Geral

Cromoterapia: saiba como o significado das cores afeta nossas emoções

Por Larissa Silva 30/03/2020 ÀS 14H13
Cores são capazes de despertar sensações no nosso ser Cores são capazes de despertar sensações no nosso ser - Foto Unsplash

A cromoterapia é um tipo de terapia que utiliza as propriedades estimulantes e curativas das cores para ativar diferentes áreas do cérebro e do corpo, com o objetivo de proporcionar equilíbrio e harmonia entre a mente, as emoções e o corpo. Esse processo é feito com a ajuda de especialistas, porém é possível utilizar os benefícios das cores no dia a dia.

Na meditação, por exemplo, os mantras e a visualização de cores, além de ter objetos em tonalidades específicas por perto, podem auxiliar no equilíbrio dos elementos internos do nosso ser. A seguir, confira como o significado das cores pode contribuir na sua vida e no seu bem estar.

Harmonização com a cor azul

Azul

Essa cor é calmante e reduz a ansiedade, o estresse, ajudando também na eliminação da dor. Esse tom é do equilíbrio, da harmonia e da expansão espiritual. Tem ação no sistema nervoso, nos vasos sanguíneos e em todo o sistema muscular.

Índigo

Para equilibrar as energias faça uso dessa cor, pois ela aprimora a intuição e purifica o ambiente. Esse tom é capaz de aumentar a conexão entre as pessoas e traz harmonia para os lugares.

Roxo

Essa tonalidade remete à espiritualidade e pode regenerar o sistema nervoso estressado e com fadiga prolongada. O roxo também reduz medos e angústias e traz estabilidade e equilíbrio da consciência. Ter um objeto roxo por perto quando for meditar ajuda no processo de relaxamento.

Verde

Relacionada ao sentimento da paz, essa cor equilibra o corpo e mente e nos conecta ao ambiente natural. Por auxiliar a imunidade e ter propriedades analgésicas é bastante utilizada no tratamento de doenças, inclusive. Porém, o verde também é fatigante, então seu uso em excesso pode ajudar nos sintomas de depressão.

Objetos de tons verde e alaranjados para alegar o ambiente

Laranja

Essa cor tem relação com a regeneração, reconstrução e restauração. Tem forte ligação com a autoestima e os relacionamentos. Também é a cor da alegria, do calor e da vontade. Para ter mais energia e bem estar, utilize essa tonalidade no ambiente, principalmente em locais de estudo e trabalho, pois ajuda na concentração e no foco nas tarefas. 

Vermelho

Visto como a cor da paixão e sedução, o vermelho também transmite força e coragem. Seu poder estimula as células cerebrais, assim, é ideal para os momentos de competição. Nos ambientes, pode trazer energia e motivação, mas deve ser utilizada em pequenos espaços. 

Preto e branco

Essa é a combinação dos opostos - enquanto o preto é a ausência de cor, o branco é a soma de todas elas. O preto normalmente remete à tristeza, mas também à autoridade e o luxo; faça uso dessa cor para aumentar a sua capacidade de ação. Por outro lado, o branco remete à paz e é associado à ordem.

Ambiente elegante com tons de preto e branco

Amarelo

Grande representante da energia e do calor, essa cor estimula a percepção, o intelecto e o sistema nervoso central - perfeito para ser utilizada no ambiente de trabalho e de estudos. O amarelo desperta esperança e fortalece os olhos e os ouvidos. Também pode ser utilizado em áreas de alimentação, pois o amarelo estimula o apetite.

LEIA TAMBÉM:

01886