Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Descubra como fazer escolhas para ser feliz de verdade

mulher sorrindo com as mãos na altura do queixo
Os caminhos para ser feliz de verdade - Foto: Shutterstock

O ser humano é formado por um conjunto das dimensões mental, emocional, energética, espiritual e física interligadas, que interagem e se influenciam a todo o momento.

Sabendo disso, é possível compreendermos que algo que faz sentido pelo racional pode não trazer tanta felicidade. O contrário também é verdadeiro: há situações em que algo parece não ter sentido algum, mas seguir aquele caminho traz paz e tranquilidade profunda.

É só pensar?

A nossa parte racional corresponde ao banco de dados e à mente analítica. Ela coleta informações, as interpreta, busca por padrões, conecta causa e efeito, faz comparações, tenta enquadrar tudo em rótulos pré-existentes.

Essa capacidade humana é extremamente valorizada pela sociedade atual: mensurações e metas objetivas permeiam a perspectiva de interpretação do mundo vigente.

Acontece que o mental racional é apenas uma parte humana e não garante a satisfação de todas as necessidades do homem em sua totalidade.

Coração como termômetro

Por exemplo, utilizando apenas a lógica alguém consegue definir o amor? Não que não sejam possíveis exercícios teóricos ou análises objetivas. Mas, há coisas que apenas a vivência de experiência e a captação de vibrações percebidas por meio de sentimentos e sensações são capazes de explicar.

Por isso a tamanha importância de olhar para dentro, priorizar as suas verdades mais profundas, aquelas que brotam do coração, que talvez não façam muito sentido pelo racional, mas que trazem a paz.

E essa verdade interior confere maior segurança, certezas, confiança e autoconfiança. Quando deixamos de lado esse pulsar da verdade do coração, o que prevalece é angústia, medo, insegurança e incertezas.

Tomando decisões

A conexão interior é a maior e melhor ferramenta no processo de tomada de decisões. Vale destacar que não se trata apenas de dizer “estou usando meu coração e não vou fazer nada ou vou deixar que tudo exploda ou meu redor”. É sobre encontrar o desejo puro e sincero do coração que embasa o se fazer o que se faz, o propósito. 

Nessa dinâmica, a capacidade racional é direcionada para sabermos como iremos manifestar esse desejo no mundo, fazê-lo acontecer, expressar a nossa verdade, fluir com a vida.

Dessa forma, não importa o que aconteça, como alguns desafios que podem surgir nesse processo ou a reação das pessoas e circunstâncias ao nosso redor: estaremos em paz por ouvir o pulsar verdadeiro do nosso íntimo e fazer o que precisa ser feito para que ele se realize no mundo.

Eu também quero!

Se você chegou até aqui, é bem provável que deseja ampliar seu movimento de conexão interior e aprender a ouvir o coração, além de ter a coragem para vivenciar a sua verdade e tomar as atitudes necessárias.

Para tanto, a indicação é que inicie um processo terapêutico. Com o respaldo de um profissional, sua perspectiva mediante os acontecimentos da vida tende a se expandir e você conseguirá extrair mais riqueza de suas vivências, descobrindo muito sobre si mesmo e encontrando a satisfação e felicidade.

Texto: Bia Albuquerque (@biaaterapeuta), terapeuta energético-espiritual, humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico

Leia também:

Encare os desafios como oportunidade e comande o agora

Entenda como o medo prejudica sua aura e deixa você vulnerável

Compreenda o que há por trás da traição e descubra como nunca ser traído

Leia Também

Autoconhecimento

Conheça o princípio hermético do mentalismo que traz a mente como o caminho necessário para atingirmos a plenitude na vida

Autoconhecimento

Você sabia que as emoções guiam a sua vida?

Tarot

Confira como entender melhor o arcano menor 6 de Espadas que nos convida a olhar melhor para onde estamos indo

Autoconhecimento

Jonas Masetti, Acharya e Fundador do Vishva Vidya, contou sobre sua trajetória em busca de mais autoconhecimento e propósito