Geral

Você sabe como usar óleo essencial? Confira 7 maneiras para o dia a dia!

Por Redação João Bidu 19/06/2020 ÀS 11H22
Saiba como usar óleo essencial no seu dia a dia Saiba como usar óleo essencial no seu dia a dia - Crédito: Syda Productions/Shutterstock

Óleos essenciais estão cada vez mais famosos graças aos seus poderes terapêuticos. Com eles, é possível combater a ansiedade e o estresse, como também elevar mais o humor e estimular o raciocínio - entre outros inúmeros benefícios que eles podem trazer para nossa vida.

Com certeza existe uma fragrância que irá suprir suas necessidades, porém a grande questão é: na prática, como usar óleo essencial? Não há apenas uma resposta certa, portanto, selecionamos 7 maneiras de usar óleo essencial no cotidiano. Assim, você saberá como usufruir das propriedades medicinais de forma eficaz e prática!

Como usar óleo essencial no dia a dia

Massagem

Se você sente o corpo mais tenso, de certo está na hora de uma boa massagem! Essa atividade ajuda no relaxamento, no alongamento e na desatrofiação dos músculos, no alívio de dores físicas, na melhora da circulação sanguínea e na dissipação do estresse.

Para acabar com a tensão e o estresse, o ideal é que a massagem seja feita nas costas, na cabeça e/ou no pescoço e os movimentros devem ser feitos com uma pressão moderada ou intensa.

Você até pode massagear o próprio pescoço e ombros, porém, se tiver outra pessoa na casa, peça para ela realizar a massagem no seu corpo da seguinte maneira:

Deite-se de barriga para baixo. A pessoa que for fazer a massagem precisa passar nas suas costas de cinco a dez gotas do óleo essencial que quiser, junto com um pouco de óleo vegetal. A mistura deve ser espalhada por toda região do corpo.

Como o objetivo é diminuir o estresse, utilize óleos essenciais calmantes, com efeito relaxante.

Em seguida, a pessoa precisa colocar as mãos lado a lado sobre o fundo das suas costas e fazer movimentos circulares de dentro para fora. A massagem pode ser feita com as pontas dos dedos ou apenas com os nós dos dedos. Para ter o efeito desejado, os movimentos devem durar, no mínimo, dez minutos.

Para potencializar o relaxamento, faça a massagem à noite, após o banho quente. Esse tipo de massagem é especialmente eficaz à noite, pois relaxam os corpo e a mente a ajudam a dormir melhor. Além disso, para potenciar o efeito relaxante, o banho quente antes da massagem ajuda a relaxar e funciona como uma espécie de aquecimento para o corpo. 

Difusor de ambiente

Os difusores podem ser encontrados em diferentes versões, como os elétricos e os de anel.

Os elétricos normalmente são feitos de plástico ou cerâmica e são ligados diretamente na tomada, esquentando a superfície e liberando o aroma do óleo essencial. Nele, é necessário usar apenas o óleo, sem misturar com nada - entre 5 e 15 gotas, dependendo da qualidade do produto e da intensidade do cheiro.

Há, ainda, o difusor de anel, que você pode prender em uma luminária ou abajur. Com o calor da lâmpada, o óleo essencial no anel evapora e é liberado no local.

Difusor pessoal

Para manter o aroma do óleo essencial mais próximo de você e, assim, aproveitar melhor as propriedades terapêuticas das substâncias, experimente utilizar o difusor pessoal. Esse item nada mais é do que um colar com uma abertura na qual é depositado um pedaço de algodão ou pano com algumas gotas do óleo essencial que desejar.

Dessa maneira, você sentirá com mais intensidade a fragrância, aumentando os efeitos sobre seu corpo. Além disso, se for um tratamento específico, por exemplo, o difusor pessoal ajuda a tornar o efeito individual.

Por exemplo, quando você sentir que a irritabilidade está tomando conta de você, experimente usar um difusor pessoal com algumas gotas de óleo de lavanda. Depois, é só aguardar os efeitos de calmaria e paz.

Existem colares difusores feitos de cerâmica, vidro, resina e metais. Alguns também são feitos de pedras absorventes, nas quais a essência pode ser aplicada diretamente. Além de ajudar a melhorar o bem-estar da pessoa, também é um ótimo acessório de estilo.

Aromatizador

Os aromatizadores contam com varetas de madeira que são mergulhadas no líquido para absorvê-lo e, assim, liberar o aroma aos poucos. Nele, deve ser utilizada uma mistura de substâncias, incluindo o óleo essencial. Com o tempo, o ambiente é preenchido com o cheirinho da essência utilizada.

Esse tipo de "difusor" é mais eficaz nos cômodos menores, como por exemplo no quarto e no banheiro. Se você sentir que o perfume está acabando, mesmo com o frasco cheio, vire as varetas!

Umidificador de ar

Nos dias secos ou se você tem problemas respiratórios, o umidicador de ar pode ser um ótimo aliado - e você ainda pode apostar nos óleo essenciais nele! Isso porque o aparelho elétrico tem uma parte que deve ser preenchida com água. Nela, você pode adicionar as gotas da essência que quiser. Além de manter o cômodo com um aroma agradável, o ar fica mais fresco e a respiração mais leve, graças à evaporação da água. 

Óleo essencial na pele

Alguns óleos essenciais são muito concentrados e, por isso, não é recomendável a aplicação direta na pele. Se o seu óleo não for aprovado para utilização direta na cútis, vale aplicar uma pequena quantidade da essência em algum produto que você já tenha costume de usar, como uma loção hidratante.

Você também pode diluir um pouco de óleo essencial em óleos-base para evitar a irritação da pele. Existem óleos-base de abacate, amêndoa doce, macadâmia, girassol, rosa mosqueta, coco, entre outros. A quantidade não precisa ser exagerada - para uma gota do óleo essencial é preciso usar três gotas da base.

As máscaras faciais podem ficar mais potentes com algumas gotas de essência. Para isso, pingue até duas gotas do óleo essencial na máscara da sua preferência. Outra forma de usar as fragrâncias é por meio de compressas, principalmente para tratar torcicolo e dores musculares. Pegue uma toalha e coloque de duas a cinco gotas de óleo essencial, coloque com pressão sobre a região dolorida e espere 15 minutos. 

Para usar na pele, seja direta ou indiretamente, conheça a procedência do seu óleo e procure comprar sempre de marcas confiáveis, aprovadas em testes dermatológicos.

Escalda-pés

Essa receita é maravilhosa para quem quer descansar após um dia estressante. Ferva três litros de água mineral e, em um recipiente qualquer, coloque a água, duas gotas de óleo essencial - escolha aqueles com propriedades relaxantes, como a lavanda -, meia xícara de sal grosso e algumas bolinhas de gude. Se seus pés estiverem inchados, a lavanda e o sal vão reduzir esse efeito, enquanto o contato da sola dos pés nas bolinhas de gude proporcionará um estado de calmaria.

Para sentir mais frescor nos pés, experimente utilizar água com cinco gotinhas de óleo essencial de hortelã com sal marinho. Você sentirá os pés livres de qualquer tensão.

LEIA TAMBÉM:

02186