Geral

Meditação sonora: como a música ajuda na concentração?

Por Julia Abud 14/04/2020 ÀS 09H50
A música é uma aliada da concentração A música é uma aliada da concentração - Foto Pexels

O silêncio é, muitas vezes, associado ao sentimento de paz e tranquilidade. Ficar em um ambiente sem ruídos realmente ajuda a deixar a mente mais calma. Não é à toa que um dos conselhos para começar a meditação é justamente procurar um lugar silencioso para praticá-la.

Por outro lado, nem sempre o silêncio é ideal para manter o foco. Isso porque estímulos sonoros, como a música, também podem atingir determinados pontos da nossa mente e melhorar a concentração.

Essa é uma ótima alternativa, por exemplo, para quem tem dificuldade em se concentrar no silêncio absoluto ou quem mora na cidade grande e raramente consegue encontrar um lugar sem barulhos. Se interessou? Então confira como a meditação sonora ajuda a focar e acalmar a mente.

Concentração por meio da meditação sonora

Afinal, como é possível se desligar do mundo ouvindo uma música? Primeiro, pense nas sensações que você sente enquanto ouve uma melodia. Em alguns casos, quando você se envolve com aquilo que está escutando, é até possível se fundir no som e "esquecer" do mundo exterior - e essa sensação é a concentração tão procurada pela meditação.

O que acontece é que quando ouvimos uma música, ficamos concentrados em nossa audição e isso afeta o córtex cerebral, como se estivéssemos anestesiando-o.

Além disso, o ritmo da melodia também influencia o corpo - quanto mais lenta ela for, mais se alinha ao batimento cardíaco e acalma. Enquanto isso, os sons agitados fazem com que nossa respiração fique mais curta e rápida. Esses estímulos podem ser utilizados durante a meditação para ajudar no processo da concentração.

Além de músicas, os mantras e orações também são guias sonoros conhecidos que já fazem parte dos métodos de meditação. Repeti-los pode criar uma frequência semelhante a das melodias para manter o foco da mente. Então, a dica é escolher o que mais combina com seu momento atual e apostar nele durante sua meditação sonora.

Sons cerebrais

Se você tem dúvidas sobre meditação, saiba que essa prática pode trazer benefícios para seu corpo e sua mente. Alguns exemplos são a diminuição do estresse e da ansiedade, além da melhora de dores físicas.

Aliar esse exercício à música gera resultados ainda mais eficazes, pois o ritmo e a melodia melhoram a oxigenação do corpo e ajudam a liberar dopamina – substância responsável pelo prazer –  além de despertar a memória, com o acionamento do hipocampo.

Já o som que os mantras emitem é uma poderosa ferramenta por causa das palavras, que nada mais são do que a manifestação de pensamentos - que nesse caso, são positivos e atraem boas energias.

Portanto, quando as ondas emitidas pelas músicas e mantras se conectam com a nossa mente, elas entram em sintonia e o relaxamento é propagado pelo corpo.

O ideal é que as músicas escolhidas para o momento ajudem na atenção e maximizem o exercício. Não existem músicas específicas para melhorar a prática da meditação - deve-se respeitar as preferências pessoais de cada um, afinal, cada melodia pode despertar diferentes sensações em diferentes pessoas.

Tecnologia a favor da meditação

Esqueça aquela imagem de um ermitão meditando no topo de uma montanha. Ferramentas modernas, como os smartphones, são muito bem-vindas nesse momento de conexão. Diversos aplicativos disponibilizam, tanto sugestões de sons, quanto de meditações guiadas - e você pode ouvi-los quando e onde quiser.

Meditopia 

Esse aplicativo traz ensinamentos e conteúdos para estimular o bem-estar. As meditações são guiadas e o som é um fator em comum entre todas elas. Há diversos temas abordados nesse aplicativo, como ansiedade, medos futuros e como perdoar o passado - sendo que para cada assunto há um processo diferente de meditação.

Relax Melodies

Para estimular a meditação sonora, esse aplicativo pode ser encontrado em diferentes versões - existe uma específica para te ajudar a dormir e outra para te auxiliar na concentração, por exemplo. Os sons que eles disponibilizam vão desde pássaros até o som da chuva. Outra possibilidade é misturar diferentes combinações de sons, criando uma atmosfera propícia para o relaxamento de acordo com a sua preferência.

Stop, breathe & think

A tradução do nome desse recurso já diz tudo: "pare, respire e pense". O objetivo é que você tire um tempo para se acalmar e trazer mais paz para sua rotina. O usuário responde um breve questionário sobre o que está sentindo e pensando e, após isso, o aplicativo recomenda meditações ideais para o momento.

YouTube

Isso mesmo! O YouTube não serve apenas para você acompanhar seus youtubers favoritos ou escutar músicas. Ele é uma plataforma que também reúne profissionais que desenvolvem guias e trilhas sonoras que ajudam no relaxamento. Basta procurar o seu objetivo específico e ler as informações sobre os proprietários dos canais. Um exemplo de canal é o Poetoterapia, que disponibiliza gratuitamente meditações guiadas, além de músicas e sons da natureza para você relaxar e ter mais concentração nos seus estudos e no trabalho.

LEIA TAMBÉM:

01939