Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Sociedade líquida: saiba como viver melhor diante da insatisfação

mulher olhando para a janela num dia chuvoso
Veja como esse conceito influencia o cotidiano - Foto: Shutterstock

Vivemos em uma sociedade onde o sentimento de insatisfação é contínuo. O sociólogo Polonês, Zygmunt Bauman, utilizou o conceito de “Modernidade Líquida” como forma de explicar como se processam as relações sociais na atualidade. Segundo ele “Os tempos são líquidos porque tudo muda tão rapidamente… Nada é feito para durar, para ser sólido.”

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Insatisfação contínua

Nós passamos o dia desejando coisas novas e, assim que as conseguimos, já queremos algo diferente, mais novo. A maioria das pessoas parecem estar insatisfeitas, seja com o país, com o emprego atual, o relacionamento amoroso, com aspectos ligados à autoimagem ou com seus aparelhos eletrônicos que parecem estar sempre antigos.

Sociedade angustiada

Temos um constante sentimento de que deveríamos ser melhores, fazer melhor, ser mais produtivos, mais conscientes. Essa cobrança o tempo todo gera uma sociedade angustiada e frustrada no dia a dia.  Essa insatisfação pode afetar nossas vidas de inúmeras maneiras, podendo gerar um estado de insatisfação crônica que é tóxica e nos conduz ao perfeccionismo e à autocobrança.

Celebre suas conquistas

Poucas pessoas possuem o hábito de celebrar suas conquistas. Quanto mais comemorarmos, até mesmo pelas pequenas coisas, mais emoções positivas iremos gerar em nós – e na tentativa de sentirmos essas vibrações novamente, temos mais bons resultados e pensamentos positivos do que maus resultados e emoções negativas. É uma questão de hábito, de mudança de mentalidade. Porém, existem algumas formas de diminuir essa constante sensação de insatisfação. São elas:

Formas de diminuir a insatisfação

1. Praticar a GRATIDÃO. Ser grato pelo o que você tem hoje, pois quanto mais agradecemos, mais coisas boas acontecem. Procure enumerar, todos os dias, três motivos que você tem para a agradecer;

2. Elimine a necessidade constante de aprovação por parte dos outros;

3. Evite comparar a sua vida com a das outras pessoas. Isso pode causar inveja e esse sentimento te afasta do seu bem-estar psicológico, não sendo motivador para alcançar seus desejos. Ter ambição e procurar modelos para performar melhor é diferente de sentir inveja;

4. Procure ser mais assertivo e tome decisões. A incerteza te leva a um lugar de angústia e insegurança sempre;

5. Permita-se ao erro;

6. Viva mais o momento presente e aproveite as pequenas coisas. Pratique e tenha como hábito o mindfulness;

7. Busque o autoconhecimento;

8. Aprenda a se amar com seus defeitos e suas virtudes para poder ser mais feliz consigo mesmo;

9. Faça um trabalho voluntário;

10. Pare de procrastinar. A procrastinação gera mais ansiedade.

A insatisfação, quando dentro de um quadro de normalidade, pode ser fonte de energia e motivação para sair da zona de conforto e ir em busca de soluções para problemas e satisfação pessoal.

Examine o que você está dizendo a si mesmo. O que você aceitou, está aceitando e aceitará no futuro é baseado na noção que você tem de si mesmo. Para mudar isso, aceite conscientemente quem você quer ser e aja em conformidade com isso.

Texto: Alessandra Assis é psicóloga e especialista em relacionamentos

Leia Também

Autoconhecimento

Entenda como a energia feminina está ligada ao processo de autoconhecimento e aprenda a acolher a sua jornada

Autoconhecimento

Conheça o princípio hermético do mentalismo que traz a mente como o caminho necessário para atingirmos a plenitude na vida

Bem-estar

Se você gosta de magias e rituais com as dicas do astrólogo João Bidu, confira como os óleos essenciais podem melhorar sua energia

Autoconhecimento

Você sabia que as emoções guiam a sua vida?