Últimas

Ciclo menstrual e as fases da lua: entenda a relação

Por Redação João Bidu 20/08/2021 ÀS 13H40
ciclo menstrual ciclo menstrual - Reprodução/Shutterstock

A menstruação ainda é um assunto tabu para muitas pessoas. Mas para a bailarina Aline Riscado, o tema é tratado com muita naturalidade, assim como deve ser. Durante uma live de yoga em seu Instagram, a artista ficou menstruada e o sangue apareceu na calça branca que ela usava. A bailarina continuou a prática e depois aproveitou para abordar o tema, mostrando como a menstruação é algo divino e não tem nada de vergonhoso ou sujo. 

É importante frisar que dentro de cada mulher existe um universo lindo e complexo, e um exemplo disso é o ciclo menstrual. Todo mês, o corpo feminino se transforma e elas sentem na pele toda essa mudança. As alterações nos hormônios influenciam o humor, o corpo, o libido e até algumas das decisões importantes da vida.

Mas você sabia que o ciclo menstrual tem relação com as fases da lua? Pois bem, tudo está conectado e, cada fase, representa uma etapa que o corpo necessita passar ao longo de 28 dias, que é a média de dias que do ciclo menstrual das mulheres. Assim como acontece com os satélites do universo, o organismo também está ligado a um grande sistema que trabalha em conjunto. E, com todo essa informação, você entenderá a domar o seu próprio corpo e aprenderá a lidar com os altos e baixos durante o temido período menstrual. A facilitadora da Ginecologia Emocional, Kareemi, explica melhor como lidar com essas transformações.

Fases do Ciclo Menstrual

Antes de tudo, você sabia que a TPM não é a responsável em nos deixar tristes e/ou irritadas? Na verdade, ela apenas destaca comportamentos que já existem em você. “Eles ficam muito mais fortes próximo da menstruação para nos mostrar quais comportamentos a gente precisa cuidar para não serem repetidos no próximo ciclo”, conta Kareemi.

Ou seja, se você é uma mulher ansiosa, na TPM você irá ficar ainda mais. Mas não é por isso que você deve odiar essa fase. Assim como a natureza - que passa por chuva e sol - os comportamentos do corpo feminino representam todo os fenômenos. “Ela tá mostrando quais são as nossas ações e o que nós precisamos melhorar e tomar cuidado para o ciclo que vai começar”, explica Kareemi.

Para você lidar com todas as emoções durante o período menstrual, Kereemi ajuda a entender como funciona as quatro fases que passamos todos os meses. Sendo assim, você irá se preparar com as mudanças físicas e psicológicas que o seu corpo passará. “É muito importante esse recolhimento para uma conexão com nós mesmas e com nosso emocional, para a gente saber como fluir nesse ciclo que está se abrindo”, diz.

Mulher é reluzente assim como a lua

Já ouviu falar que a lua influencia o ciclo menstrual e faz com que todas as mulheres menstruem juntas? Pois bem, antigamente isso acontecia com uma frequência maior. “Ela mexe com as nossas fases também, pois, se a lua influencia um oceano inteiro com as suas marés, por que não vai influenciar a nós mulheres, que temos o corpo composto por 70% de água?”, explica Kareemi.

As quatros fases do ciclo menstrual representam muito bem as fases da lua. Fascinante, não é mesmo? Assim como explicamos anteriormente, o ciclo menstrual é como a natureza e as quatros estações do ano. Na primavera, é o período em que florescemos. Outono é recomeço dos ciclos. Verão representa o momento em que estamos radiantes e o inverno é quando nos reservamos. O corpo da mulher é perfeito, assim como as fases da lua. Um ciclo se fecha para poder reiniciar outro, e o ciclo menstrual é a prova disso.

Confira o que acontece com as mulheres durante os quatros períodos:

Menstruação: Lua Nova

 

A Lua Nova indica novos movimentos e o início de um ciclo. No corpo feminino, o primeiro sinal de sangue determina que “Seu corpo estará trabalhando na sua limpeza e renovação”, explica Kareemi. Nessa fase é importante ficar quietinha e focar em si mesma, pois os seus hormônios estarão baixos. Então diminua o ritmo e planeje metas - sua intuição estará em alta! Assista uma série, leia um livro, aprenda a cozinhar algo diferente e coloque o sono em dia.

Fase folicular: Lua Crescente

A fase folicular representa a lua crescente no ciclo menstrual. A energia que perdeu durante a lua nova voltará com tudo e é importante colocar em prática tudo o que planejou na fase anterior. A sua taxa hormonal estará crescendo, então é normal se sentir produtiva, aberta à novidades e sua pele estará limpa e ótima!

Fase ovulatória: Lua Cheia

Os hormônios do corpo feminino estão trabalhando e você irá se sentir mais forte, assim como a Lua Cheia. É normal se sentir com uma libido alta e querer realizar desejos. Aproveite para beijar, curtir com o crush (sempre se protegendo, é claro) e sair com as amigas. “Cada mulher terá um tempo para essa fase, já que a ovulação pode variar e isso vai depender de quantos dias dura o seu ciclo”, alerta Kareemi.

Fase lútea: Lua Minguante

A fase lútea representa um final de ciclo e você ficará mais cansada e sem energia. A Lua Minguante tem a sua luz reduzida e os hormônios também ficarão mais baixos no corpo. Esse período representa a TPM, então estará mais fechada e indisposta, além de ficar irritada mais facilmente. “As emoções ficam mais intensas para mostrar quais comportamentos temos que melhorar no próximo ciclo”, conta Kareemi.

LEIA TAMBÉM

01391