Fale conosco

Geral

Dia da árvore: hora de repensarmos nossa conexão com a natureza

Dia da árvore e nossos laços com a natureza - Crédito: Baurzhan Kadylzhanov/Pexels

As árvores são plantas lenhosas muito importantes para a vida humana. Além de dar frutos para nos alimentar e sombra que ajuda a diminuir as altas temperaturas, tem um importante papel em limpar o ar que respiramos de impurezas. Isso tem um papel ainda mais importante nesse contexto de pandemia em que estamos vivendo, onde o vírus consegue viver no ar até 2 horas e 30 minutos após ser liberado em um ambiente. Sendo assim, sua importância foi apenas potencializada em nossas vidas.

O Brasil possui cerca de 14% das espécies de árvores do mundo, e com isso, as queimadas sem precedentes que estão ocorrendo no Pantanal tem o poder de não apenas acabar com o bioma do local e tornar o ar impuro e perigoso, mas também levanta questões sobre preservação e se vamos perder completamente todos os tipos de árvores que necessitam desse bioma tão rico para sobreviver.

As árvores tem um significado de conexão com a ancestralidade, e por com isso, é usada como símbolo para se referir a genealogia humana. Essa analogia também pode ser usada para explicar  a conexão da natureza com a vida na Terra, afinal, sem árvores não haveria vida.

No livro, ‘A vida secreta das árvores’, o autor Peter Wohlleben relata que tendemos a ver as árvores apenas como conversores de oxigênio, porém, o autor faz uma correlação entre o modo de vida das árvores a relacionando com o modo de vida dos humanos. Desde o modo de como vivemos em grupo até como cuidamos de nossos doentes. Dando assim, uma visão mais empática para com essa maravilha da natureza.

Hoje, no dia da árvore, é dia de nos lembrarmos da importância que as árvores desempenham naturalmente para a vida na Terra, mas sem esquecer de suas características, costumes, comunicação e diferente necessidades.

Nossa conexão com o planeta, e principalmente com a natureza, tem diminuído durante os séculos. Hoje em dia, alienados pelas comodidades da vida moderna, é comum se esquecer de algo tão básico e comum. Contudo, a natureza é responsável por nos assegurar a vida que levamos, apesar de muitas vezes nem ao menos percebermos isso. Ela influi na sociedade de uma maneira em que sem ela, não seria possível viver a vida da maneira despreocupada em que estamos costumados a viver.

Com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil e no mundo, passamos por uma fase de mudanças as quais muitos ainda não se adaptaram. Essa negação é normal até certo ponto, mas enquanto continuarmos a deixar que a natureza seja cada vez mais explorada, pior a situação pode se tornar. Afinal, sem as árvores e a natureza, esse “novo normal” o qual estamos tendo dificuldade de viver por alguns meses, se tornará permanente e irreversível.

"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come”, Greenpeace.

LEIA MAIS:

Por