Últimas

O seu ascendente indica facilidades e desafios nas relações profissionais

Por Vanessa da Rocha 15/09/2020 ÀS 16H27
Saiba como seu ascendente influencia nas potencialidades e desafios das relações profissionais Saiba como seu ascendente influencia nas potencialidades e desafios das relações profissionais - Shutterstock

Somos pessoas nas empresas e nos negócios. Não trabalhamos sozinhos, ou por mais que façamos as coisas sozinhos, estamos sempre elaborando algo para alguém ou que impactará uma outra pessoa. Esse contexto faz das relações no ambiente de ambiente algo muito relevante para o nosso desenvolvimento e bom desempenho profissional. 

As diferenças entre os perfis de pessoas nos complementam, mas também geram conflitos no dia a dia e a melhor forma de trabalhar essa questão, ou talvez a única sob a qual temos controle, é observarmos como nós nos comportamos nas interações para nos desenvolvermos e encontrarmos formas de interagir com os diversos perfis

O signo do Ascendente, ou da casa I no nosso Mapa Astrológico, nos auxilia nesse processo de desenvolvimento relacional pois nos dá informações sobre como nos comportamos, sobre as nossas atitudes nas interações relacionais e sobre o impacto que causamos no outro, favorecendo o autoconhecimento da luz e sombra que há em nossa personalidade e traçar um plano de desenvolvimento. 

Da mesma forma, se você tem a oportunidade de saber o signo do ascendente de algum colega, parceiro de trabalho ou colaborador da sua empresa, é possível compreender as diferenças e semelhanças entre vocês, como vocês se complementam e, consequentemente, as divergências que podem existir e como você pode melhorar a sua interação diante das diferenças. 

Para exemplificar um pouco sobre como essa dinâmica funciona prática e te dar dicas sobre como aplicar esse conhecimento em seu dia a dia, classificarei os signos a seguir em quatro blocos, conforme os seus respectivos elementos: fogo, terra, ar e água. 

Ascendente nos signos de fogo: Áries, Leão e Sagitário 

São pessoas comumente entusiasmadas, independentes e que gostam de ter autonomia para agir e tomar decisões. Por isso, tendem a ser pessoas que assumem naturalmente a liderança no ambiente de trabalho, mesmo que não exerçam o cargo, pois o desejo de vencer lhes confere coragem suficiente para tomar a frente, se expor e tomar decisões. Além disso, muitas vezes agem com base na intuição, em sua autoconfiança, tomando decisões rápidas e eventualmente impulsivas. Conferem dinamismo às relações de parceria e de liderança, porém podem ser bastante competitivos e combativos, prejudicando as relações. 

Ascendente nos signos de terra: Touro, Virgem e Capricórnio 

São pessoas que tendem a agir de forma paciente e serem mais cautelosos e criteriosos tanto para tomar decisões quanto com as suas tarefas. Possuem natureza construtiva, por isso focam no que lhes trará algum resultado concreto, que ofereça segurança e os leve a alcançar as suas ambições materiais. Conferem eficiência e precisão nos resultados das equipes em que atuam, pois tendem a agir e executar tarefas usando metodologias e a as aperfeiçoar constantemente, sempre para garantir resultados cada vez mais eficientes e precisos. Os desafios dos ascendentes em terra são lidar com a tendência a rigidez e a falta de flexibilidade para lidar com mudanças. 

Ascendente nos signos de ar: Gêmeos, Libra e Aquário 

Já os que possuem no ascendente um signo de ar, são pessoas sociáveis, versáteis, colaborativas, espontâneas e criativas. Tendem a ter um espírito reformador, a estimular mudanças no ambiente, movimentos constantes e costumam ter uma atitude de natureza mais racional e intelectual, favorecendo mais as ideias e possibilidades que os resultados em si. São excelentes para conduzir trabalhos em grupo, parceria ou que exijam uma abertura para discussão de ideias criativas e disruptivas. Porém, podem nem sempre terem muita praticidade, serem inconstantes e mergulharem no mundo de ideias utópicas sem aplicabilidade. 

Ascendente nos signos de terra: Câncer, Escorpião e Peixes 

Pessoas com o signo ascendente no elemento água têm uma tendência a serem tranquilos, sensíveis e com maior tato nas interações interpessoais, pois são naturalmente empáticos aos sentimentos dos demais. Estão mais sintonizados com o imaterial, ao que é imperceptível aos outros no ambiente, muitas vezes sentindo que há algo errado no clima, no ambiente de trabalho mesmo antes de ser dito ou expressado pelas pessoas. Por isso, são excelentes em apoiar os pares, a equipe e para serem os guardiões de um bom clima relacional, podendo até se antecipar a possíveis desentendimentos. O desafio é que, por essa grande sensibilidade, podem guardar rancor, levar as coisas muito para o lado pessoal e até manipularem as pessoas nas interações. 

Compreendendo melhor o seu perfil, podemos partir agora para a segunda etapa que é como pessoas de diferentes elementos interagem entre si. Em geral, pessoas com o signo ascendente no mesmo elemento tendem a ter maior compatibilidade relacional pois agem de forma parecida, podendo potencializar tanto os pontos positivos quanto negativos do elemento em questão. Já quando misturamos os perfis, as diferentes naturezas, temos uma riqueza maior de habilidades atuando em conjunto, porém também tendem a aparecer as diferenças e a intolerância. 

Vamos primeiro falar sobre os elementos com maior compatibilidade: 

Ascendente nos Signos de Fogo e nos Signos de Ar: essa é uma combinação que promete resultados positivos pois a empolgação e dinamismo do fogo é alimentado pelas ideias e criatividade do ar. Assim como na natureza, em que o fogo apaga sem o ar. 

Ascendente nos Signos de Terra e nos Signos de Água: aqui reunimos a praticidade e precisão da terra à motivação e sensibilidade da água, o que também favorece as relações pois o resultado pode ser atingido com maior inspiração. Assim como na natureza, a água nutre a terra para que as sementes floresçam. 

Já outras combinações podem demonstrar desafios maiores nas interações, a seguir alguns exemplos: 

Ascendente nos Signos de Fogo e nos Signos de Terra: tende a haver uma “queda de braço” nas relações entre ação rápida e precisão, entre a motivação e empolgação e o pragmatismo. Apesar disso, a parceria promete ser interessante para que as ações sejam rápidas e ao mesmo tempo precisas, valendo o desafio do desenvolvimento relacional entre os dois perfis. 

Ascendente nos Signos de Fogo e nos Signos de Água: a disputa acontece entre a realização e o sentimentalismo, a necessidade de agir rapidamente e de gerar empatia e acolhimento. Novamente fica clara a oportunidade de agir em busca de resultados, sem desconsiderar o lado humano. 

Ascendente nos Signos de Terra e nos Signos de Ar: aqui o desafio é de conciliar o foco no que dá resultado e em inovar, em seguir disciplinadamente uma metodologia ou agir com flexibilidade. E ambas as atitudes são importantes em diferentes contextos. 

Ascendente nos Signos de Ar e nos Signos de Água: os conflitos entre o uso da razão nas decisões e da empatia, da capacidade de criar o novo e do impacto emocional que a mudança pode trazer. Aqui há a oportunidade de desenvolver relações que promovam inovação com sensibilidade. 

Agora é aplicar as dicas no dia a dia e potencializar o resultado das suas relações de trabalho. 

 

TEXTO: Vanessa da Rocha | Astróloga Vocacional e Empresarial

INSTAGRAM: @vanessadarocha.astrologia  

Para saber mais consulte nossos mapas astrais disponíveis AQUI.

LEIA TAMBÉM:

 

02623