Geral

8 curiosidades sobre a poderosa prática do Ho'oponopono

Por Julia Abud 16/04/2020 ÀS 12H39
Pratique diariamente o Ho'oponopono no conforto da sua casa Pratique diariamente o Ho'oponopono no conforto da sua casa - Foto Pexels

O Ho'oponopono é uma técnica havaiana que, quando usada regularmente, pode curar as feridas do coração e libertar a mente das amarras do rancor e das mágoas que podem prejudicar sua saúde emocional e até sua imunidade física. Recitar o Ho'oponopono é um exercício de reconciliação consigo mesmo e com o Universo.

Se você quer começar a praticá-lo, pode apostar na versão original ou nas específicas para cada signo; todas têm o mesmo objetivo, que é ajudar o praticante a alcançar o perdão, o amor e a gratidão. Mas, antes, que tal conhecer um pouco mais sobre a técnica? Para isso, confira 8 curiosidades sobre o Ho'oponopono que vão te ajudar a entender melhor essa filosofia e como praticá-la.

Curiosidades sobre o Ho'oponopono

As palavras do Ho'oponopono

"Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato."

Quanto você usa essas palavras no seu dia a dia? Saiba que elas são a base do Ho'oponopono pelo grande poder transformador que cada uma carrega. Isso porque, para sentir a paz interior, primeiro é preciso se permitir abrir mão do orgulho; dar espaço para o perdão no coração e ser grato pela vida. Tudo isso ajuda na libertação dos sentimentos de culpa e dor que machucam a alma. O perdão faz parte da compreensão da autorresponsabilidade que temos pelas nossas atitudes e ações diárias. Além disso, ele nos leva a ter mais amor e gratidão pela nossa vida e por quem somos.

O mantra precisa ser falado em voz alta?

Você pode dizer as palavras em voz alta, baixinho ou simplesmente mentalizá-las; como preferir! O ideal é sentir cada palavra no seu interior e pensar nas situações que combinam com o significado delas.

Ho'oponopono não é religião

A técnica não tem ligação com nenhuma religião, portanto, não importa qual seja sua crença, você pode praticar esse mantra quando quiser. O Ho'oponopono é considerado também um estilo de vida; as ações diárias são pensadas e feitas de acordo com os príncipios de perdão, amor e gratidão emanados por esse mantra.

Essa técnica é um tipo de meditação?

O Ho'oponopono pode ser feito durante a meditação tradicional, mas não é uma regra. Meditar ou pensar nas palavras já é o suficiente para a prática. Outra dica é usar técnicas de respiração durante a mentalização do mantra; isso vai garantir que a mente e o corpo entrem em um estado de relaxamento e foco, o que ajuda no processo do Ho'oponopono.

Qual o melhor lugar para fazer isso?

Um ambiente tranquilo, sem tantos ruídos é perfeito para conseguir deixar a mente trabalhar. Além disso, o Ho'oponopono combina com qualquer momento do dia e é importante praticar com frequência, pois a cura da alma é um processo longo e diário. Vale dar algumas pausas nos afazeres da rotina para mentalizar ou recitar a oração.

O mantra só serve para dores do passado?

O mantra ajuda a libertar o coração das mágoas do passado, mas também pode ser utilizado para situações do presente. Por exemplo, quando você se deparar com algo que deixa seu coração triste ou sentir uma energia negativa dentro de si, seja por fatores externos ou internos, mentalizar as palavras do Ho'oponopono pode aliviar a tensão.

Principalmente neste momento de pandemia, em que há muitas notícias acerca do número de infectados e mortos pela Covid-19, sentimentos ruins podem surgir dentro de você. Se isso acontecer, experimente testar o Ho'oponopono para se livrar dessa negatividade.

Quantas vezes as palavras precisam ser repetidas?

A repetição pode variar de acordo com as suas necessidades e sua intuição - e a sequência também. Portanto, sinta o que sua mente está pedindo e vá de acordo com o seu sentimento. Só você sabe o quanto precisa e a força que deve colocar em cada frase.

Os resultados são rápidos?

Dedicação e confiança são as chaves para sentir os resultados da prática. Não pense nos resultados, mas foque no processo de cura da alma. O tempo pode ser maior para algumas pessoas e menor para outras; o segredo é não se comparar com ninguém e não desistir! Lembre-se que o coração precisa estar aberto para aceitar as mudanças, então dedique suas forças para que isso aconteça. 

Agora que você já sabe tudo sobre o Ho'oponopono, que tal começar a praticar esse mantra tão poderoso?

LEIA TAMBÉM:

01950