Geral

Dicas de como utilizar óleos essenciais na limpeza doméstica

Por Larissa Silva 02/05/2020 ÀS 07H27
Além de perfumados, os óleos essenciais podem incrementar a limpeza doméstica Além de perfumados, os óleos essenciais podem incrementar a limpeza doméstica - Foto Pexels

Os ambientes da casa precisam de cuidados diários, especialmente neste momento de pandemia de Covid-19. Para garantir mais energia e tranquilidade para seu lar, além de deixá-lo livre de bactérias, vírus e fungos, você pode utilizar os óleos essenciais na limpeza doméstica e nos objetos da casa.

Óleos essenciais na limpeza domésticas

O aroma dos óleos essenciais contêm propriedades terapêuticas que atuam sobre várias áreas do corpo físico, mental e espiritual. Porém, muito além dos seus compostos medicinais, essas fragrâncias podem ter efeito bactericida, o que as tornam eficaz também na limpeza doméstica. Além disso, utilizar os óleos essenciais naturais no lugar dos produtos de limpeza tradicionais evita a produção de resíduos no meio ambiente.

Uma substância presente nesses óleos é o terpeno, responsável por uma forte ação antimicrobiana, fungicida, antiviral, e antiparasitária. Alguns óleos essenciais, ainda, como os de cravo, canela e tomilho, têm grande quantidade de fenóis, outro componente que age contra a proliferação de bactérias e fungos. 

O óleo de lavanda, planta muito famosa pela sua marcante fragrância, tem essa mesma propriedade antisséptica e antibacteriana. Portanto, fazer uso dela e tantas outras plantas e flores, garante limpeza, purificação do ar e maior bem-estar na casa. Então, confira como fazer uso desses benefícios nos cômodos e nos utensílios da sua casa.

Cozinha

A cozinha é um importante cômodo da casa, pois, de acordo com o Feng Shui, é responsável pelas energias de riqueza. Para deixar sua cozinha bem limpa e perfumada, misture 100 ml de vinagre branco, 100 ml de água, 16 gotas óleo de tomilho, 48 gotas de óleo de malaleuca e 56 gotas de óleo de limão siciliano. Esse produto impedirá a proliferação de fungos e bactérias. Lembre-se que a mistura precisa ser bem agitada antes de cada utilização.

Banheiro

Misture uma colher (sopa) de sabão líquido ou detergente natural com duas xícaras de água. Então, coloque 10 gotas de óleo essencial de eucalipto, 10 gotas de óleo essencial de melaleuca e misture bem. O ideal é fazer essa mistura em um frasco de spray, para pulverizar nas superfícies do banheiro. Em seguida, deixe o produto agir por cinco minutos e limpe o local com uma esponja ou pano limpo.

Lavanderia

Para deixar a máquina de lavar e o tanque mais cheirosos e limpos, utilize a mistura de um pouco de sabão em pó natural com 15 gotas de óleo essencial de lavanda. Limpe os locais com essa misturinha.

Pias e azulejos

Locais com muita sujeira acumulada precisam de uma limpeza mais pesada, não é? Para isso, você irá precisar da combinação de óleos essenciais e o bicarbonato de sódio. Pegue meia xícara de bicarbonato de sódio e misture com meia xícara de sabão vegetal. Coloque 10 gotas de óleo de limão siciliano, 10 gotas de óleo essencial de melaleuca, 10 gotas de óleo de lavanda e um pouco de glicerina vegetal. Aplique essa mistura com um pano sobre os locais mais sujos.

Vidros e espelhos

Em meia xícara de água purificada, adicione uma xícara de álcool, uma colher (sopa) de vinagre de álcool e dez gotas de óleo essencial de limão ou laranja-lima. Coloque esses itens em um frasco de spray e aplique nas superfícies com um pano limpo.

Todas superfícies

Para uma limpeza completa, coloque 8 gotas de óleo essencial de lavanda, 15 gotas de óleo essencial de limão siciliano e 10 gotas de óleo de eucalipto em 500 ml de água purificada. Misture bem e aplique nas superfícies. Cuidado apenas com objetos que podem manchar.

Mofo

Em locais com indícios de mofo, aplique a seguinte mistura: em um frasco de spray, coloque uma xícara de água, uma xícara de vinagre de álcool e 15 gotas de óleo essencial de maleleuca ou orégano. Pulverize a região com mofo e depois limpe com um pano seco e limpo.

LEIA TAMBÉM:

02007