6 tipos de atividade física para manter a saúde em casa
Por Larissa Silva 25/05/2020 ÀS 18H50
A prática diária de exercícios físicos tem relação direta com sua saúde física e mental. Sendo assim, se você tem sintomas de insônia, dificuldade para pegar no sono, dores no corpo, estresse e ansiedade, saiba que essas questões podem ser resultados da falta de cuidado com seu corpo e sua mente - e isso inclui a atividade física.
Sabemos que com o isolamento social e a rotina exaustiva, muita gente parou de fazer seus exercícios de costume. Mas, ficar em casa não é sinônimo de ficar parado(a), então, a dica é reservar pelo menos 30 minutos do seu dia para praticar alguma atividade física em casa.
Para te ajudar a escolher entre tantas opções, selecionamos alguns tipos de atividade física para você experimentar durante o isolamento - e depois dele também!
Importância dos exercícios físicos
Muito além da ideia errada de "corpo perfeito" que os padrões sociais impõem, a prática regular de atividade física permite a redução do risco de doenças no coração e no cérebro, auxilia o bom funcionamento do intestino, aumenta sua flexibilidade, sua sensação de prazer e de bem-estar, além de ajudar no gasto diário de energia - o que proporciona melhores noites de sono.
Outros benefícios conhecidos, associados aos exercícios são:
- Melhora da memória e da concentração;
- Elevação do humor;
- Aumento da disposição física e mental;
- Fortalecimento da imunidade natural;
- Alívio de dores e tensões musculares.
Especialmente durante o isolamento, as atividades físicas colaboram diretamente para a manutenção da saúde emocional. Isso porque o movimento do corpo libera endorfina no cérebro, o que ajuda na propagação do sentimento de felicidade e prazer.
Atividades físicas em casa
Yoga
Atividade que trabalha o corpo e a mente, o yoga pode diminuir as dores na coluna, desenvolve o equilíbrio, ajuda no emagrecimento saudável, melhora o sono, reduz os níveis de estresse e auxilia na disposição do corpo. Além disso, a prática também trabalha com a meditação e com a consciência plena.
Existem diferentes tipos de yoga, porém, todos exigem dedicação e empenho do praticante. Os resultados físicos podem aparecer em até três meses, mas o bem-estar é sentido imediatamente.
Para fazer yoga em casa, use o aplicativo Pocket Yoga, considerado o "Yoga de bolso". Nele, há 27 aulas que vão te auxiliar a desenvolver da melhor forma essa atividade física. Separe um espacinho em casa, estique seu tapete de yoga ou uma toalha no chão e mergulhe nessa atividade.
Pilates
A concentração e o equilíbrio são duas bases muito trabalhadas na prática de pilates. Essa atividade é famosa por ajudar na definição dos músculos do corpo. Além disso, se você tem problemas de postura, saiba que o pilates é uma ótima opção de atividade física para corrigir isso.
Outros benefícios são a expansão da consciência corporal, melhora na coordenação motora, diminuição das dores musculares e o equilíbrio de todas as funções do corpo.
Gestantes também podem praticar, com a ajuda de um profissional, para fortalecer o corpo, deixando-o mais preparado para a hora do parto e para alongar os músculos.
Exercícios aeróbicos
Para quem quer gastar muita energia e perder peso com mais facilidade, a dica é optar pelos exercícios aeróbicos. Eles reduzem o risco de desenvolver diabetes e hipertensão, retardam o processo de envelhecimento, ajudam a relaxar e a combater a depressão.
Qualquer atividade que faça você respirar mais profundamente e que acelere os batimentos cardíacos pode ser considerada um aeróbico. Os mais conhecidos são a corrida, natação, pular corda e o ciclismo.
Para fazer exercícios aeróbicos em casa, você pode baixar aplicativos no celular para acompanhar o passo a passo de cada atividade. Alguns exemplos de aplicativos gratuitos são o Nike Training Club, Sworkit e o Fitness Point.
FitDance
Para se divertir bastante enquanto exercita o corpo, a melhor alternativa é o FitDance. Esse exercício mistura vários ritmos e coreografias para proporcionar maior gasto de energia e melhorar o condicionamento físico. Em geral, você pode gastar de 400 a 600 calorias por hora durante uma aula de FitDance. Outros benefícios são o aumento do bem-estar e a melhora da autoestima e da confiança.
Vários canais do YouTube disponibilizam coreografias que exigem muito movimento do corpo. É o caso do canal FitDance, no qual você pode encontrar as danças de várias músicas do momento. Perfeito até para se preparar para quando o isolamento acabar e as festinhas voltarem com tudo, né?
Musculação
Se a sua intenção for tonificar os músculos, que tal experimentar a musculação? Muitas pessoas fogem dessa atividade, porque ela exige muito do corpo, porém, ainda é a principal para quem deseja ganhar massa muscular ou até emagrecer.
Como ela fortalece o corpo, a postura é muito beneficiada, além da densidade óssea, que fica mais resistente contra fraturas e osteoporose. Também ajuda no combate de problemas emocionais, pois diminui consideravelmente o estresse e a ansiedade por meio da liberação de endorfina.
Outra qualidade desse exercício é a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, diminuindo, assim, os riscos de doenças cardíacas. Para fazer musculação em casa, tenha cuidado com o excesso de peso; comece com pesos mais leves e aumente de acordo com o ritmo do seu corpo.
Você pode utilizar sacos de arroz ou feijão como peso para exercitar os braços ou amarrá-los nos calcanhares para tonificar as pernas e glúteos.
Treinamento funcional
Alternativa muito motivadora, pois se baseia em movimentos como agachar, girar, puxar, correr e empurrar. São diversas as possibilidades de exercícios, por isso, com certeza você pode encontrar aquele que mais combina com seu estilo.
Não é necessário, mas você pode utilizar itens para complementar os treinos, como cordas, bolas e elásticos. Tudo para deixar o exercício mais pesado e, assim, mais eficaz.
Essa atividade proporciona melhora na saúde da coluna vertebral, acelera o metabolismo, alivia o estresse, ajuda no processo de reabilitação de lesões do corpo, desenvolve a agilidade, a resistência e o condicionamento físico, além da força muscular.
Em casa, utilize os aplicativos Workout trainer e 7 Minute Workout Seven, para desenvolver os melhores treinos que encaixam na sua rotina.
LEIA TAMBÉM:
- Descubra a atividade física ideal de cada signo na quarentena
- Yoga para crianças: os benefícios da prática durante a infância
- Descubra como cada signo lida com o próprio corpo
02098