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Conheça os benefícios da escrita terapêutica

Escrever é uma forma de aliviar a angústia e se conhecer melhor. Entenda quais são os benefícios da escrita terapêutica

mão escrevendo em um caderno com caneta
Esta técnica pode te ajudar no processo de autoconhecimento - Foto: Shutterstock

Lidar com a ansiedade requer um processo diário de autocuidado. A escrita encontra-se entre os modos de amenizar os sintomas, além de ser uma ótima maneira de praticar o autoconhecimento, principalmente se você faz uso da escrita terapêutica. Esta técnica é exatamente o que seu nome significa: usar a escrita como ferramenta terapêutica. Ela pode ser feita em momentos de estresse, assim servindo como um grande aliado para organizar pensamentos e expressar sentimentos. Mais do que narrar histórias, o processo traz clareza aos pensamentos. Vem conhecer mais os benefícios da escrita terapêutica.

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A prática da escrita terapêutica

A escrita terapêutica surge como um ferramenta para auxiliar o exercício de autoconhecimento. Antes de mais nada, é importante ressaltar que ela não substitui a terapia tradicional. Pelo contrário, o psicólogo é o profissional recomendado para fazer a leitura destes textos, caso você queira compartilhá-los com alguém.

Em primeiro lugar, para encontrar alívio através da escrita terapêutica, a maneira mais recomendada é colocar em palavras o que está te incomodando. Não tenha nenhum tipo de receio com a escrita. Coloque suas palavras em um papel sem medo de ser julgado ou mal interpretado. Não existe um modelo de documento a ser seguido. O estilo dependerá de suas necessidades e objetivos. Assim, você pode optar por um rascunho com desabafos, um diário ou até mesmo um bloco de organizações. O importante mesmo é sentir-se mais leve após a escrita terapêutica. 

Caso você se sinta ansiosa apenas com a ideia de escrever seus pensamentos, nós temos algumas dicas. Primeiramente, descubra e trabalhe o que te deixa apreensivo em relação à escrita. Em seguida, escreva para você, sem se preocupar com o que os outros vão pensar caso leiam e também sem se apegar a questões de gramática.

Quando escrever

O horário vai de acordo com sua rotina. Você pode escrever entre pausas do trabalho, quando for dormir ou quando sentir necessidade. O essencial da prática é manter a rotina de escrita. Afinal, para que a terapia tenha resultados, é necessário ter disciplina Pratique a escrita terapêutica diariamente e, dias depois, volte ao depoimento, avaliando por um novo ângulo aquilo que foi dito.

O que escrever

Sobre o conteúdo, o recomendado é que ele seja focado nos sentimentos do autor. Por exemplo, escreva que ‘sentiu muita raiva’ ou ‘muita tristeza’. Falar sobre as emoções, mais do que sobre a situação, ajuda na avaliação sobre como sua mente reage. Desse modo, uma dica importante é sempre escrever sobre o momento atual de sua vida e não acontecimentos passados.

Escreva uma carta para você

Escrever uma carta para você vai te ajudar a refletir e entender melhor as emoções que vem passando. Faça no modelo normal de carta. Comece citando seu nome, pergunte como está, escreva na terceira pessoa. Pense o que você contaria de novidades caso fosse enviar esta carta e também anote no papel.

Respeite seu fluxo de pensamento

Por fim, escreva os pensamentos na forma como eles estão em sua mente. Seja honesto sobre o que te incomoda e sobre o que te alegra. Sem qualquer tipo de preocupação, liberte os pensamentos que estão reprimidos dentro de você através de uma escrita livre.

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