Fale conosco

Bem Estar

5 formas de exercitar a gratidão

Veja algumas atitudes que podem mudar a experiência da pandemia - Crédito: Foto de Shutterstock.

Por mais difícil e complicada que a situação esteja, precisamos nos lembrar diariamente de coisas para agradecer. Estamos caminhando para o segundo ano de pandemia contra a Covid-19 e alguns cuidados devem ser considerados. 

É um período que trouxe algumas dificuldades financeiras e mudou drasticamente nossas vidas sociais, mas, ainda sim, precisamos focar nas pequenas coisas boas do dia. 

É difícil pensar em alto astral e boas energias em um momento complicado como agora. Porém, precisamos desviar um pouco de notícias e pensamentos que deixam a nossa vibração baixa para preservar nosso emocional e psicológico. Se for necessário, evite ler as notícias diárias, diminua o volume de informações negativas e preocupantes no seu dia a dia. Não adianta a gente se estressar e se preocupar com coisas que não temos controle. O importante é que cada um faça a sua parte para superarmos este momento histórico juntos. 

Um jeito de manter o bem estar é exercitar a gratidão pelas pequenas coisas, como uma nova música, um doce no meio do dia, a família e pessoas queridas com saúde, um filme empolgante e outras coisas pequenas que podem mudar nosso humor ao longo do dia. Isso vai ajudar a não sobrecarregar seu emocional com problemas e questões que estão fora do seu controle.

Pensando nisso, separamos 3 formas de exercitar a gratidão.

Como exercitar a gratidão

Anote as coisas boas do dia

Tenha um caderno ou bloco de notas no celular para anotar as pequenas coisas que aconteceram no dia. Isso serve como um exercício de apreciar mais as coisas boas, tirando o foco de situações e pensamentos negativos. É necessário lembrar que existem coisas boas acontecendo em meio ao caos para conseguir manter a esperança e preservar nossa saúde mental. 

Faça conexão com o divino

Conecte-se com o divino através de meditações e orações, agradeça pelo hoje e a possibilidade do amanhã. Separe um tempo da sua semana para ter um momento mais leve. Acenda velas aromáticas e incensos que promovam o bem estar e a tranquilidade. 

Gere gentilezas

Muitas pessoas estão cansadas e também não aguentam mais a situação atual de distanciamento social e problemas decorrentes da pandemia. Todo mundo está com o emocional um pouco abalado. Seja gentil e respeitoso com as pessoas à sua volta. E, se puder ajudar, ajude quem precise e ouça quem precisa desabafar. O melhor jeito de superar a situação atual é com cooperação e solidariedade. 

Passe um tempo de qualidade com quem ama

Proponha coisas novas para fazer com quem ama, seja presencialmente ou por vídeo chamada. Maratonar séries juntos, rever uma trilogia que gosta ou se divertir com jogos on-lines. Existem diversas variedades de coisas para fazer e passar um tempo com pessoas queridas. Não se esqueça que os pets também precisam de atenção e tenho certeza que eles vão amar brincar com você ou só passar um tempo do seu lado. Valorize esses momentos. 

Arte como forma de gratidão

Externalize o sentimento pelas coisas boas da vida através da arte. Faça um poema, componha uma música, faça um artesanato que possibilite mostrar a sua gratidão pela vida. Assim, você irá desenvolver o hábito de pensar na vida de forma mais positiva.

LEIA TAMBÉM:

Por