Geral

Descubra os melhores florais para combater a ansiedade e o medo

Por Larissa Silva 06/05/2020 ÀS 12H48
Os florais podem ajudar no aumento da coragem e da confiança Os florais podem ajudar no aumento da coragem e da confiança - Monicore/Pixabay

Os florais são remédios naturais preparados por meio da mistura de essências que contêm propriedades de restauração do equilíbrio do corpo e da mente. Cada floral é feito de uma - ou mais - determinada espécie de flor, portanto, existe uma essência diferente para cada tipo de problema.

Neste momento de pandemia e isolamento social, o corpo e a mente precisam de maiores cuidados para não serem afetados pelos fatores externos que, na maioria das vezes, estão fora do nosso controle. Para isso, existem florais para ansiedade e medo, que podem ajudar a trazer mais alívio e tranquilidade para você, principalmente neste período.

Vale ressaltar que a terapia floral não substitui os tratamentos tradicionais e a psicoterapia. Além disso, ela precisa ser tomada com regularidade para alcançar os efeitos desejados.

Melhores florais para ansiedade e medo

Existem florais preparados especialmente para trazer mais conforto, segurança e coragem - com eles, as emoções negativas são amenizadas. Não há contraindicações para o uso dessa terapia.

Dentre os florais de Bach, desenvolvidos pelo médico inglês Edward Bach, existem ótimas opções para obter auxílio neste momento, sem precisar recorrer à alopatia. Confira quais são os mais indicados no combate ao medo e à ansiedade!

Impatiens

Com o isolamento social, muitas pessoas precisaram refazer seus planejamentos e mudaram totalmente seus modos de vida. Entrar nesse novo ritmo não é fácil, afinal, a mudança repentina causa desconfortos e preocupações. Para conseguir se adaptar melhor e sem precisas sofrer com a ansiedade, o floral Impatiens pode ajudar.

Aspen

Outro sintoma que pode aparecer neste momento de pandemia são os medos excessivos. Sentir medo e receio acerca da situação do mundo é normal - o problema é quando você não consegue desenvolver outras atividades por causa desses sentimentos. Para conseguir deixar sua mente mais serena, experimente o floral Aspen.

Cherry Plum

Ficar dentro de casa pode causar uma sensação de pânico e desespero. Se sentir que está perdendo o controle da situação, utilize o Cherry Plum. Mas, como aliada aos florais, a ajuda profissional também é importante! Lembre-se: você não está sozinho(a) e conseguirá sair dessa situação.

Red Chestnut

O Red Chestnut é ideal para aliviar a preocupação - principalmente quando é sobre a saúde das pessoas que você ama. Além desse floral, mentalize e acredite que elas ficarão bem e não deixe de manter contato, mesmo à distância, com cada uma delas. 

Honeysuckle

Lamentar pelo passado também não é uma atitude saudável. Com o tempo, você pode ficar deprimido(a) e ansioso(a). Além disso, ao propagar lamentações, outras pessoas podem ser afetadas e prejudicadas pelo seu pessimismo. Uma maneira de controlar esse sentimento é com o auxílio do floral Honeysuckle.

Mimulus

Para os problemas do dia a dia, especialmente aqueles que geram medo, o floral Mimulus ajudará a trazer mais confiança e ousadia para resolvê-los.

Olive

O Olive é uma excelente opção para promover uma revitalização do ser. Com ele, você ficará livre da ansiedade e da sensação de esgotamento provocada por ela.

Como funciona a terapia de florais?

O Dr. Edward Bach acreditava que não só doenças e desequilíbrios eram tratados com os florais, mas também a personalidade da pessoa. Isso porque as enfermidades são resultados de conflitos na alma e na personalidade que geram o desiquilíbrio no corpo e na mente. 

Os florais foram desenvolvidos para cuidar desses males que tanto atrapalham nossa vida. Para utilizar esse tratamento, coloque, diretamente na boca, quatro gotas do floral escolhido, no mínimo quatro vezes ao dia - ou de acordo com a indicação do terapeuta floral.

Até hoje não foram encontrados efeitos colaterais do tratamento, então não há contraindicações.

Também não existe idade mínima para a terapia floral, mas o ideal é diluir a essência em um pouco de água para os bebês, crianças pequenas e gestantes.

Cuidados com a ansiedade e medos

Observe como a ansiedade e os medos, além de outros pensamentos e emoções negativas, se manifestam em você. Compreenda esses sintomas como um alerta de que as coisas não estão bem e de que é preciso fazer algo para resolvê-las.

Procure se conectar com o seu ser e com sua verdadeira essência. Mas, para isso, em primeiro lugar, é preciso se afastar de agentes que podem estar afetando o seu estado de espírito.

Notícias desagradáveis, pessoas pessimistas, conflitos na família, conteúdos violentos e o total isolamento do mundo são fatores que roubam a energia vital do corpo. Então, ainda que o isolamento e a informação sejam necessários, tente diminuir seus efeitos, tornando o período em casa mais leve e diminuindo o tempo de consumo de notícias.

Ao sentir que está perdendo controle da situação e os métodos naturais não estão funcionando, procure ajuda de especialistas e converse com amigos e família. Acredite que este momento de pandemia irá passar e que você não precisa enfrentar nenhum problema sozinho(a).

LEIA TAMBÉM:

02018