Fale conosco

O que vc está procurando?

Tarot

Afinal, as cartas do tarot podem resolver nossas desordens sentimentais?

Saiba como usar melhor as cartas do tarot

cartas do tarot
Descubra as possibilidades das cartas do tarot - Foto: Shutterstock

Ansiedade, insegurança, melancolia, rigidez, dependência, depressão… são consideradas dores da alma desde o século IV a.C. e o século XVII quando surgiu a teoria dos humores desenvolvida por Hipócrates, o pai da medicina. Naquela época, as Ciências Exatas ainda eram um “cromossomo”, comparada aos grandes avanços de hoje. Não há dúvidas que as Ciências Humanas trouxeram todos os questionamentos que favorecem ir em busca desses avanços. E é nesse campo das Humanas que surge a questão: é possível utilizar as cartas do tarot para solucionar as nossas desordens sentimentais? 

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Blá, Blá, Blá da Pseudociência

Todos os amantes do esoterismo, especialmente das cartas de tarot, em algum momento já passaram pela comparação dos fundamentos holísticos como pseudociência. Mas quando se trata da complexidade do ser humano, poucos sabem ou fingem não saber que as Ciências Humanas são mais interpretativas e menos exatas – ou seja, não existe uma fórmula. Mas existem padrões ainda que pregam que cada ser seja único –  e isso ficou ainda mais claro depois de grandes estudos realizados por nomes como Wundt, Freud, Jung e tantos outros.

Desordens Emocionais

Citar que a alma é o centro de tudo é o mesmo que dizer não saber de nada! É ser fatalista, generalista e preguiçoso, esse posicionamento limita o campo de qualquer avanço, muitas religiões e vertentes esotéricas utilizam dessa opinião para alimentar a alienação, que possibilita o controle sob qualquer indivíduo. Quando buscamos as fontes das desordens emocionais é preciso pensar no ser humano como um verdadeiro sistema, como peças interligadas e muitas dependentes entre si, para o funcionamento correto. Até mesmo a nossa genética e alimentação é um fator indispensável, não existindo assim, uma única causa, mas sim uma junção de vulnerabilidades que favorecem as desordens. Toda emoção é resultado do funcionamento do nosso corpo e também atua sobre ele, esses resultados podem ser químicos produzidos por nossas glândulas hormonais ou físicos produzidos pelos neurotransmissores, ambos os tipos são liberados em nossa corrente sanguínea. 

Você pode mudar, se quiser

Nem todas as pessoas que passam com psicólogos, são encaminhadas para um psiquiatra, isso porque existe uma diferença entre o funcionamento emocional e sentimental. Enquanto as emoções estão condicionadas aos fatores bioquímicos e até genéticos como anteriormente citados, os nossos sentimentos estão relacionados a ação, a nossa experiência, o modo como lidamos com esses estímulos emocionais. Cada ação que tomamos é calculada pelos nossos pensamentos conscientes e também pelos nossos hábitos e costumes que nos condicionam ao longo do tempo, chamados de pensamentos inconscientes. São os pensamentos que indicam até onde vai o seu potencial de sucesso.

A importância do repertório mental

Para conseguir pensar diferente, nós precisamos aprender. Somente pela aprendizagem é que ampliamos os nossos conhecimentos e ampliamos o nosso repertório mental, criando novas sinapses e saindo do estado limitado de consciência que nos causa neurose. Por isso, até mesmo o acesso a boas condições sociais e de educação, são importantes, pois aumentam o nosso repertório mental.

Cartas do tarot e seus simbolismos

As cartas do tarot trazem em suas imagens inúmeros significados, que também se alteram quando combinamos as lâminas entre si. É uma maneira muito rica de trazer novos pontos de vista, pois facilita novas linhas de raciocínio e alimenta o nosso repertório mental, mas principalmente clarifica a maneira como atualmente nós estamos enxergando a situação analisada. A partir daí, podemos entender os pensamentos que nos levaram ao estado de neurose e limitação.

Método investigativo

É uma ótima ferramenta para ser utilizada como um método investigativo e também para contrapor o pensamento limitante, pois ao deixar as cartas falarem, relaxamos o ego, favorecendo novas perspectivas e sentimentos. Com isso, podemos tirar a resposta de que sim! O uso dessa ferramenta, pode nos ajudar a solucionar as desordens sentimentais, e quando isso acontece, chamamos de sincronicidade.

Mudando as perspectivas

Diferente da causalidade, ela produz uma mudança da visão de mundo, produz uma transformação na vida. A sincronicidade mexe com as emoções e gera uma mudança do estado de consciência, favorecendo os gatilhos para uma transformação pessoal, faz com que o ego se volte para a alma e ao estarmos atentos, podemos incrementar muito o nosso processo evolutivo.

Texto: Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.

Instagram: @origemtherapias

Site: https://www.origemtherapias.com.br/

Leia Também

Tarot

Desistência ou Esperança. Veja a profundo mensagem do tarot sobre a dualidades desses sentimentos

Tarot

A partir de domingo (9) teremos o trânsito de Marte em Touro. O tarot traz mensagens para cada signo do zodíaco

Astrologia

O resultado do tarot em Junho chegou! Vem com a gente descobrir o que as cartas revelam para seu signo este mês

Tarot

O planeta da prosperidade entra em destaque esta semana. Veja o que o tarot diz sobre a entrada de Júpiter em Gêmeos