Fale conosco

O que vc está procurando?

Tarot

Você sabe a diferença entre tarot e oráculo? Entenda

Saiba a diferença entre tarot e oráculo

Baralho de tarô espalhado pela mesa de madeira branca perto de velas e pedras preciosas. Conceito de leitura e previsão de cartomante.
Saiba qual é a diferença entre tarot e oráculo, entenda como eles podem ser usados juntos e confira alguns exemplos de oráculos - Foto: Shutterstock

Primeiramente, é importante entender que o tarot é um tipo de oráculo, mas existem algumas regras sobre eles. Os oráculos são fluidos e podem apresentar quase qualquer tipo de conteúdo. No tarot, há 78 cartas. Já os oráculos, por outro lado, não têm um número definido de cartas. As runas, por exemplo, são um tipo de oráculo que possui 24 símbolos + a runa de Odin. Você pode encontrá-las tanto no formato de cartas quanto em pequenas pedras, por exemplo.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Entenda a diferença entre tarot e oráculo

As cartas de tarot têm uma estrutura tradicional e cada carta apresenta os mesmos significados, ainda que existam muitas variações de decks de tarot e muitas interpretações diferentes acerca das cartas. A maioria dos baralhos são derivados do Rider-Waite e suas cartas possuem os mesmos significados das outras versões de tarot. As imagens e as fotos podem ser completamente diferentes, mas, muitas vezes, a mensagem por trás das cartas é muito semelhante. Assim, com o tarot, há sempre um tema único que percorre a maioria das cartas, enquanto que as cartas (ou qualquer outro material) dos oráculos em geral, não há.

Energeticamente, os oráculos possui uma vibração muito forte. Eles oferecem uma visão muito ampla do que está acontecendo. As cartas do tarot podem fornecer interpretações muito detalhadas – afinal, esse oráculo possui 78 cartas diferentes que, inclusive, podem ser interpretadas de formas distintas quando viradas de cabeça para baixo, a depender da abordagem do tarólogo.

Pense no tarot como as páginas de um livro. Quando você está fazendo uma leitura com as cartas do tarot, é como um livro de histórias, e cada uma desses símbolos é como uma página desse conto. Com os outros oráculos no geral, podemos também pensar dessa mesma forma, mas, por outro lado, alguns mais simples e menos detalhados podem ser metaforicamente entendidos como o livro inteiro ou, então, um capítulo do livro.

Como usar as cartas de tarot e outros oráculos juntos

Muita gente adora usar as cartas de tarot e outro tipo de oráculo juntos. Aqui estão duas maneiras de fazer isso:

No início de uma leitura, tire uma carta (ou uma pedra, enfim…) do oráculo escolhido para entender o tema geral ou o sentimento que está influenciando a situação. Qual é a energia circundante? Em seguida, faça a leitura do tarot com várias cartas para obter uma visão mais completa. Além disso, procure o tema que apareceu no outro oráculo na leitura do tarot. Muitas vezes você encontrará as cartas do tarot explicando com mais detalhes o que está acontecendo.

Ao final da leitura do tarot, tire uma carta (já ficou claro que não precisa necessariamente ser uma carta, né?) para entender a síntese da tiragem de tarot, ou para dar conselhos e recomendações, servindo como uma mensagem de despedida ao consulente (ou a si mesmo, se for o caso).

Alguns oráculos além do tarot tradicional

– Runas Futhark

– Oráculo Houhou

– Baralho cigano

– Tarô de Belline

– I Ching

– Oráculo da Deusa

– Xamânico

– Anjos e Ancestrais

– Kuan Yin

– Oráculo Wicca das Bruxas

– Astrológico

– Oráculo Ho’oponopon e Oráculo das intenções

Leia também:

Determinado e muito corajoso: saiba o que significa ter Ascendente em Áries

O que esperar das energias da primeira sexta-feira 13 do ano?

Leia Também

Tarot

O planeta da prosperidade entra em destaque esta semana. Veja o que o tarot diz sobre a entrada de Júpiter em Gêmeos

Tarot

O Sol em Gêmeos pode trazer complexidade nas relações. O colunista do João Bidu dá dicas do tarot para a temporada geminiana

Tarot

Confira como entender melhor o arcano menor 6 de Espadas que nos convida a olhar melhor para onde estamos indo

Tarot

Chegamos no quinto mês e ele é um dos mais importantes do ano. Vem conferir quais são as previsões do Tarot em Maio para...