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Insônia e excesso de pensamentos: o que fazer?

A insônia pode trazer indisposição e desregular nossa energia. Entenda como melhorar a qualidade do sono

mulher loira deitada em um travesseiro de lençol marrom claro com os braços esticados para cima assim ficando desfocados na foto
Melhore seu sono para melhorar sua energia - Foto: Shutterstock

Que uma boa noite de sono é necessária, todo mundo sabe. Mas nem sempre conseguimos desligar e relaxar a mente para um sono restaurador. Para dormir nossa mente vai se desligando aos poucos. Portanto, se eu deito na cama e começo a pensar mil coisas que tenho a resolver, a mente não consegue desligar. Isso gera insônia ou então aquele cansaço excessivo, quando acordo com a sensação de que não descansei nada, sempre indisposto!

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Quando estamos nesse processo de insônia, logo vem à cabeça antes de dormir: “vou ler um livro”. Ou então: “vou assistir um filme ou série”. Infelizmente essas atividades vão te deixar ainda mais agitado, pois o que eu preciso mesmo é diminuir o fluxo de pensamentos.

Passos para evitar a insônia

Primeiro passo

Evite comer, trabalhar, estudar no quarto. Sabemos que muitas pessoas acumulam muitas atividades no quarto, mas o cérebro precisa entender que aquele é seu momento de sono, de descanso. O que fazer quando eu não tenho outra opção e precisa realizar essas atividades no mesmo cômodo de dormir? Crie um “ritual” do sono, uma rotina. Estipule horários. A partir das 20h eu vou entrar no quarto para dormir. Coloque uma roupa adequada, apague as luzes e deite-se. Isso ajuda a conduzir sua mente ao descanso.

Segundo passo

Escreva todas as suas preocupações do dia ou atividades pendentes. Uma das principais causas da insônia é a preocupação excessiva. Quando você coloca no papel, você está organizando os pensamentos e se desprendendo daqueles sentimentos internos. Após escrever, aqueles pensamentos que estavam “dançando” na sua mente, ficaram centralizados no papel e você pode guardar em uma gaveta. Descanse e reveja as anotações somente no dia seguinte, para resolver as possíveis pendências. É um exercício muito eficaz.

Terceiro passo para acabar com a insônia

Por fim, ao se deitar, faça um exercício de respiração. O foco na sua respiração ajuda a acalmar a mente. Por perceber sua respiração calma e ritmada, o cérebro entende que você não está em perigo e aquele é um momento de descanso, portanto ele vai emitir comandos de relaxamento. Aos poucos, com a atenção presente, sua mente começa a desligar para o sono.

Exercício de respiração para dormir melhor

Inspire contando até 4, segure o ar nos pulmões contando até 2. Expira devagar contando até 4, segure com os pulmões vazios contando até 2. Repita o processo e concentre-se na respiração, no ritmo e no som. Quando respiramos profundamente o corpo entende que não há perigo e pode relaxar, liberando substâncias calmantes no cérebro e no corpo. 

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