Últimas

Saiba como transformar o arrependimento em coisas boas

Por Larissa Silva 19/08/2020 ÀS 14H45
Você tem a capacidade de utilizar o arrependido ao seu favor Você tem a capacidade de utilizar o arrependido ao seu favor - Crédito: Claudia Barbosa/Pexels

Quando pensamos sobre nossas atitudes do passado é possível sentir arrependimento de alguma ação, pensamento e/ou fala proferida.

Mesmo tentando agir de maneira adequada, isto é, sem prejudicar ninguém, há sempre uma sensação de que as coisas poderiam ter sido diferentes, então, o arrependimento surge como uma autopunição.

De fato ninguém consegue fugir dos erros, afinal, eles fazem parte do nosso processo de desenvolvimento. Contudo, afundar-se nas falhas e se autopunir com o excesso de arrependimento nas costas não te ajudam em nada. Pelo contrário, a partir desses sentimentos é possível atrair energias tão densas que você não conseguirá suportar o fardo criado por você mesmo.

O segredo para aproveitar o arrependimento de uma forma saudável é compreender como você chegou até ele e aceitar as consequências. Então, dar o seu melhor para consertar as falhas e seguir em frente. Portanto, confira como você pode transformar o arrependimento em coisas boas, para conseguir tirar lições de vida dos próprios erros e dar um passo para o autoconhecimento.

Aprenda a transformar o arrependimento em lições valiosas

Identifique o seu papel no erro

Passar a responsabilidade de um erro para outra pessoa é perder a chance de evoluir. Isso porque quando a falha não é analisada, a probabilidade dela ocorrer novamente é alta; uma vez que não houve compreenção sobre as atitudes que estimularam o problema, então, você não saberá como evitá-lo da próxima vez.

Para aprender com os erros primeiro é preciso identificar qual foi o seu papel na criação deles. Seja humilde e aceite a responsabilidade. O objetivo do exercício é olhar para si e entender que, bem como todas as pessoas do mundo, você também comete falhas.

Não esconda o arrependimento dentro de si, pois essa atitude, com o tempo, resultará no seu desgaste emocional. Jogue luz no problema e aceite que ele existe. Às vezes, é possível que o erro não seja tão grande quanto você pensa e resolvê-lo será mais simples do que você imagina.

Pense em como chegou até ele

O erro cometido poderia ter sido evitado? Como você teria feito isso? A resposta dessas perguntas são uma referência de como você pode agir da próxima vez. 

O arrependimento é um sinal que você não está de acordo com as atitudes tomadas, por isso, pense sobre elas e identifique qual foi o passo primordial que o levou ao problema.

Reflita sobre o erro

Pegue um papel e escreva como você se sente quando pensa no erro cometido. Sua mente está tomada pelo arrependimento ou há algo além? Você sentiu remorso no momento após a falha ou o sentimento surgiu depois que alguém apontou o seu erro?

As suas emoções são o seu guia para entender o que passa dentro de si. Não julgue nenhuma e tenha paciência com elas. É preciso conhecer melhor o interior para poder tomar decisões que te façam bem; é assim que você aprende com os erros e torna-se mais sábio.

Pratique o perdão

Você se liberta do arrependimento quando pratica o verdadeiro perdão. Verdadeiro porque ele apenas funciona quando você deixar ir os sentimentos ruins guardados no coração. Você sabe que perdoou algo ou alguém quando suas próximas atitudes não são baseadas no sentimento de vingança.

A autopunição e o desejo de punir alguém é a manifestação da vingança. Cuidado com as armadilhas desse sentimento, porque elas são silenciosas e, quando o perdão não foi dado, surgem em qualquer situação. 

Assim, pedir perdão faz parte do processo de evolução. Não carregue nada que não seja relevante para sua vida e sempre escolha a responsabilidade em vez da culpa. Como já mencionado, ninguém consegue fugir dos erros, pois eles são uma condição do ser humano. A única coisa que você pode fazer é usá-los para o seu próprio crescimento.

Nunca é tarde para o recomeço

Algumas pessoas esperam que a vida ofereça chances para elas recomeçarem. Todavia, não imaginam que o simples ato de abrir os olhos ao acordar já é uma chance de começar algo novo. Isso quer dizer que você não precisa de muito para crescer, o essencial está com você desde o início, então aprenda a utilizar as ferramentas que você têm.

O arrependimento também é a demonstração que você quer fazer o melhor. Comece a partir desse sentimento - aceite que ele o incomoda, verifique o que você pode fazer para consertar a situação e deixe-o ir. Utilize a força que você teve para enfrentar o arrependimento e as lições retiradas do erro para recomeçar um no capítulo na vida. Nunca é tarde demais.

LEIA TAMBÉM:

02407