Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Lidar com as emoções: como entender melhor o que sentimos

Saiba como analisar suas emoções

mulher plena e feliz
Saiba como lidar com suas emoções - Foto: Shutterstock

Nossas emoções são o leme do barco da vida. A inteligência emocional pode impactar diretamente em nossas relações, nossa autoestima e, principalmente nos resultados profissionais. 

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Entender as emoções

As emoções estão associadas a uma reação corporal, ativada por neurotransmissores e hormônios liberados pelo cérebro. Já os sentimentos são moldados por experiências, crenças, memórias e perfil comportamental.

Para compreender melhor

Uma zebra quando está sendo caçada, ela corre, está em fuga, e o corpo dela libera adrenalina pelo instinto de sobrevivência. O mesmo acontece com o ser humano, quando se vê diante de uma situação desconhecida ou algum gatilho que traz medo e ansiedade. Mas existe uma diferença importante: a zebra age por instinto e logo após a fuga ela não pensa mais naquilo e volta a viver a sua vida normalmente. O ser humano não, ele continua relembrando os acontecimento, registrando gatilhos e, mesmo estando na situação de fuga, a mente ativa os mesmos componentes. Isso prejudica todo o nosso corpo, pois estamos constantemente liberando substâncias nocivas, de adrenalina ininterrupta. 

Emoções: há controle?

É fato que nós não podemos controlar as emoções. O sentir é humano, faz parte de nós. Vamos sentir ao longo da vida raiva, medo, alegria, ciúme, frustração e euforia. As emoções passam por nós, mas nós temos o poder de comandar como reagiremos diante delas. A minha emoção não posso controlar, mas o meu comportamento diante disso sim. Então analise a emoção, observe e escolha a melhor forma de agir.

Ser inteligente = capacidade de resolver problemas complexos. A sua inteligência emocional é de extrema importância para tudo na vida. Não existe emoção ruim, existe comportamento ruim quando algumas emoções aparecem!

Habilidades da inteligência emocional

Daniel Goleman é considerado o pai da inteligência emocional, ele diz que para sermos inteligentes emocionalmente precisamos de 5 habilidades:

Autoconhecimento: identificar o que despertou os meus sentimentos e o que funciona para mim. 

Autogerenciamento: administrar as emoções que surgem. Nós escolhemos o que nos afeta através do significado que damos às palavras e situações. Ressignifique e filtre o que você escolhe trazer para a sua vida.

Automotivação: saber seus pontos fortes e como trabalhar cada um deles.

Lidar com as emoções do outro: empatia, escuta ativa, capacidade de melhorar minhas relações.

Relacionamentos: respeitar os limites e processos de cada ser.

Vamos praticar?

Um exercício que ajuda em todos esses aspectos é fazer um diário das emoções. Todos os dias faça uma autoanálise, coloque no papel seus sentimentos, as emoções que passaram por você. Esse exercício vai ajudar a trazer mais clareza aos pensamentos, além de fazer entender os pontos que você pode melhorar.

Pergunte-se: Que tipo de acontecimento eu vou deixar chegar na minha vida para escolher que tipo de emoção eu vou viver!

Leia Também

Autoconhecimento

Lições de um dos maiores poemas épicos da Índia para vencer nossa Guerra Interior. Inspire-se no Bhagavad Gita para uma vida melhor

Autoconhecimento

Os Kleshas estão relacionados ao hinduísmo e a yoga. Entenda os seus obstáculos internos e como superá-los

Autoconhecimento

As cartas podem ser verdadeiras bússolas para identificar padrões e tendências

Autoconhecimento

A prática de estudos da Vedanta ensina um novo olhar sobre a vida e é procurada, principalmente, por líderes para melhorar resultados