Fale conosco

O que vc está procurando?

Astrologia

O que é o movimento retrógrado de um planeta e como ele te influencia?

O que é o movimento retrógrado de um planeta e como ele te influencia?
Descubra como esses movimentos astrológicos influenciam no nosso dia a dia - Foto: Shutterstock

Desde o princípio, os planetas não apresentam movimento aparente regular. Algumas vezes, eles se movem na mesma direção que o Sol e a Lua, chamado de movimento direto. No entanto, você sabe o que é o movimento retrógrado de um planeta? Entenda melhor o que é este fenômeno e, dependendo do astro que está retrógrado, como ele te influencia.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Saiba o que é o movimento retrógrado de um planeta

Um planeta fica retrógrado quando seu movimento em órbita sofre uma desaceleração. Como os outros astros continuam no ritmo de sempre, tem-se a sensação de que o planeta mais lento está “andando para trás”. Isso desequilibra a energia global que mantém e alimenta a harmonia celeste e a retrogradação de um astro provoca tensões. O período de recuo pode trazer atrasos, imprevistos, impor revisões em planos, decisões e, muitas vezes, conduz a uma avaliação mais profunda sobre as escolhas que fazemos na vida. Portanto, os ciclos retrógrados exigem mais cautela, prudência e atenção. Sol e Lua nunca retrogradam porque são luminares e não planetas. Mas os astros, a partir de Mercúrio, fazem esse movimento aparente periodicamente e cada um tem uma trajetória específica, levando mais ou menos tempo para concluir sua fase retrógrada. A influência desse percurso considerado desafiador também depende da energia do planeta, do signo e da Casa Astral em que ele se encontra.

Confira os períodos médios de movimento retrógrado de um planeta e os efeitos que podem ser deflagrados por cada planeta

Mercúrio

Ele é o mais veloz e fica retrógrado três vezes ao ano por cerca de três semanas. Esse astro tem relação com comércio, comunicações, transportes,  telefonia, ensino, intercâmbio de informações e dados. Pode incitar mal-entendidos, fofocas, desencontros, oscilações na saúde e atritos nos contatos e relacionamentos.

Vênus

Pela ordem, o planeta do amor, do dinheiro e da beleza é o segundo mais rápido e retrograda a cada um ano e meio, permanecendo nessa condição por cerca de 40 dias. Durante a caminhada contrária, Vênus pode instigar excesso de vaidade, sedução, atitudes omissas, desatentas, negligentes e tumultuar particularmente os assuntos sentimentais, estéticos e financeiros. 

Marte

A energia retrógrada de Marte pode durar até três meses, influenciando o lado impulsivo, esquentado e impetuoso. O astro tende a deflagrar conflitos na paixão, no sexo, atitudes precipitadas, pequenos acidentes, demonstrações de raiva, agressividade, reações vingativas, intempestivas e rancorosas. A pressa e a ansiedade podem ser ainda mais prejudiciais nesta fase. 

Júpiter

O planeta da sorte, do otimismo e da fartura é um dos mais benéficos do Zodíaco, mas quando circula em movimento inverso pode trazer dores de cabeça com assuntos judiciais, religiosos, culturais, estudos, intercâmbios, além de sinalizar contratempos e desafios em novas atividades e mudanças. Ele impele à falta de limites, ao fanatismo e provoca extravagâncias, podendo atrapalhar especialmente viagens, esportes e aventuras. Júpiter em movimento inverso também incita à gula e ao exagero nos comes e bebes, 

Saturno

A cada ano, o astro das responsabilidades e da disciplina fica retrógrado por volta de quatro meses e meio. Ao realizar esse movimento, Saturno indica aborrecimentos, impõe um ritmo mais lento aos interesses, traz restrições, atrasos e limitações, especialmente no aspecto profissional. Expectativas podem ser frustradas e ninguém deve ficar à espera de milagres na época de Saturno retrógrado. É preciso agir com perseverança, juízo e foco nos compromissos ou perdas podem ocorrer. Desafios marcam presença nessa fase e Saturno retrógrado faz acordar para a realidade da vida. 

Urano, Netuno e Plutão

Os três últimos astros são os mais lentos e permanecem um tempo maior em movimento retrógrado, entre cinco e seis meses. Considerados planetas geracionais, eles afetam mais a coletividade do que a vida pessoal, mas como também trocam energias e formam aspectos com outros astros, mandam recados e advertências para todos os signos. Urano em curso inverso induz à rebeldia e ao radicalismo, Netuno retrógrado faz aflorar ilusões, balança a fé e incita a cometer enganos, enquanto Plutão mexe com o lado emocional, psíquico e provoca transformações, nem sempre fáceis de lidar.  

Dicas para passar por esta fase

Pelo fato de algo estar “voltando”, temos a sensação de que a energia retrógrada seja problemática, mas não é para tanto. Uma dica muito boa, para quando estivermos passando por este período, é de aceitar que alguns assuntos podem ficar mais delicados e que podem não dar muito certo. Ou seja, evite criar muitas expectativas e entenda que nada na vida é realmente certo.

Na loja do João Bidu tem o Mapa Astral para você compreender seu jeito de ser em casa, no trabalho, com amigos e nos relacionamentos. Para quem quer aprender mais sobre Astrologia, agora temos o Curso Básico de Astrologia com o astrólogo João Bidu!

LEIA TAMBÉM:

Por

Leia Também

Astrologia

Estamos na temporada de presentear aquele taurino que amamos. Confira as dicas de presentes para os nativos de Touro

Astrologia

Um movimento muito importante que estamos prestes a testemunhar é a conjunção entre Júpiter e Urano, ambos em Touro, amanhã (20), às 23h27

Astrologia

Ela ficou conhecida como Boiadeira graças a sua música de estreia. Conheça aqui qual música da Ana Castela combina mais com seu signo

Astrologia

Você sabia que o seu signo do zodíaco pode influenciar na escolha da cor dos seus batons? Celebra este Dia do Beijo em grande...