Fale conosco

Bem Estar

Chame as energias da natureza para a sua casa

Veja 5 maneiras de trabalhar com a natureza no seu lar - Crédito: Foto de Designecologist no Pexels.

A falta de contato com a natureza afeta diretamente nosso bem-estar físico e espiritual. Acima de tudo, não podemos esquecer que estamos interligados com a Mãe Natureza, afinal, somos parte da sua rede de vida e dependemos de sua essência benéfica.

Ao levar a natureza para dentro da sua casa, muitas doenças e males podem ser evitados e até mesmo combatidos com uma energia totalmente renovada! O espaço que antes era denso, com simples atitudes transforma-se em um ambiente cheio de leveza e purificação. 

Como atualmente os parques estão fechados para evitar a transmissão da Covid-19, separamos dicas para você desenvolver uma conexão e aproveitar a energia da natureza sem sair de casa!

Você perceberá que a Mãe Natureza está ao seu lado em todos os momentos, pronta para cuidar da sua saúde. Portanto, permita que ela entre em sua residência e, principalmente, na sua vida, para curar as doenças do corpo, da mente e da alma, além de ajudar a desenvolver sua espiritualidade.

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

Energia da natureza em casa

Alimente os pássaros

Um dos sons mais belos da natureza é o canto dos pássaros. Muitas vezes, com a agitação da cidade e os ruídos gerados pelos carros, construções e multidões, fica difícil escutar as melodias que estão interligadas com a natureza.

Agora, com a diminuição das atividades nas ruas por causa da quarentena e do isolamento social, os pássaros têm encontrado mais oportunidades para exibir seus cantos e aparecer nas casas em busca de alimentos. Por isso, aproveite o momento para atrair esses pequenos seres e, assim, contemplar sua beleza e suas melodias.

Escolha um espaço na área externa da residência, por exemplo, na varanda ou quintal e pendure uma cesta com alguns pedaços de frutas. Você também pode utilizar uma rede de cabelo e colocar dentro sementes para alimentar os pássaros. Vale, ainda, apostar nos bebedouros para que eles possam aproveitar um pouquinho de água pura!

Cultive plantas que atraem borboletas e beija-flores

Não é de hoje que as pessoas gostam de admirar a beleza das borboletas e dos beija-flores, não é? Foi por meio desse gosto pela natureza que surgiu a ideia de colocar pratinhos com água e açúcar para atrair essas pequenas criaturas. Por mais que a ideia seja boa, o resultado para os animais pode não ser tão agradável, pois ao errar a quantidade de substâncias, como o açúcar, você pode até prejudicar a saúde deles.  

Muitas plantas são capazes de atrair as borboletas e beija-flores de maneira segura e natural. A lavanda, por exemplo, além de chamar a atenção desses animais, também proporciona um aroma exuberante para a casa. Para cultivá-la, deixe a planta em um local que receba a luz do Sol.

Outra opção de planta que é tanto decorativa quanto imã para borboletas e beija-flores é a columéia dobrada. A flor de coloração vermelha tem o formato propício para o bico do beija-flor, além de garantir um toque extra de energia da natureza para sua casa.

Conexão com o Sol

Uma das maiores fontes de vida do planeta é o calor do Sol. Quantas vezes você já ouviu que é saudável tomar banho de Sol durante a manhã? Para o corpo físico, essa atividade ajuda na produção e fixação da Vitamina D, responsável pela absorção de cálcio e fósforo e por regular o sistema imunológico. A Vitamina D também age no crescimento e desenvolvimento dos ossos e protege o corpo contra diversas doenças, como a diabetes.

Já no campo espiritual e psicológico, o Sol tem efeito catalisador da disposição, do bom humor e da esperança. Ao sentir o corpo se aquecer por meio dos raios solares, é possível se imaginar dentro de um imenso abraço e essa sensação de conforto afasta qualquer pensamento pessimista.

Para entrar em conexão com essa energia da natureza que o astro-rei proporciona, experimente realizar todas as manhãs os movimentos da Saudação ao Sol. Ela é uma sequência de posturas do Yoga que revigora as vibrações do corpo para dar início a mais um dia de vida em harmonia com a Grande Mãe.

Barulhos da natureza

Existe um estudo sobre o efeito relaxante dos barulhos da natureza, publicado no periódico britânico Scientific Reports. De acordo com a pesquisa, as pessoas que ouviram os sons da chuva, do vento nas árvores e do fluxo de água em um rio, sentiram-se mais calmas de forma quase imediata.

Por outro lado, o grupo de voluntários que ouviram sons artificiais da cidade ficaram mais ansiosos e em estado de alerta. 

Portanto, os barulhos da natureza não apenas são uma forma de conexão com a energia da natureza, mas também proporcionam maior qualidade de vida para os indivíduos. 

Em casa, sente-se próximo das plantas - principalmente nos dias de maior circulação de vento - e ouça as melodias produzidas pelo embalo do ar sobre as folhas e flores.

Coloque um sino dos ventos no seu lar para atrair a energia da sorte e para identificar as sutis mudanças do fluxo de ar.

Se puder, compre pequenas fontes de água e, sempre que precisar desacelerar a mente, ouça o ruído desse elemento tão fundamental para a vida.

Durante a noite, olhe para o céu escuro e concentre sua audição. Ouvir os sons da noite é outra maneira de se conectar com a natureza. Tente adivinhar quais são os animais que estão produzindo os sons e agradeça pelo dia que está acabando.

Alimentação saudável

As frutas, os legumes e as verduras são resultados dos ciclos da Mãe Natureza. Portanto, aproveitar os benefícios deles é um jeito de se conectar com a força da vida que gira em torno da natureza.

Seu corpo também faz parte desse ciclo natural e, assim, tem necessidades que apenas a natureza pode suprir. Os alimentos não industrializados são a base da alimentação humana há milhões de anos. Ir contra esse princípio é o mesmo que nadar contra a corrente; você não chegará longe e apenas cansa o corpo.

Para criar um hábito mais saudável, comece com pequenas mudanças no dia a dia. Retire aos poucos todos os alimentos prejudiciais para a saúde e substitua por frutas e vegetais. Aos poucos seu corpo ficará acostumado com a nova rotina alimentar e você perceberá uma grande mudança positiva no seu estado físico e emocional.

LEIA TAMBÉM:

Por