O Surya Namaskar ou Saudação ao Sol é uma sequência de 12 posturas do yoga que contribuem para o bem-estar imediato, tanto físico quanto mental. Para fazê-lo, não precisa ser um expert em yoga ou ter um lugar especial - basta ter um espacinho em casa e um pouquinho de disposição para desfrutar dessa sequência tão bonita e completa.
JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!
Saudação ao Sol
A Saudação ao Sol é uma atividade eficaz para acalmar a mente, alongar e exercitar o corpo e sentir o espírito mais iluminado pelo astro-rei. O ideal é fazer os movimentos em um local onde o corpo possa ter contato com os raios solares, assim, o efeito desse ritual pode ser sentido por meio do aquecimento corporal e da disposição física e mental que cada posição provoca. Mas, como sabemos que nem sempre é possível, principalmente neste momento em que devemos permanecer em casa, você pode praticar a Saudação em qualquer lugar calmo da sua casa. O mais importante é ter espaço para todas as posturas!
Essa sequência ajuda no desenvolvimento da musculatura, no alongamento dos músculos, na desintoxicação dos órgãos internos e das articulações e na propagação de energia por todo corpo. Ela também colabora a manter a coluna vertebral saudável e age como um estimulador do sistema respiratório e circulatório.
Além dos benefícios físicos, nosso emocional também ganha - e muito! - com a prática da Saudação ao Sol, pois ela equilibra os chakras do corpo. Portanto, há uma diminuição na agitação da mente e um despertar da energia interna, contribuindo para uma melhor intuição e percepção de mundo e de si mesmo.
Passo a passo da Saudação ao Sol
Os movimentos do Surya Namaskar podem ser realizados de forma lenta e pausada ou mais rapidamente - o importante é que você siga o ritmo do seu corpo e não faça nada que cause dor física. Além disso, a execução de cada postura é mais importante que a velocidade, então, concentre-se em fazer cada uma corretamente e com atenção se ainda não estiver acostumado com a prática. Também é importante manter o foco na respiração, que deve ser calma e profunda.
A Saudação ao Sol é composta por 12 posturas que, juntas, formam uma harmoniosa dança. Se puder, procure fazer algumas respirações completas e profundas em cada posição antes de seguir para a próxima. Esse exercício é um ciclo de movimentos, então, alguns passos irão se repetir a partir da 8ª posição. Vamos lá aprender a fazer essa sequência do yoga?
1ª Posição
Para começar, inspire profundamente e una as mãos em frente ao peito, próximas ao coração. Feche os olhos, deixe seu corpo reto e conecte-se com seu corpo, agradecendo à mãe Terra e ao Sol pelo momento presente.
2ª Posição
Inspire novamente e eleve as mãos, ainda unidas, para o alto. Estique os braços e todo o corpo, até mesmo os dedos das mãos. Leve o tronco levemente para trás, para alongar sua coluna.
3ª Posição
Sempre com a coluna reta, desça seu tronco para frente até onde conseguir, sem arquear as costas. Caso não consiga realizar essa posição completa, desça até a altura que seu corpo permitir. Você também pode dobrar um pouco os joelhos para conseguir alcançar as pernas sem dobrar a coluna.
4ª Posição
Em seguida, leve o pé esquerdo para trás, com a perna esticada, apoiando apenas os dedos no chão. O pé direito deve estar alinhado com o joelho e ao lado ou pouco a frente de suas mãos, que estarão apoiadas no chão com as pontas dos dedos.
5ª Posição
Leve a perna direita para trás e eleve o quadril, de modo que seu corpo faça um triângulo com o chão. O ideal é que os braços sigam a linha diagonal do tronco, proporcionando um bom alongamento. Assim como nas outras posições, mantenha o foco em manter a coluna reta, sem arquear as costas. Se precisar, flexione um pouco os joelhos.
6ª Posição
Com cuidado, desça o corpo até o chão. Você deve fazer um movimento como se fosse mergulhar, descendo primeiro o peito e, por último, o quadril. Se precisar, apoie os joelhos no chão para auxiliar na descida.
7ª Posição
Quando todo seu corpo já tiver descido, apoie as mãos ao lado do tronco e, com o peito dos pés no chão, levante suavemente seu tronco, alongando sua coluna. Lembre-se de respeitar os limites do seu corpo!
8ª Posição
Com as palmas das mãos no chão, incline seu tronco para baixo enquanto levanta o quadril novamente. A intenção é, lentamente, retornar para a 5ª posição.
9ª Posição
Em seguida, traga o pé esquerdo entre suas mãos enquanto leva a perna direita, esticada, para trás, apenas com os dedos do pé apoiados no chão. Aqui, a intenção é repetir a 4ª postura, porém com a inversão dos pés - o que ficou na frente agora vai para trás e vice-versa.
10ª Posição
Agora, traga o pé que ficou atrás para junto do que estava na frente e repita a postura 3, lembrando sempre de respeitar seus limites e manter a coluna reta, dobrando apenas o quadril.
11ª Posição
Enquanto inspira, eleve o tronco lentamente até repetir a 2ª posição, com as palmas das mãos unidas, os braços esticados para cima e a coluna levemente alongada para trás.
12ª Posição
Por último, volte à 1ª postura, com o corpo reto e as mãos unidas à frente do corpo. Respire fundo e agradeça ao astro-rei por essa conexão e por mais um dia de vida. Aproveite o momento.
LEIA TAMBÉM: