Fale conosco

O que vc está procurando?

Bem-estar

Mindfulness: como ter atenção plena pode eliminar a ansiedade?

Mindfulness é um método que desperta o foco nos cinco sentidos e no momento presente, para que possamos fazer escolhas mais conscientes

Foto de um homem usando um casaco com capuz casual, de olhos fechados, com as mãos sobre o coração, isolado em um fundo de cor roxa pastel.
Mindfulness é um método que desperta o foco nos cinco sentidos e no momento presente, para que possamos fazer escolhas mais conscientes - Foto: Shutterstock

Mindfulness também é uma forma de meditar, mas é uma técnica com exercícios que podemos fazer em qualquer momento do nosso dia. Com isso, então, pode mostrar que meditação não é apenas parar e ficar sentado, super concentrado, fazendo mudras – poses com as mãos. Afinal, meditar é se observar, entender o que está acontecendo no seu corpo e na sua mente. Por isso, você não tem mais como usar a desculpa “não tenho tempo para isso”. Assim, eu vou te mostrar que é possível praticar o autocuidado em diferentes situações.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Mindfulness e a importância da saúde emocional

Estudos de desenvolvimento pessoal apontam a importância do foco e da concentração (Mindfulness) na produtividade e na performance emocional. Afinal, mais de 85% da performance profissional depende do emocional. Por isso, quando não estamos bem, não conseguimos realizar um bom trabalho. “Este momento leva empresas e pessoas a mudarem a sua forma de atuação, a relação de trabalho e de convívio social também estão mudando. Até então, o grande foco estava em como inovar, crescer e ampliar o mercado de atuação. Claro que este foco ainda persiste, muito mais em tempos de crise, mas a forma em como desenvolver tudo isso está sendo revisitada, com foco nas pessoas“, comentam Roberto Souza e Rose Santos, os autores do projeto Processos Ágeis para Gestão de Pessoas.

Entenda como praticar e melhorar o desempenho no dia a dia

Escaneamento Corporal

Sentado ou deitado, percorra mentalmente e devagar todas as partes do seu corpo, dos pés para a cabeça ou da cabeça para os pés.

Perceba as sensações em cada parte do corpo: vibração, pulsar, calor, frescor. O toque de suas roupas em sua pele. Entenda a consciência da respiração para todo o corpo. Repita mais de uma vez. Bom para fazer antes de dormir e relaxar ou em momentos no trabalho, no dia a dia.

Respiração Consciente

Pare por 3 minutos e coloque a atenção na sua respiração, em seu abdômen. Sinta como o ar entra e sai de seus pulmões. Sinta os batimentos cardíacos e ouça o som da respiração. Essa respiração ajuda a acalmar o ritmo mental e reduzir a ansiedade.

Exercício de Gratidão dos dez dedos

Uma vez por dia pare e conte dez coisas pelas quais você é grato. Vale qualquer coisa, mas tem que chegar a dez. Exercite, por mais que pareça difícil você terá muitas coisas a agradecer. O objetivo é trazer à tona pequenos elementos que costumam passar despercebidos quando entramos no modo automático e alimentar o sentimento de gratidão.

Escovação e alimentação conscientes

Escove os dentes prestando atenção em cada movimento do seu corpo. Dedique esse tempo somente a esta atividade e esqueça o restante. O mesmo com os alimentos. Coma como se fosse a primeira vez, sinta os aromas, as texturas e sabores. Viva aquele momento. Isso melhora a concentração e aquieta a mente.

Leia também:

Lua sagitariana promove otimismo e liberdade

Sorte no amor: aprenda a conquistar cada Vênus do zodíaco

Leia Também

Bem-estar

Confira algumas dicas para ajudar a desintoxicar a mente e ter mais clareza nos próximos passos, espantando a energia da ansiedade

Astrologia

Você já deve ter ouvido falar sobre o signo solar e a influência que ele exerce sobre sua personalidade, mas e o Ascendente? Esse...

Bem-estar

Uma das formas de combater a ansiedade em todos os aspectos da vida é por meio da meditação. Saiba como isso pode te ajudar!

Autoconhecimento

O Mindfulness tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, graças à sua contribuição para o processo de autoconhecimento dos praticantes. Além disso, a...