Geral

Feng Shui no home office: como melhorar seu ambiente de trabalho

Por Julia Abud 01/07/2020 ÀS 16H50
Utilize o Feng Shui no home office para melhorar seu ambiente de trabalho Utilize o Feng Shui no home office para melhorar seu ambiente de trabalho - Crédito: Tranmautritam/Pexels

O trabalho em casa se tornou a opção mais segura e indicada para evitar a contaminação com a Covid-19, visto que é uma opção segura e viável para evitar o contato direto entre as pessoas que trabalham juntas.

Infelizmente, nem todos os profissionais podem ou conseguem exercer suas funções dentro de casa e, portanto, precisam continuar se expondo ao vírus para ir até o local de trabalho.

É por isso que as pessoas que podem trabalhar em home office, neste momento, devem respeitar a quarentena e as restrições sociais, para ajudar a manter seguras aquelas que não têm escolha e precisam sair de suas casas.  

Mesmo que o trabalho de casa pareça mais tranquilo - afinal você está seguro no conforto do seu lar e tem mais recursos à sua disposição -, na prática a história acaba sendo bem diferente.

Não só pela falta de um local preparado, mas também pela pressão emocional do momento, pode ser muito difícil se concentrar, ser produtivo ou até ter disposição para trabalhar. Mas, tenha calma; você pode melhorar o home office por meio das técnicas do Feng Shui de organização e equilíbrio de energias . 

Então, para ter mais disposição no trabalho em casa, confira como colocar em prática o Feng Shui no home office para melhorar o ambiente e, consequentemente, seu dia a dia!

Feng Shui para o home office

Em qual cômodo você está trabalhando?

A mudança repentina de rotina, causada pela quarentena, não possibilitou que as pessoas se preparassem com antecipação para começar a trabalhar em casa. Quartos, salas e até mesmo cozinhas se transformaram em ambientes de trabalho. Porém, na prática, de acordo com o Feng Shui, misturar as energias típicas de cada ambiente da casa com a energia do trabalho não é a melhor escolha.

Antes de mais nada, confira no baguá em qual direção está localizada a área do trabalho na planta da sua residência para identificar qual é o espaço mais adequado para realizar suas tarefas profissionais.

Se você não puder ter um local apenas para o trabalho e/ou estudo, vale utilizar, por exemplo, o quarto. Porém, todos os dias, ao terminar o expediente, o ideal é guardar - e até esconder - todo o material utilizado para não prejudicar o seu sono e o seu bem-estar no quarto. 

Evite trabalhar na cozinha, para não atrapalhar as pausas para as refeições. Isso porque a hora da alimentação é o momento de desligar a mente para se concentrar em si mesmo(a). Portanto, durante essas pausas, fique longe do computador, do celular e de assuntos sobre trabalho.

Você tem uma mesa de trabalho?

Esqueça a ideia de trabalhar na cama! O quarto e, principalmente, a cama estão relacionados com a energia do descanso, enquanto o trabalho tem uma forte energia estimulante.

Misturar as duas energias ao trabalhar na cama pode afetar seu desempenho, provocando uma falta de disposição durante o expediente, além da insônia durante a noite.

Portanto, procure ter uma mesa para fazer o home office de maneira confortável, sem que ele afete outras áreas da sua vida.

Onde está sua mesa?

De acordo com o Feng Shui, para melhorar o home office você deve deixar a mesa próxima e, preferencialmente, de frente à porta de entrada do cômodo em que ela está. Dessa forma, você evita a sensação de isolamento e de sustos com a entrada e/ou saída de pessoas.

Além disso, não é aconselhado deixar a mesa voltada para uma parede. Durante o trabalho, a presença da parede fará com que você se sinta bloqueado(a), sem espaço para o desenvolvimento das ideias. Se você não puder mudar a mesa de lugar, decore a parede com uma decoração positiva, como quadros com mensagens de incentivo, fotos que te inspirem e até plantas.

Estantes também são boas alternativas, mas nada de exagerar nos objetos! Quanto menos coisas você tiver no ambiente de trabalho, melhor será para sua criatividade e concentração.  

Você é organizado?

Independentemente do cômodo, bagunça é algo para ser sempre evitado! O Feng Shui relaciona a bagunça com energias paradas e, assim como a água parada é propícia para doenças e insetos indesejáveis, tudo que impede a circulação de energia ajuda a deixar o ambiente pesado e negativo.

Obviamente, o mesmo acontece com a mesa de trabalho. Portanto, livre-se do acúmulo de papel e de tudo que você não estiver utilizando. Mantenha o ambiente o mais limpo e organizado possível.

Para anotar ideias sem correr o risco de perdê-las no computador ou na grande quantidade de papéis, utilize lousas e giz - que podem ser incluídas na decoração da parede em frente à mesa. Além de ser um item decorativo, eles podem ajudar o cérebro a organizar as informações e identificar com precisão as tarefas que precisam ser concluídas.

Seus móveis são quadrados ou arredondados?

Se a resposta for "quadrados", está na hora de comprar pelo menos um móvel arredondado! Como já foi mencionado no começo do texto, o objetivo do Feng Shui é equilibrar as energias, porém, para que isso aconteça, as energias precisam estar em movimento. Móveis com formatos arredondados ajudam nessa tarefa, possibilitando um ambiente mais leve e renovado, enquanto os quadrados atrapalham o fluxo energético.

Você tem disposição no trabalho?

A falta de vontade de trabalhar tem diversas motivações. Lembre-se que o momento atual é de cautela. Por isso, exigir demais da mente e do corpo para aumentar a produtividade além do que você consegue pode causar um efeito contrário.

O excesso de preguiça, a desmotivação e o pensamento de "fracasso" podem ser reflexos da tentativa exagerada e não saudável de dar muito de si em coisas desnecessárias ou até mesmo coisas que você simplesmente não consegue cumprir.

Reflita sobre o quanto você tem trabalhado diariamente, tanto no âmbito profissional quanto no doméstico. Será que você não está indo além das suas forças e tentando abraçar mais do que realmente pode ou consegue?

Saber a hora de parar não é fracassar e muito menos desistir, mas compreender que você deu o seu máximo e agora precisa parar um pouco e tirar um tempo para si. Descansar a mente lhe ajudará a ter mais clareza de ideias e, assim, você conseguirá entregar um trabalho ainda melhor.

Outras formas de garantir mais disposição é decorar o ambiente de home office com objetos de madeira, com as cores marrom e verde, de acordo com o Feng Shui. Esses elementos proporcionam mais inspiração e atraem boas experiências e lucros.

Já para fortalecer a estabilidade financeira, no lado esquerdo do seu local de trabalho, deixe um objeto de metal na cor vermelha. O metal será sua base sólida para evitar crises financeiras e o vermelho é a tonalidade do sucesso.

LEIA TAMBÉM:

02267