Geral

Conheça 6 mantras especiais para despertar o que há de melhor em você

Por Redação João Bidu 16/07/2020 ÀS 18H13
Utilize o mantra durante a meditação Utilize o mantra durante a meditação - Crédito: Retha Ferguson/Pexels

Existem palavras sagradas capazes de estimular o despertar da nossa consciência e ajudar a florescer o que há de melhor dentro de nós.

Conhecidas como mantras, a entoação de determinadas palavras relacionadas com o hinduísmo e o budismo, podem elevar o nível da sua meditação para alcançar objetivos ligados a transformação do seu Eu interior.

Os mantras são repetidos como hinos, sílabas e frases que emanam uma vibração diferente de acordo com a fomação de cada um e a força da pronúncia ou até mesmo do pensamento. Por isso, são considerados ferramentas de conexão espiritual com espíritos supremos e desenvolvidos.

Mas, é importante saber que você não precisa seguir à risca os ensinamentos do hinduísmo ou do budismo para estabelecer essa conexão espiritual; sua própria visão de mundo pode ser encaixada na essência dos mantras.

Assim, a busca pela conexão com o Supremo pode ser interpretada também como o alcance da verdade, da consciência, da paz, do amor, de Shiva ou qualquer que seja seu objetivo principal.

Falar em voz alta ou mentalizar um mantra é um método de atrair o que deseja, para transformar a vida financeira, amorosa, pessoal e espiritual; o despertar da consciência e dos seus potenciais é possível por meio dessas poderosas palavras. Então, para alcançar um nível superior e consciência, conheça 6 mantras que vão te ajudar a despertar o que há de melhor em você.

Mantras para despertar o melhor de você

Ganesh Maha Mantra

Om Gam Ganapataye Namaha 

Om Gam Ganapataye Namaha 

Om Gam Ganapataye Namaha

Para despertar o melhor de você e ver os seus potenciais com mais clareza, o primeiro passo é abrir o caminho para essa transformação. Esse mantra significa “Eu te saúdo, Senhor das tropas” ou “Om e saudações àquele que remove obstáculos do qual Gam é o som seminal” - ouça a pronúncia aqui.

Ao chamar o deus Ganesha, você está pedindo para a força divina te ajudar a abrir o caminho para seguir em frente. Tudo que bloqueia sua passagem será ultrapassado com mais facilidade, porque o mantra encherá seu coração de coragem.

Gayatri Mantra 

Om bhur bhuva svar 

Tat savitur varenyam 

Bhargo devasya dhimahi 

Dhiyo yo nah prachodayat

Para ter clareza mental e saber lidar com as situações de uma maneira mais sábia e sincera com você mesmo(a), utilize esse mantra, que quer dizer: “Ó Deus da vida que traz felicidade, dá-nos Tua luz que destrói pecados, que a Tua divindade nos penetre e possa inspirar nossa mente” - escute o mantra aqui.

Gayatri é uma ferramenta de luz que impede que a mente seja tomada pelas trevas. Com a consciência tranquila, sua transformação será mais plena e você conseguirá obter os seus objetivos - desde que sejam relevantes para sua vida.

Ho'oponopono

Eu sinto muito 

Me perdoe 

Eu te amo

Sou grato

O mantra é de origem havaina e é utilizado como uma oração para curar, libertar e afastar as energias negativas que estão ligadas com o passado da pessoa que o pratica. 

Sabe aquele sentimento ruim que você pode estar guardando dentro de você em função de algo que aconteceu há algum tempo? Pois é, ele se manifesta como uma doença que prolifera rancor, tristeza, desânimo, ressentimentos e medos - ou seja, energias ruins e estagnadas. Para resolver esse problema, o Ho'oponopono funciona como um curativo para as feridas da alma. 

Maha Mantra 

Hare Rama Hare Rama 

Rama Rama Hare Hare 

Hare Krishna Hare Krishna 

Krishna Krishna Hare Hare

O mantra é interpretado como: “Dá-me a Vontade Divina, Dá-me a Vontade Divina, Vontade Divina, Vontade Divina, Dá-me, Dá-me. Dá-me Alegria, Dá-me Alegria, Alegria, Alegria, Dá-me, Dá-me” - você pode ouvir o mantra aqui.

Pensamentos que pesam a mente, deixando-a cansada e sem rumo, são obstáculos que impedem o seu crescimento. Para despertar os potenciais que há dentro de você, você precisa acreditar em si e se livrar de tudo que indique o contrário - começando pelos pensamentos negativos.

No momento em que sentir o peso dos pensamentos, ouça e repita esses versos para não ser influenciado(a) pelos efeitos desgastantes do pessimismo.

Saccha Mantra

Prabhu Aap Jago Paramatma Jago

Mere Sarve Jago Sarvatra Jago

Seu significado é “Que o amor desperte. Que o amor desperte em mim e em todos os lugares”, e sua essência é um convite para renovar as energias e ver o mundo com outros olhos - para melhor compreender as sílabas do mantra, ouça-o aqui.

Repita o mantra para sentir o verdadeiro amor tomar conta de você. Este não é no sentido apenas afetivo, afinal, o amor vai além das relações físicas entre duas pessoas. Ele se trata do amor divino e, para entrar em contato com essa pureza, seu coração precisa estar tranquilo e aberto.

Om

Para recitá-lo, diga "óm" e feche a boca, mas continue entoando o som da letra "m". Para sentir a intensidade da sílaba, ouça a pronúncia aqui.

Esse mantra é um dos mais conhecidos e praticados pelas pessoas, afinal, seus resultados são benéficos para várias áreas físicas e psicológicas da vida. 

O som OM pode agir no corpo físico, ajudando na cura de tensões e bloqueios. Já na mente, o mantra auxília os pensamentos, traz paz e faz com que o emocional seja fortalecido.

LEIA TAMBÉM:

02334