Fale conosco

Bem estar

Maneiras de relaxar e diminuir os sintomas da ansiedade

3 dicas para amenizar a ansiedade quando a crise atacar - Crédito: Foto de Maksim Goncharenok no Pexels.

A ansiedade é uma condição natural do ser humano, porém, em níveis mais graves, quando há sintomas que atrapalham na nossa vida, é preciso procurar o acompanhamento de profissionais da saúde para diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para o caso.

Quando a ansiedade ataca, não tem muito o que fazer além de tentar se acalmar e relaxar. Forçar alguma atividade ou continuar enchendo a cabeça de informações só ajudará a crise de ansiedade continuar por mais tempo. Entretanto, existem algumas dicas que ajudam a diminuir a ansiedade. Veja a seguir 3 dicas para te ajudar em momentos de crises de ansiedade. 

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

Passos para diminuir a ansiedade

1) Foque na sua respiração

Quando estiver ansioso(a), respire fundo e devagar. Respire e expire de forma lenta, contando de 1 a 3 para cada respiração e expiração. Sente-se e feche os olhos, sinta a sua respiração e o ritmo do seu corpo, assim, você conseguirá se acalmar um pouco. 

2) Olhe ao redor

Se a ansiedade bater, olhe ao seu redor e tente descrever o que você está vendo mentalmente. Onde você está? Que objetos têm ali? O que você está vendo? Quais são os detalhes? De quais materiais são feitos? Qual deve ser o processo de produção daquele objeto? 

Foque o olhar e o pensamento em um objeto e tente descrevê-lo de forma detalhada, assim, os pensamentos que te deixam ansioso dará lugar ao seu atual momento. Faça isso enquanto faz o exercício de respiração ensinado anteriormente.

3) Use aplicativos para relaxar

Após fazer o exercícios anteriores, tenha no celular um aplicativo com joguinhos simples e relaxantes para manter os pensamentos ansiosos longe por um tempo. Existem também os aplicativos de pinturas, jogos de repetição e com propostas anti estresse. Além disso, você pode usar aplicativos com sons relaxantes e frequências Hz para relaxar. E por quê os aplicativos? Porque são recursos que você pode usar em qualquer lugar, pois você sempre estará com o celular por perto e pode recorrer aos aplicativos quando a ansiedade atacar.

LEIA TAMBÉM:

Por