar por ela pode ser cansativo, então, permita que ela te encontre.

Aproveite cada oportunidade que aparecer, seja gentil com as pessoas, aceite as circunstâncias e dê o seu melhor em tudo. Você não sabe em qual forma a sorte irá se manifestar.

Sabe aquela vaga de trabalho que você acha não ser para você? Talvez a sorte da sua vida esteja nela! Ou aquela pessoa que você acabou de conhecer, talvez ela te ajude em algo no futuro, então ela será a ferramenta para a sua sorte. Isso quer dizer que o melhor é não desprezar nada e ninguém. Confie no seu coração, ele te dará a resposta certa sobre o que fazer e chamará a sorte para você.

"Uma pedra preciosa não pode ser polida sem atrito. Assim como você não pode ser aperfeiçoado sem provações"

Tire lições de vida das suas provações. Não sofra por nada, pelo contrário, utilize as dificuldades ao seu favor. Como? Aprendendo com elas.

Se você errou, pense em como não repetir a mesma falha e siga em frente. Para alcançar a iluminação é preciso passar pelo sofrimento, porque ele é uma forma de purificação - você deixa para trás a bagagem mais pesada e segue viagem com apenas o essencial.

A prova é uma forma de transformação. Você pode ser uma pessoa muito melhor quando enfrentar os problemas.

"Tecer uma rede é melhor do que rezar por um peixe à beira d'água"

A sempre serviu como guia para as pessoas. Nas dificuldades, é comum pedir pela ajuda divina para ter força, coragem e mais capacidade para encontrar a solução. Assim, a fé permite que o nosso interior seja fortalecido e que o vento seja ao nosso favor. Porém, o sucesso ainda depende das nossas atitudes no momento presente. 

Utilize a fé para ter segurança, acredite que as boas energias estão com você, então, direcione a vontade e a força para realizar os seus sonhos, desejos e metas. Não deixe para amanhã, faça algo por você ainda hoje! Realize pequenas atitudes diárias que vão te levar até os seus maiores objetivos.

LEIA TAMBÉM:

02414