Fale conosco

Oração

Dia de São Dimas: Padroeiro das causas difíceis

Confira a oração para o primeiro Santo canonizado - Crédito: Foto de Maurício Eugênio no Pexels.

São Dimas arrependeu-se de seus crimes pouco antes de falecer na cruz, crucificado ao lado de Jesus. É conhecido como o “bom ladrão” que teria feito parte de um assalto à Sagrada Família durante sua fuga para o Egito, mas impediu que os outros assaltantes fizessem mal ao menino Jesus. Ele é homenageado no dia 25 de março

O legado de fé de São Dimas nos ensina que, para Jesus, todas as pessoas que se arrependerem, serão salvas, por isso, São Dimas é considerado o padroeiro das causas difíceis, daqueles que se convertem de última hora e a todos os pecadores que ainda podem ser salvos. 

Ao ser crucificado ao lado de Jesus por seus pecados, São Dimas, em agonia por ter seus pés e mãos pregados na cruz, vê em Jesus calma em um momento de dor e sofrimento. A imagem o comoveu demais antes de sua morte. Naquele momento, ele se entregou nas graças de Deus. 

São Dimas é invocado para cuidar dos ladrões, pessoas com vícios e outros pecadores na esperança de encontrarem a luz. 

Oração para São Dimas

“Ó São Dimas, padroeiro e intercessor junto do Senhor, com um coração cheio de confiança e de esperança me dirijo a ti. Foi o primeiro santo a saciar-se dos frutos da redenção: Bebeste, com alegria, nas próprias fontes da salvação. Quando, no alto do Calvário, Jesus sofreu o suplício ao teu lado e era injuriado pela multidão dos presentes, tiveste a lealdade e a coragem de defendê-lo publicamente, declarando-o inocente em contraposição à culpa que pesava sobre nós.

Pedistes a Ele um gesto de lembrança amiga, quando viesses ao seu reino. Soubeste unir os teus sofrimentos aos de Cristo e aos de Maria Santíssima, Mãe das Dores. 

Considerastes a Cruz o triunfo do amor sobre o ódio e o pecado. O Senhor Jesus, te garantiu o prêmio eterno: Ainda hoje estarás comigo no paraíso. Ó, São Dimas, dirijo-me a ti, como pecador confiante, para que me conduza com segurança ao trono da misericórdia a fim de conseguir a graça como ajuda oportuna. Amém.”

LEIA TAMBÉM:

Por