Antes de mais nada, procure ajuda médica. A ansiedade é uma doença psíquica muito complicada de lidar, quando as crises de ansiedade vem, geralmente a pessoa não consegue fazer nada, entrando mais na crise e piorando os sintomas delas.
Porém existem técnicas para evitar que a crise venha e até para sair de uma crise se ela começar. Elas servem tanto para quem convive com a ansiedade, quanto para quem tem alguém próximo que sofre com ela.
Técnicas para evitar uma crise de ansiedade
O primeiro passo são técnicas para evitar ter a crise, não chegar ao ponto dos sintomas físicos da ansiedade começar a se manifestar.
Para isso existem algumas técnicas e ações que podemos fazer quando nos sentirmos mais ansiosos.
Realização de atividades físicas
Ajuda na produção de endorfina no corpo e a relaxar a mente. Os benefícios dos exercícios físicos para a mente são inúmeros e ajuda na melhora da ansiedade.
Ter noites de sono de qualidade
Ter uma boa noite de sono impacta no seu dia inteiro, dormir 8 horas por dia, se afastar de aparelhos eletrônicos 30 minutos antes de dormir. Desse modo, você vai ficar mais relaxado e seu sono ser melhor, impactando positivamente na melhora da sua ansiedade.
Técnicas de relaxamento e respiração
Uma das coisas que mais ajuda na hora de evitar uma crise de ansiedade, é a respiração. Fazer técnicas de respiração, respirações longas e curtas, respirar pelo nariz e soltar pela boca…
Tudo isso ajuda a acalmar o cérebro e o coração e a evitar uma crise de ansiedade.
Como sair de uma crise de ansiedade
Se você não conseguiu evitar a crise de ansiedade e acabou tendo uma, existem técnicas para sair de uma crise e parar os sintomas físicos.
Essas ações que você pode fazer não descartam o uso de medicamentos caso necessário e não é sempre que vão dar certo, dependendo da intensidade da crise, mas na maioria das vezes ajuda e melhora.
Respirações
Fazer respirações é muito importante e ajuda a acalmar, colocar a mão no coração e sentir os seus batimentos cardíacos enquanto respira e inspira é uma ótima forma de ir voltando para a realidade e entender que a crise são apenas pensamentos.
Gelo
Colocar gelo atrás do pescoço, no pulso e segurar ele na mão ajuda a mudar a temperatura corporal, fazendo os sintomas da ansiedade irem passando.
Procure um médico
Lembrar que a crise de ansiedade geralmente se dá por um excesso de pensamentos que nosso cérebro cria com cenários que pensamos que vão acontecer é uma maneira de lidar com ela no pós. Por isso, procurar ajuda clínica é a melhor opção
