Notícias

Aromaterapia: óleos essenciais para controlar a ansiedade

Por Larissa Silva 24/03/2020 ÀS 10H46
Alguns tipos de óleos essenciais transmitem paz e tranquilidade para o corpo Alguns tipos de óleos essenciais transmitem paz e tranquilidade para o corpo - Shutterstock/Madeleine Steinbach

Quando o estresse e a preocupação tomam conta da nossa mente, podemos ficar suscetíveis aos sintomas da ansiedade. Palpitação, insônia, tremedeira, falta de ar, inquietação e pensamentos negativos que majoritariamente envolvem medo são alguns dos efeitos que ela pode causar no nosso corpo.

Saiba que existem níveis de ansiedade - quando é leve, você pode sentir os seus efeitos em momentos de pressão, podendo ser controlados facilmente com terapias naturais. Em outros casos, quando os sintomas são mais graves e rotineiros, é preciso ter acompanhamento médico e psicológico. Porém, nas duas situações, as técnicas da aromaterapia podem ser usadas como um reforço na hora de aliviar a ansiedade.

O tratamento envolve as essências extraídas de folhas, flores, cascas, sementes e frutos de plantas e árvores. Conhecidos por óleos essenciais, eles podem ser compostos de diferentes associações entre os elementos naturais para obter diferentes resultados.

Um dos beneficios dos óleos essencias para ansiedade é resultado da liberação de diferentes sensações, como euforia, relaxamento e sedação, quando suas partículas entram em contato com o nosso sistema límbico, que está localizado no cérebro e é responsável pelas emoções e comportamentos sociais.

Então, agora que você já sabe que os óleos essenciais podem ser ótimos aliados no tratamento da ansiedade, que tal conhecer alguns deles?

Óleos essenciais para ansiedade

Para sentir os efeitos sobre o corpo, você pode inalar a essencia diretamente do frasco, aplicar na pele, colocar em um aromatizador de ambiente ou pessoal, ou até ingerir, puro ou em uma infusão com água. O importante é ter certeza de que o óleo é atóxico e que passou por um controle de qualidade - principalmente aqueles que entrarão em contato com a pele ou que podem ser ingeridos.

Viu como não é difícil fazer uso da aromaterapia? Para te ajudar a escolher, confira quais são os melhores óleos essenciais para ansiedade que vão te ajudar a se livrar desse mal-estar.

Bergamota

Esse óleo é capaz de proporcionar relaxamento e calmaria no corpo e na mente. Seus efeitos auxiliam no tratamento de estresse, ansiedade e agitação.

Mandarina

Seus efeitos são mais fortes, principalmente por ser um ansiolítico natural - ou seja, sua ação é maior nas tensões emocionais, agindo como um sedativo.

Nardo

Além de ansiolíticas, esse óleo tem propriedades antidepressivas capazes de abrandar sintomas de ansiedade persistente e as variações emocionais frequentes decorrentes da depressão. Lembrando que a aromaterapia não substitui a terapia tradicional!

Lavanda

Muito popular pelo seu cheiro, o óleo de lavanda também é ideal para quem quer ficar mais calmo e ter equilíbrio na mente, podendo ser utilizado por pessoas que estão em qualquer nível de ansiedade.

Ylang Ylang (ou ilangue-ilangue)

O óleo dessa planta também é um bom aliado contra os sintomas da depressão, além da ansiedade. Ele é ideal para promover o relaxamento do corpo e da mente, uma vez que ele combate a ansiedade e o estresse crônico e proporciona uma sensação de alívio do medo, do choque e do pânico

Neroli

Quando você precisar de ajuda para resolver os problemas emocionais, o óleo de Neroli tem ação tranquilizadora e é um poderoso aliado para acabar com a insônia causada pela ansiedade. Se você está com a mente agitada, esse óleo também pode ajudar.

Laranja

Além de delicioso, o aroma da laranja também é calmante e eficaz na redução do medo causado pelas dúvidas relacionadas ao futuro e ao desconhecido. Por ser refrescante, o óleo de laranja também alivia as tensões.

LEIA TAMBÉM:

01859