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11 formas naturais de combater a insônia

Por Julia Abud 23/04/2020 ÀS 14H38
Cuidados com a alimentação podem prevenir casos de insônia Cuidados com a alimentação podem prevenir casos de insônia - Foto Pexels

A insônia é um tipo de distúrbio do sono que afeta, em média, 40% dos brasileiros, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Suas causas vão desde o excesso de estresse e preocupações, dores no corpo, um ambiente inapropriado e até problemas de saúde mais sérios, como depressão e ansiedade.

Contudo, a boa notícia é que existem alguns remédios naturais para insônia, além de mudanças simples de hábitos que podem ajudar a melhorar muito a qualidade do sono. Então, se você está enfrentando esse problema, conheça 11 dicas que vão te ajudar a recuperar suas noites de sono por meio de métodos naturais.

Se o distúrbio persistir, procure um profissional da saúde; ele poderá identificar a causa e indicar o melhor tratamento para a sua insônia. Afinal, o sono é um dos pilares de uma vida plena.

Alimentação para combater a insônia

Ter uma alimentação adequada é importante, não apenas para nutrir o corpo, mas também para reparar possíveis distúrbios, como os do sono.

Para dormir melhor, procure consumir alimentos ricos em ácido fólico, como folhas verde-escuras, aveia sem glúten e amêndoas. Também aposte na Vitamina B6, encontrada em bifes de fígado, no pistache, nas castanhas e no salmão.

Essas duas substâncias são importantes para a produção de melatonina no corpo; substância responsável pela indução ao sono. Confira algumas receitas práticas de chás e bebidas que vão ajudar você a dormir melhor.

Alguns chás e sucos também podem ajudar a ter uma melhor noite de sono. São eles:

Chá de cebola

Ferva uma xícara (chá) de água com uma colher (sopa) de cebola picada. Desligue, espere amornar, coe e beba uma hora antes de dormir.

Chá de boldo

Em uma xícara (chá), macere uma colher (sopa) de folhas de boldo e acrescente água fervente. Espere amornar e coe. Beba três xícaras (chá) da bebida ao longo do dia.

Bebida de camomila e maçã

Ferva dois copos (400ml) de água com uma xícara (chá) de flores de camomila. Tampe e deixe amornar. Coe, despeje no liquidificador com uma maçã picada e o suco de uma laranja. Bata, desligue e reserve na geladeira. Adoce com mel e beba entre 1h e 30 minutos antes de dormir.

Suco de maracujá

Coloque no liquidificador a polpa de um maracujá maduro, uma colher (sopa) de mel e dois copos (400ml) de água. Bata e consuma no período da noite, antes de se preparar para dormir.

Chá de poejo

Ferva um litro de água com uma colher (sopa) de poejo. Desligue, espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e beba uma xícara (chá) a cada seis horas.

Óleos essenciais

A Aromaterapia trabalha em prol do bem-estar do corpo, utilizando os aromas e suas ações terapêuticas para tratar determinados problemas físicos ou emocionais. Alguns óleos essenciais contam com propriedades que ajudam na indução do sono, portanto, essa medicina alternativa também pode ser uma opção de tratamento natural para a insônia

Lavanda

Para noites menos agitadas, utilize o óleo de lavanda. Ele tem ação analgésica, relaxante e calmante e, por isso, é eficaz para ajudar a desligar a mente e aliviar a insônia. Esse óleo também traz equilíbrio, regulando os sistemas do corpo e evitando o estresse e outras desordens psicológicas que impedem o processo natural do sono.

Manjericão

Além de ter uma fragrância suave e refrescante, o que o torna perfeito para aromatizar o ambiente da casa, o manjericão também age como um antidepressivo natural. Essas características fazem dele um ótimo aliado no combater do cansaço mental. O óleo essencial de manjericão também reduz as tensões musculares que provocam as fadigas e enxaqueca tensional.

Camomila romana

Assim como a camomila tradicional é uma excelente opção para aliviar o estresse, a camomila romana tem o mesmo poder de ação e é eficiente contra a insônia. Suas propriedades terapêuticas aliviam o nervosismo, as crises de raiva e até a ansiedade.  

Manjerona

O aroma desse óleo é útil para acalmar os nervos e, por isso, tem uma poderosa ação relaxante sobre o corpo. Em conjunto, suas substâncias funcionam como um ótimo sedativo natural, diminuindo o cansaço físico e sintomas de ansiedade.

Trilha sonora

A música é capaz de mexer com as emoções e despertar diferentes sensações no nosso corpo. Com o auxílio de determinadas notas musicais é possível se sentir mais relaxado(a), mais calmo(a) e ter ânimo para o dia a dia - é dessa forma que a Musicoterapia contribui para o bem-estar do corpo e da mente. 

Há diversas playlists nas plataformas digitais, como o YouTube e o Spotify, com melodias calmas que agem diretamente na indução ao sono. Escolha a que mais te traz tranquilidade e reserve esse tempo para se preparar para dormir.

Meditação para combater a insônia

A meditação traz benefícios como o alivio do estresse, a melhora da qualidade de vida, maior equilíbrio na relação consigo mesmo e com os outros e muito mais paz de espírito. E, além dessas qualidades, meditar ainda funciona como um verdadeiro remédio contra a insônia.

Portanto, se você busca uma forma natural de combater a insônia, aprenda um tipo de meditação que pode ser feita minutos antes de dormir:

  • Sentado(a) de forma confortável, comece respirando devagar e profundamente, fazendo com que o ar passe pelo seu peito e preencha sua barriga - técnica conhecida como respiração diafragmática. Repita esse processo 20 vezes e procure não pensar em nada - nesse momento, qualquer estímulo pode alimentar a agitação da sua mente;
  • Em seguida, observe o trajeto do ar pelo seu corpo e quais sensações presentes nele, tanto física quando mentalmente. Fique assim por pelo menos cinco minutos e, se quiser, escute uma música suave e relaxante nesse período. Muitos pensamentos até podem surgir na sua cabeça, mas tente não interagir com eles. Apenas concentre-se na sua respiração;
  • Sua atenção precisa estar focada apenas no ar que entra e sai de suas narinas - esse é um tipo de treinamento muito eficaz para praticar antes de dormir. Assim que se sentir bem focado no momento presente e notar que já está quase dormindo sentado, deite-se.
  • Ao realizar essa prática diariamente, você terá uma melhora no sono, na concentração, na disposição física e saberá como lidar melhor com suas emoções ao longo do dia a dia. 

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