Geral

Elimine o cheiro de gordura com os óleos essenciais para cozinha

Por Larissa Silva 02/07/2020 ÀS 13H37
Aromas cítricos são os melhores para a cozinha Aromas cítricos são os melhores para a cozinha - Crédito: Dmitry Zvolskiy/Pexels

A cozinha é o ambiente da casa onde ocorre o encontro de diversos cheiros que dão vida para as receitas. Além disso, também é comum reunir a família e os amigos nela, como o coração da casa.

Portanto, o que torna esse cômodo tão especial é essa junção de alegria e prazer, afinal, é díficil encontrar alguém que não goste de sentir, por exemplo, o aroma de um bolo recém assado que desperta aquela boa sensação de aconchego no lar.

No entanto, alguns tipos de aromas fortes e desagradáveis, por vezes, tomam conta do ambiente - como é o caso do cheiro de gordura e/ou de comida queimada. 

Para evitar isso, os melhores óleos essenciais para cozinha são os cítricos, pois ajudam a eliminar os cheiros ruins sem deixar o ar pesado, estimulam o apetite e, de quebra, ainda potencializam as boas energias do local. 

Óleos essenciais para a cozinha

Laranja

Com aroma fresco e doce, o óleo essencial de laranja ajuda na redução da tensão e manda embora os pensamentos pesados, principalmente os mais pessimistas. Por isso, ele é ideal para dar um up em qualquer ambiente. É um estimulador do apetite e auxilia na tomada de decisão das pessoas, pois traz mais iluminação para a mente.

Alecrim

Promove energia e ajuda no processo digestivo. Colabora na melhora da memória e deixa o ambiente com um ar mais saudável e purificado.

Cardamomo

O óleo essencial de cardamomo é considerado um dos melhores para a cozinha, já que é um grande estimulante para o apetite. Ele deixa o ambiente mais refrescante, proporciona uma sensação de local limpo e revitaliza as energias.

Citronela

Sabe aqueles pequenos mosquitos que às vezes invadem a cozinha? Você pode colocar um ponto final nesse problema com a ajuda do óleo essencial de citronela, pois ele é capaz de espantar os insetos. Seus efeitos também revitalizam a atmosfera da cozinha.

Hortelã

O óleo essencial de hortelã combate os cheiros ruins, permite uma melhora na respiração e tem ação repelente para insetos. Além disso, ele é um poderoso estimulante do metabolismo e é eficaz na elevação do humor. 

Cravo

Pode ser utilizado junto com o óleo essencial de laranja para repelir a entrada de insetos e formigas dentro da sua cozinha. Outro benefício da fragrância de cravo é seu poder estimulante.

Pimenta negra

Colabora no aumento do apetite e deixa a cozinha mais cheia de energia. Isso ajuda a espantar os pensamentos negativos e traz mais motivação para os moradores da casa e para quem estiver no ambiente.

Como utilizar os óleos essenciais na cozinha

Existem diversas maneiras de utilizar óleos essenciais no dia a dia. Dentre elas, duas formas que se encaixam no ambiente da cozinha são o aromatizador e o difusor elétrico. Então, quando for preparar alimentos fritos, não esqueça de apostar nos aromas cítricos para eliminar os cheiros desagradáveis.

Já os óleos essenciais contra insetos, você pode colocar algumas gotas diretamente no canto da pia ou dentro do armário. Para os armários, pingue as substâncias dentro de um copo e a cada dez dias, repita o procedimento. 

LEIA TAMBÉM:

02239