Fale conosco

Bem Estar

Aromaterapia: óleos essenciais para aliviar sintomas da ansiedade e depressão

Aromaterapia: óleos essenciais para aliviar sintomas da ansiedade e depressão - Pexels

Aromaterapia é uma terapia complementar que usa óleos essenciais para estimular reações no cérebro conforme a intenção. A técnica pode ser usada para aliviar o estresse, combater a insônia, aliviar os sintomas da ansiedade e depressão, entre várias outras possibilidades. Hoje trouxemos alguns óleos essenciais que ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade e depressão e podem ser utilizados como tratamento complementar ao tratamento  psiquiátrico e à psicoterapia.

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

O que é aromaterapia?


Aromaterapia é uma técnica natural que faz uso dos aromas de óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro. A terapia alternativa, além de conseguir aliviar sintomas indesejados, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e trazer bem estar.

Como usar óleos essenciais?


Existem diversas formas de como usar os óleos essenciais. Mas, antes de comprar os óleos, certifique-se que são produtos naturais e orgânicos para evitar qualquer tipo de reação alérgica. 

Inalação: esse método é a forma mais simples de usar o óleo essencial pois faz a inalação diretamente do frasco. Recomenda-se fazer a inalação e segurar a respiração por 2 a 3 segundos e repetir esse processo ao longo do dia.

Aromatizador: é uma aparelho, que geralmente funciona como umidificador de ar e aromatizador, e usa de 2 a 3 gotas do óleo essencial com água para aromatizar o cômodo inteiro. 

Xícaras e toalhas: é possível também utilizar uma xícara com agua quente e algumas gotinhas do óleo para ir aromatizando o ambiente conforme a água for evaporando. Outra alternativa mais econômica é usar uma toalha úmida com a mistura de água mais óleo essencial e deixar ela próxima de você enquanto a água vai evaporando dela. 

Banhos e massagens: os óleos também funcionam sendo usados para banhos e massagens relaxantes.

Óleos essenciais para aliviar os sintomas da ansiedade

Camomila: serve para ansiedade, estresse e tensão muscular.

Lavanda: ansiedade, insônia e problemas respiratórios.

Patchouli: alivia os sintomas da depressão, promove relaxamento e a sensação de prazer.

Sândalo: ajuda a diminuir a libido, amenizar a tensão muscular e o estresse.

Jasmim: alivia os sintomas de ansiedade, depressão e estresse.

Bergamota: alivia os sintomas da depressão, ansiedade e estresse.

LEIA TAMBÉM:

Por