Últimas

Dicas de autocuidado: muito além do skincare!

Por Larissa Silva 11/08/2020 ÀS 09H47
Cuidar de si vai além do skincare Cuidar de si vai além do skincare - Crédito: Cottonbro/Pexels

Existe a crença que dedicar um momento para o autocuidado é, na prática, realizar um skincare completo - repleto de produtinhos e rituais de beleza para a pele, além de hidratar os cabelos e até mesmo fazer uma depilação. Contudo, o autocuidado vai muito além do skincare! Cuidar de si é uma atividade diária que, por vezes, pode não ser tão agradável, mas proporciona resultados prazerosos de satisfação.

Isso porque cuidar do seu bem-estar físico e emocional é uma tarefa que se encaixa nos pequenos detalhes do dia a dia. Por exemplo, dar uma pausa no trabalho para respirar e alongar o corpo e/ou arrumar a bagunça do quarto são exemplos de autocuidado, pois são exercícios de valorização da saúde e dos seus bens materiais.

Dessa forma, o autocuidado transforma-se em autoapreciação. Reflita sobre quantas vezes você já apreciou o seu corpo, o seu interior e o que está na sua volta. Se você não contempla esses aspectos, é possível que você não sinta plenamente paz consigo mesmo(a).

Portanto, confira as dicas de autocuidado no dia a dia e veja como o amor próprio pode ser cultivado por meio de exercícios simples de valorização do corpo, da mente e do lar.

Dicas práticas de autocuidado no cotidiano

Arrumar a casa

O seu lar é o reflexo do seu interior e, por isso, deve ser respeitado e apreciado. Reservar um momento do seu dia para arrumar a bagunça da casa é dar importância às suas conquistas materiais. Cada item que você tem faz parte da sua história de vida, então, são um pedacinho de você.

Ao cuidar dos seus bens, assim como toda a estrutura da casa, você está se autoapreciando enquanto conserva o espaço que é seu. Além disso, a organização evita várias dores de cabeça, porque você poupa tempo e esforço em encontrar as coisas pela casa, não é? Por essa razão, você também cuida da sua mente, pois está eliminando gatilhos do estresse.

Porém, você não precisa se cobrar demais para fazer as tarefas da casa todos os dias, ok? Faça no seu tempo e como você quiser.

Não acumule obrigações

Taque a primeira pedra quem nunca desistiu de uma tarefa por causa da preguiça. Procrastinar é algo normal e pode ser motivado por diversas razões, como desânimo, falta de motivação e até mesmo pelos medos.

Acumular obrigações impede que você tenha momentos de paz consigo mesmo(a). Afinal, enquanto tudo não é finalizado, o cérebro não consegue descansar e, assim, problemas como insônia, falta de concentração e irritabilidade são desenvolvidos.

Se você precisa fazer uma tarefa nada agradável, antes de tudo reflita sobre o motivo que te leva a se sentir desconfortável com a obrigação.

Há algo que você tenta evitar e, por isso, você deixa os trabalhos para última hora? Quais emoções você sente quando pensa que precisa terminar uma tarefa? Além desses questionamentos, elabore outras perguntas para si e seja sincero(a) com as respostas. Você conseguirá chegar na raiz do problema e saberá a melhor forma de resolver o assunto.

Respeitar o seu tempo é ter autocuidado. Valorize também os momentos de executar as obrigações, porque elas não existem à toa. Acredite, após concluir as tarefas você sentirá uma grande paz interna.

Respeite os seus momentos de descanso

O que você faz para descansar? Há muitas opções de atividades prazerosas que combinam com os momentos de pausa no dia a dia, por exemplo, ler um livro, meditar, ouvir música, assistir um filme ou não fazer nada!

Não importa o que você faz para descansar, você deve respeitar o seu tempo de pausa fazendo as coisas com a mente no presente. Isso quer dizer que, ao tirar algumas horas para o seu lazer, você não pode ocupar a cabeça com preocupações e lembranças de obrigações futuras. Olhe para o seu 'agora' e deixe o futuro de lado, afinal, ele ainda nem existe!

Tenha o autocuidado de viver no presente para conseguir aproveitar cada detalhe do seu dia. São eles que fazem a sua vivência ser melhor.

Passe mais tempo com as pessoas que você ama

Ficar com pessoas que te fazem bem e valorizam a pessoa que você é, faz a vida ser muito mais leve. Se afaste de quem te coloca para baixo e/ou não estimula o seu crescimento. Você ganha força vital quando as pessoas ao seu redor vibram na mesma frequência que você.

Mesmo a distância, por causa do distanciamento social, procure se conectar com os(as) amigos(as). Converse com pessoas que transmitam boas energias e fuja de quem apenas sabe falar sobre tragédias!

Cultive a empatia e tenha o autocuidado de encher o coração com relacionamentos que te colocam para cima, beleza? Nunca aceite menos que isso!

Não olhe apenas para o exterior

Passe um dia sem olhar para o espelho e anote as suas experiências. O objetivo do exercício é direcionar a visão para outros aspectos da vida, tirando o foco da aparência do seu corpo exterior. É fundamental cuidar do corpo, porém comece o autocuidado pelo seu interior, sem as neuras de estar sempre com a aparência "perfeita".

Se você quer utilizar maquiagem em casa ou qualquer outro lugar, faça isso porque te agrada e não por causa de um padrão de beleza. Cuide do seu corpo porque ele é o seu templo, e não por causa da cobrança estética das pessoas.

Olhe para o seu interior e veja quais são as suas crenças, medos e desejos. Desafie-se e questione cada uma delas. Será que elas são realmente suas, isto é, você acredita de coração nelas ou estão com você por causa de outros indivíduos? A resposta da pergunta pode revelar muito sobre você.

Conhecer melhor a si também é uma forma de autocuidado e de autoapreciação. Não tenha receio de olhar dentro do seu coração. Pode ser desconfortável, mas é libertador ver a sua verdadeira essência!

Faça banhos energéticos

Os banhos de limpeza energética feitos com ervas são uma forma de renovar as vibrações do corpo. Pelo menos faça um quando estiver se sentindo mais pesado(a) ou tenso(a) com alguma situação. Confira um exemplo de banho para ter mais energia positiva no dia a dia.

Ferva três litros de água e três punhados de sal grosso. Misture quatro sementes de girassol, um punhado de erva-doce e folhas de uma lavanda. Espere amornar. Depois, tome o banho, despejando a mistura do pescoço para baixo e espere o corpo secar naturalmente. Durante todo o processo, é importante mentalizar frases e situações positivas.

Observe a sua respiração

Sempre que estiver ansioso(a) ou com excesso de estresse, faça o exercício de autocuidado que é a respiração controlada. 

Para isso você deve, devagar, respirar profundamente, sentindo o ar entrando nos pulmões. Leve o ar até a barriga e, enquanto inspira, encha a barriga o máximo que conseguir. Observe o movimento que as suas costelas e o seu tórax fazem. Depois, tira todo o ar do corpo, contraindo a barriga.

Faça isso até que se sinta relaxado(a) e conseguir voltar a fazer suas tarefas sem preocupação. Para melhorar o exercício, sente-se no chão e una os dedões do pé em frente ao corpo, separando os calcanhares. Treinar esse tipo de respiração é capaz de regular tanto o organismo quanto o sistema nervoso. 

LEIA TAMBÉM:

02460