Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Querer ter uma vida equilibrada pode não ser o caminho para sua felicidade; entenda

mulher em paz
Aprenda o real significado de felicidade - Foto: Shutterstock

Constantemente ouvimos que o segredo para uma vida repleta de bem-estar e satisfação é o equilíbrio. Seja em qual área for – relacionamentos, alimentação, exercícios físicos, trabalho, lazer, estudos – a máxima de “nem oito e nem 80” parece conseguir contemplar todas as variáveis e indicar o melhor caminho para sua felicidade. Vamos refletir um pouco sobre a palavra “equiliíbrio”. Para mim, ela remete à ideia de igualdade, compensação, estabilidade e balanceamento. E para você? Faça uma breve pausa na leitura para esta reflexão. Seria, dessa forma, realmente possível viver uma vida equilibrada a todo momento em busca da felicidade?

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Do equilíbrio ideal à harmonia possível

A igualdade ou compensação decorrentes da ideia de equilíbrio soa como algo distante de ser concretizado, remetendo à certa idealização, mais como um foco do que como um alvo realmente possível de ser atingido.

Agora, vamos refletir sobre a palavra “harmonia”. Ela me sugere paz, conciliação,  disposição ou combinação de elementos agradável e prazerosa, coesão e coerência. E para você?

Trazendo para a aplicação na vida prática do dia a dia, a harmonia significaria o ajuste de cada pessoa, coisa ou situação a seu respectivo lugar, de acordo com o momento mais adequado.

É natural que em certos momentos o foco da vida esteja mais em uma área, como os estudos, por exemplo, na época de pré-vestibular, ou os cuidados com o recém-nascido, ou no trabalho, quando se há o objetivo de consolidação na carreira.

Na música, é a relação harmoniosa entre as sonoridades que confere prazer e contentamento aos ouvintes, mesmo que um instrumento, voz ou batida se destaque mais do que o restante em alguns momentos.

Na vida ocorre o mesmo. O natural é que ela esteja constantemente desequilibrada, solicitando que direcionamos nossos esforços e energia mais para determinada área em determinado período.

Saber a hora de ajustar

Claro que é necessário ficar atento para perceber se o aspecto onde estamos colocando nosso foco em ter uma vida equilibrada é aquele mais coerente com a própria solicitação da vida ou se não estamos nos deixando levar devido a medos, traumas, preocupações irreais…

Por exemplo, alguém que se coloca como muito focado no trabalho pode estar vivenciando um problema de relacionamento conjugal. A vida está solicitando mais atenção para o casamento, mas a pessoa está resistente quanto a isso, fugindo de encarar a situação, e usa o trabalho para se esconder.

Por isso, um processo terapêutico é tão relevante e faz toda a diferença para sabermos captar e entender os sinais da vida e da nossa própria sabedoria interior, reconhecendo os nossos “pontos-cegos” e desenvolvendo mais autonomia para lidar com nossas questões.

Texto: Bia Albuquerque (@biaaterapeuta), terapeuta energético-espiritual, humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico.

Leia também:

Encare os desafios como oportunidade e comande o agora

Entenda como o medo prejudica sua aura e deixa você vulnerável

Compreenda o que há por trás da traição e descubra como nunca ser traído

Leia Também

Autoconhecimento

Quais são as suas metas para as áreas principais da vida? Aprenda, aqui no João Bidu, a organizar para ter mais clareza e bem-estar...

Bem-estar

Conheça a Oração da Gratidão para transformar as energias na Páscoa e trazer melhores vibrações para você e sua família

Autoconhecimento

Jonas Masetti, Acharya e Fundador do Vishva Vidya, fala como a cultura milenar indiana enxerga os sentimentos e as sensações

Bem-estar

Descubra o que são sigilos, como eles funcionam e como você pode incorporá-los para melhorar, de fato, a sua vida