Últimas

Dia do Chocolate: história e curiosidades

Por Ana Melo 07/07/2021 ÀS 09H00
Conheça mais sobre o doce mais amado do mundo Conheça mais sobre o doce mais amado do mundo - Crédito: Foto de Vie Studio no Pexels.

7 de julho é um dos dias mais saborosos do ano, pois é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. O ouro negro, como é chamado o chocolate, carrega toda a importância dessa iguaria para o mundo. Não é à toa, o chocolate é um dos sabores e base para as receitas mais gostosas que existem. Difícil acreditar que existem pessoas que não gostam de um chocolatinho, ainda mais quando se tem variedades para todos os gostos. Veja a seguir mais sobre a história e curiosidades do chocolate.

+Inscreva-se no Clube de Membros do João Bidu no YouTube e receba conteúdo exclusivo! Acesse neste LINK.

História do chocolate

Os primeiros registros do cacau no mundo são por volta de 1.500 a.C, aqui na América Central e Latina. O cacau era utilizado por civilizações antigas, como os povos Olmecas e, posteriormente, os Maias. O cacau era servido em forma de bebida quente, com misturas de sementes de cacau torrado, água e outras especiarias como pimenta ou baunilha. A bebida era considerada sagrada e só era servida em momentos ritualísticos. 

O chocolate se popularizou depois que os colonizadores espanhóis levaram o cacau para a Europa, tornando o chocolate um item destinado à alta classe. Esse foi o início da propagação do chocolate pelo mundo. 

O fruto dos deuses

O cacau, matéria-prima do chocolate, é considerado o fruto dos Deuses. O chocolate pode ser usado em práticas mágicas para adoçar uma relação ou atrair momentos mais doces e gloriosos. 

Curiosidades sobre chocolate:

  • A bebida com cacau já foi utilizada de forma sagrada pela Igreja Católica.
  • O chocolate derrete com temperatura 34°C, ou seja, derrete quando entra em contato com o corpo humano.
  • O chocolate ajuda na liberação de serotonina no organismo, o hormônio da felicidade, o que torna o doce viciante. 
  • O chocolate ao leite deve sua origem na Suíça. Era misturado leite em pó com cacau.
  • Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, mais nutritivo e benéfico ele é. 
  • O chocolate branco utiliza apenas a manteiga de cacau, açúcar e leite, diferentemente do chocolate escuro que utiliza sementes torradas de cacau em sua composição. 
  • Os países que mais consomem chocolate no mundo são a Alemanha, a Suíça e a Bélgica.
  • No Brasil, existe a Cerimônia do Cacau, na qual a bebida é servida de forma ritualística.
  • O chocolate pode ser tóxico para os animaizinhos, principalmente, os cachorros.
  • Apesar do cacau ser originário da América Latina, mais especificamente na Bacia do Rio Amazonas, a maior parte da produção atual está concentrada em Costa do Marfim, na África.
  • O maior período de vendas de chocolate no mundo não é na Páscoa, mas sim no dia de São Valentim, em 14 de fevereiro. É tradição dar chocolate para as pessoas que você gosta nesta data. 

LEIA TAMBÉM:

04075