Fale conosco

O que vc está procurando?

Tarot

Entenda como o Ás de Copas, do tarot, pode nos ensinar além do amor

carta as de copas
Entenda melhor a carta Ás de Copas, do tarot - Foto: Shutterstock

O que realmente entendemos sobre o amor? Certamente você já deve ter escutado ou lido aquele versículo bíblico que diz: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha…O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Vamos a um pequeno exercício: Quando se fala de amor, qual o primeiro pensamento que vem em sua mente? Um relacionamento romântico feliz? Harmonia em família? Amor ao pet e aos amigos? As possibilidades podem se estender, mas agora trago a reflexão, em qual posição você pensou em si mesma? No tarot, a carta Ás de Copas vem nos ajudar muito com esse assunto.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Todas as canções de amor

Falar de amor próprio pode parecer clichê para alguns, de todas as letras de músicas relacionadas ao amor, é extremamente difícil encontrar uma que fale sobre o amor como algo que não é projetado a alguém, algo relacionada somente a nós, que promove um estado de paz, contemplação e auto satisfação com a vida. Sempre temos como referência um alguém, até mesmo nas poesias.

Voltando um pouco naquele versículo, analisando-o por completo, é de se pensar: onde é que podemos compreender que o amor é essa projeção que insistimos em fazer? Ao ler com atenção, nós podemos facilmente perceber que o amor está relacionado a tantos outros sentimentos que só dizem respeito a nós, como a paciência, bondade, inveja, rancor, injustiça.

É por isso que quando a pessoa vai embora, o amor fica. Porque ele é só nosso e aí sim, entramos na dinâmica de evitar que o nosso amor vá embora, se transforme em todos os sentimentos destrutivos listados acima que amarguraram a nossa alma. E é nesta temática que entendemos melhor o Ás de Copas.

Mas, afinal, o amor é uma emoção?

Eis aqui uma questão que deixa dúvida até mesmo nos estudiosos da psicologia humana: O amor é uma emoção? Alguns dizem que existem 5 principais emoções universais: Medo, Raiva, Alegria, Nojo, Tristeza. Outros dizem que são 6, incluindo nesse pacote a Surpresa. Elas são transmitidas como parte de nosso processo evolutivo, trazendo vantagens de sobrevivência.

Energia universal

Acontece que, em nenhuma das listas, encontramos o amor. Simplesmente porque ele é o resultado da soma de tantos comportamentos e atitudes e que também recebemos de outras pessoas, que produzem em nós emoções universais. Quando em equilíbrio, principalmente na fase de gestação e na infância, crescemos pessoas psicologicamente saudáveis, já no caso de falhas podem gerar consequências patológicas ou caso em excesso, impede a autonomia.

Ás de Copas

No tarot, os Arcanos menores representam o desdobramento das energias apresentadas nos Arcanos maiores e para isso, é preciso haver um agente, no caso, nós. Devido à sua fluidez, as emoções humanas estão relacionadas com a água, e por isso no Naipe de Copas, estamos falando sobre o mundo das emoções, os sentimentos humanos.

A energia pitagórica do número 01 representa o princípio de tudo – ele é o modelo original de todos os outros números unidos integralmente. É o princípio de toda a multidão, produz nada além de si mesmo e é indivisível. As ideias expressas pelo Ás de Copas e seus símbolos são muito amplas e a simbologia do deck pode auxiliar ou dificultar a disseminação delas. Nos decks mais tradicionais, vemos uma mão direita trazendo uma taça, dela jorra veios de água tal como uma fonte.

Novas oportunidades

A mão direita é a representação da ação do universo ou Deus, que traz uma nova oportunidade. Já a taça transbordando representa a fonte da vida, as emoções que transbordam. Vemos ainda uma pomba branca, símbolo da paz, pureza e serenidade. Em algumas cartas podemos ver essa pomba carregando uma hóstia e na taça gravada a letra W, fazendo referência a palavra wine “vinho”. Simbolizando o batismo, uma nova vida, uma renovação espiritual para nós.

Será possível preservar essa mensagem diante de uma desilusão? Afinal, ainda que o “amor” vá embora, dentro de nós ele permanece.

Texto: Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.

Instagram: @origemtherapias

Site: https://www.origemtherapias.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/origemtherapia

Leia Também

Tarot

O planeta da prosperidade entra em destaque esta semana. Veja o que o tarot diz sobre a entrada de Júpiter em Gêmeos

Tarot

O Sol em Gêmeos pode trazer complexidade nas relações. O colunista do João Bidu dá dicas do tarot para a temporada geminiana

Tarot

Confira como entender melhor o arcano menor 6 de Espadas que nos convida a olhar melhor para onde estamos indo

Tarot

Chegamos no quinto mês e ele é um dos mais importantes do ano. Vem conferir quais são as previsões do Tarot em Maio para...