Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Entenda por que ter tantas metas está nos deixando doentes

homem em dúvida
Saiba como o excesso de metas pode nos sobrecarregar. Foto: Shutterstock

Cansado, sobrecarregado, atrasado com suas metas, insuficiente… Você já se sentiu assim recentemente? É bem provável que a resposta seja sim. Essas são algumas das sensações mais populares do momento. E não à toa somos bombardeados por profissionais ensinando técnicas de produtividade, gestão de tempo, de como fazer mais e mais rápido. E chega a ser contraditório: se estamos sobrecarregados queremos aprender uma maneira de executar ainda mais? Mas está tudo tão corrido que não há tempo para para, analisar, refletir… a ansiedade só cresce, o vazio só aumenta.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Metas doentes

Ter objetivos e o anseio de ser cada vez melhor não é um problema. Pelo contrário, o movimento é característica da natureza e faz parte do ser humano o desejo de expandir, evoluir e progredir.

Entretanto, o ponto está na seguinte pergunta: sobre quais bases está alicerçado seu objetivo?

Grande parte das pessoas está buscando algo que alguém algum dia falou que deveria ser buscado, seja por questão de atender uma expectativa, seguir um modelo entendido como seguro, atingir certo status ou simplesmente por nunca ter refletido sobre o assunto.

Essa ausência de uma base verdadeiramente sustentadora gera uma sensação de vazio, que permeia as atitudes e o dia a dia. E, por estar tão desconectada de si mesma, a pessoa interpreta esse vazio como decorrente daquela meta que ela ainda não atingiu, daquele bem que ela ainda não comprou, daquela viagem que ela ainda não fez, daquela foto que ainda não postou…

Veja bem, não há nada de ruim em atingir metas, comprar objetos, fazer viagens ou utilizar mídias sociais. Pelo contrário, pode ser maravilhoso. Mas isso só ocorre quando estão alinhados a algo que realmente tenha valor. Quando é apenas mais um item na lista de checks pendentes que nem se sabe a razão fazê-lo, certamente o destino é o adoecimento, seja do corpo ou da alma.

Projeto de Vida

Não há nada no mundo que não tenha uma função e um motivo para existir. Não tem nada aleatório, dispensável ou desconectado. Com o ser humano não é diferente, cada um de nós tem um porquê de estar aqui e agora.

Esse porquê se refere a certas questões que o nosso ser espiritual deseja experienciar e aprender. Esse anseio está armazenado em cada um de nós, em um nível de profunda sabedoria. E a bússola que vai direcionando esse caminho é o coração. Esse é o conceito de Projeto de Vida.

As metas alinhadas ao Projeto de Vida preenchem o vazio da alma e o viver torna-se cheio de contentamento. Não é que não há obstáculos ou grandes desafios, mas o coração está em paz, há um entendimento – não necessariamente pela via racional – de que tudo está certo como está, caminhando na direção correta e cada dia vale a pena.

Metas desconectadas ao Projeto de Vida cavam ainda mais o buraco no peito, a falta de sentido na vida, o desânimo do existir.

Buscar ser feliz é a sua parte

A natureza já é magnânima na concessão da vida, com suas leis e engrenagens perfeitas. Aos seres vivos são oferecidas todas as ferramentas de manutenção da vida. Entretanto, buscar ser feliz e realizar os desejos do coração é a nossa parte como ser humano.

É comum acreditarmos que só ir levando, respondendo às demandas da rotina já irá conduzir à felicidade. Mas não, isso é apenas efeito dos mecanismos da própria sobrevivência.

Encarar o que se sente como verdadeiro e profundo e buscar a realização desse desejo com sinceridade é o nosso trabalho sagrado, nossa missão, é a nossa parte. E a boa notícia é que alcançar essa satisfação não custa nada, apenas dedicação.

Descobrindo o caminho do coração

Acontece que há quem prefira ficar paralizado, na posição de vítima ou de refém das circunstâncias. É mais fácil reclamar do que arregaçar as mangas e se assumir. Olhar para dentro e se bancar.

Encontrar o caminho do coração talvez exija que se desconstrua a ilusão que vem embasando a sua vida até hoje ou descobrir que aquilo que você condenava até então tem muito mais a ver com você do que imagina. Está disposto?

Buscar o apoio de um psicanalista espiritualista pode potencializar o seu processo, agilizando o ganho de consciência rumo à descoberta das verdades do seu coração e à execução do que precisa ser feito para vivenciar o seu Projeto de Vida.

Texto: Bia Albuquerque (@biaaterapeuta), humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico

Leia também:

O grande problema por trás do “penso, sinto e materializo”

O medo e a falsa sensação de estar seguro

Conheça a estrutura da mente e aprende a ler o mundo além da matéria

Leia Também

Autoconhecimento

Lições de um dos maiores poemas épicos da Índia para vencer nossa Guerra Interior. Inspire-se no Bhagavad Gita para uma vida melhor

Autoconhecimento

Os Kleshas estão relacionados ao hinduísmo e a yoga. Entenda os seus obstáculos internos e como superá-los

Autoconhecimento

Saiba como analisar suas emoções

Tarot

Final do ano chegou e você não conseguiu cumprir as metas de 2023 ainda? Calma! Saiba como as cartas do tarot podem ajudar