Últimas

Mindful Eating: aprenda a comer com consciência plena

Por Redação João Bidu 23/11/2021 ÀS 12H00
Conheça o método e saiba como se alimentar melhor Conheça o método e saiba como se alimentar melhor - Shutterstock.

Você já pensou em como o mindfulness, além de te ajudar a viver melhor, pode te auxiliar a mudar hábitos e conquistar uma boa alimentação? Com o método mindful eating é possível utilizar a prática do mindfulness na hora das refeições, fazendo com que tenhamos no dia a dia o contato com o alimento da melhor forma possível, tornando uma relação saudável.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO DO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Mas afinal, como funciona o mindful eating?

O princípio do mindful eating é dar mais atenção ao que colocamos na boca e aproveitar cada refeição de forma saudável e apetitosa. Além disso, esta técnica ensina a identificar o que a pessoa esteja sentindo, se é fome ou ansiedade e, consequentemente, não descontar suas emoções na comida. Por este motivo, o método auxilia com o tratamento de desequilíbrios emocionais, como a depressão e ansiedade.

Para colocar a técnica em prática, é muito importante que não tenha distrações durante a refeição, como assistir televisão, mexer no computador ou usar o celular. É o momento de estar apenas você e a comida.

É importante também prestar atenção nas cores, no cheiro, na textura e no gosto de uma forma mais profunda. Ah, e nunca comer rápido. Aproveite o momento para mastigar o máximo possível e de preferência lentamente, isso faz com que se satisfaça com menos comida.

Etapas para ter uma alimentação consciente usando mindful eating

  1. Não mexer em celular, tablet ou qualquer objeto enquanto estiver se alimentando;
  2.  Antes de começar qualquer refeição, respire fundo e observe bem o que vai comer;
  3. Saboreie cada mordida, sinta o cheiro preste atenção na textura da comida;
  4. Feche seus olhos quando estiver mastigando para sentir melhor;
  5. Explore o que está sentindo quando estiver se alimentando: bem-estar, felicidade e satisfação;
  6. Por fim, tente sempre dar uma nota para sua fome e para sua saciedade;
  7. Não se esqueça de agradecer pelo alimento.

Mindful eating é um tipo de meditação?

O mindful eating não é considerado uma meditação, na realidade é um exercício que pode ser aplicado em vários momentos da vida, mas principalmente durante a alimentação. O significado disso é focar no presente, no que você decide fazer, usando a atenção plena, sem julgamentos e sem se desconcentrar para que nada tire o foco da sua atividade.

Black Friday

Tem interesse em investir em autoconhecimento e bem-estar espiritual? Aproveite a Black Friday na loja do João Bidu e confira lives com especialistas sobre espiritualidade.

LEIA TAMBÉM 

01565