Geral

13 maneiras de aumentar a imunidade pelo emocional

Por Redação João Bidu 09/07/2020 ÀS 13H22
Uma mente tranquila impede o desenvolvimento de doenças Uma mente tranquila impede o desenvolvimento de doenças - Crédito: Oleg Magni/Pexels

Distúrbios psicológicos, tais como a ansiedade e a depressão, são fatores que podem desencadear sérios problemas no corpo físico, uma vez que também afetam a resposta do sistema imunológico. 

O aumento excessivo de cortisol no corpo - hormônio responsável por controlar o estresse - faz com que a imunidade fique mais baixa, suprimindo as funções naturais de defesa do corpo. Ou seja, ao fortalecer o emocional, também é possível aumentar a imunidade.

O nervosismo não apenas afeta as defesas do organismo, mas toda a extensão do corpo físico. Assim, é possível associar esse problema com as dores de cabeça, dores estomacais, taquicardia, sensação de falta de ar e até mesmo com a queda de cabelo e a acne. 

Para proporcionar mais qualidade de vida para, separamos 13 dicas eficazes de como aumentar a imunidade pelo emocional. As dicas são um conjunto de atividades para fazer em casa que vão deixar seus dias muito mais animados e saudáveis, seu corpo mais fortalecido e que farão sua mente desacelerar.

Dicas para aumentar a imunidade com o emocional

Aposte no yoga!

Seja com a ajuda de um professor por meio de aulas online ou sozinho(a), essa prática tende a render muitos frutos positivos para a mente. Ao controlar de maneira adequada a respiração, que é uma atividade muito desenvolvida no yoga, é possível reduzir as taxas de estresse e de ansiedade, sem precisar utilizar medicamentos. Além disso, o exercício ajuda a manter a cabeça focada no presente e melhora a flexibilidade e a capacidade de concentração.

Deixe o passado para trás

Se algo de ruim aconteceu no passado, tente superar e seguir em frente. Afinal, é o dia de hoje que possibilita que você tenha novas atitudes e experiências. Em outras palavras, procure praticar o ato do perdão - tanto a si mesmo quanto aos outros - e faça isso sobre os erros e mágoas que já ocorreram. Assim, sua alma ficará mais tranquila, seu coração ficará em paz e você sentirá leveza para trilhar o seu caminho daqui pra frente.

Tenha uma vida social ativa

Com a pandemia e a restrição social, houve um aumento nos sentimentos de tristeza e solidão nas pessoas. Contudo, uma vida social ativa, na quarentena, não significa sair para encontrar os amigos, mas cultivar a distância os laços de amizade para mantê-los fortalecidos. Isso porque são seus amigos e parentes que podem ajudá-lo(a) a enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Além disso, também são eles que estarão presentes nos momentos alegres, tornando sua rotina ainda mais especial. Lembre-se que uma ligação faz toda diferença, tanto para você quanto para quem está do outro lado da chamada.

Invista em você

Poder contar com outras pessoas para transformar seu dia é uma ótima forma de se sentir bem. Contudo, também é importante reservar alguns momentos para si mesmo(a). Assim, você se conhece melhor e, de quebra, consegue relaxar e se entreter com aquilo que lhe dá prazer.

Porém, é fácil se pegar com a dúvida: "o que me dá prazer"? Passamos tanto tempo sem olhar para dentro de nós que até esquecemos o que nos traz alegria e satisfação. Então, pare por um momento e reflita sobre as coisas que te fazem feliz. Pense como é possível desenvolver atividades com base no que te traz bons sentimentos. Depois é só colocar a mão na massa!

Controle o estresse

No mundo moderno, as pessoas estão constantemente expostas ao estresse decorrente das contas a pagar, brigas, desemprego, pressão social, doenças, entre outras situações desagradáveis. Às vezes parece que não é possível estar no controle de tudo e, na verdade, realmente não é! Porém, sabe qual poder você tem sobre essas coisas? A capacidade de amenizar o nível de esgotamento. Para fazer isso existem inúmeras terapias que ajudam, como a Musicoterapia, a Cromoterapia, a Aromaterapia e a Acupuntura.

Ria mais!

Preocupar-se demais traz efeitos negativos à saúde. Estar com o corpo e a mente leves é uma iniciativa saudável que deve ser praticada diariamente. Para ser mais feliz, é necessário aprender a relevar as coisas. Se problemas de trabalho, família ou no relacionamento estão em um estado que não dá para suportar, busque ajuda de um psicólogo. Você terá o apoio de um profissional para te ensinar a utilizar no dia a dia ferramentas para lidar com o estresse, com os medos, preocupações, pessimismo, raiva, baixa autoestima e ansiedade.

Dê uma chance ao diferente

Quantas vezes você abriu espaço na vida para algo diferente acontecer? Entrar em contato com novas pessoas, conhecer uma outra cultura ou aprender sobre outras ideias são coisas que, por vezes, não parecem importantes. Olhe tudo isso com outros olhos, imagine quantas possibilidades você está perdendo por estar com os conhecimentos parados. Além disso, ao conhecer outras realidades, você expande seu próprio mundo e encontra maneiras de ser uma pessoa melhor. Sem sair de casa é possível visitar virtualmente diversos museus, conhecer pessoas de outras regiões e entrar em contato com outros campos do conhecimento humano.

Seja grato sempre

Já parou para reconhecer, apreciar e agradecer por todas as conquistas que você obteve até então? Essa atitude deve ser feita diariamente! Para ser mais grato, acostume-se a listar mentalmente os acontecimentos, sentimentos e sensações positivas presentes em sua vida. Mas, não procure pelos "grandes acontecimentos". Olhe mais para as pequenas coisas; são elas que fazem a diferença, afinal estão sempre ao seu lado te afetando positivamente para ser uma pessoa melhor.

Adote um pet

O contato direto com os animais é uma atividade que estimula a mente, traz prazer e mais alegria para a rotina. Se você gosta de bichinhos, não importa qual seja a espécie, saiba que a relação com eles tem um efeito positivo no controle de estresse e da ansiedade. Ter um melhor amigo em casa, especialmente na quarentena, deixará os dias mais animados e cheios de aventuras. O amor dos pets é tão amplo que é quase impossível não abrir o coração para eles.

Mas, lembre-se: toda adoção deve ser responsável para evitar os maus tratos e o abandono. Então, antes de adotar, certifique-se de que o pet será bem recebido por todos da casa e tenha em mente que ele irá te acompanhar por muitos e muitos anos!

Plante

Além de ser uma atividade estimulante para o cérebro, principalmente para a concentração e a criatividade, plantar é uma atitude muito útil para o dia a dia! Ter especiarias fresquinhas sempre à mão para fazer chás ou usar como temperos traz praticidade ao dia a dia. Fora isso, plantar também é um ato de amor com o meio ambiente

Então, entre em contato com a terra, mesmo que você não tenha qualquer prática com isso! Seja um jardim, um vasinho ou um canteiro, a interação com uma planta promoverá grandes efeitos relaxantes em você e trará mais vida e boas energias para seu lar.

Ouça mais músicas

Nada de melancolia: escolha canções alegres, cante junto e sinta os resultados positivos pouco a pouco na sua rotina. Existem estudos sobre a interferência da música no bem-estar e é possível identificar resultados positivos em quem tira algum tempo do dia para ouvir canções alegres e motivadoras. Se possível, dance também - e faça isso do seu jeito, sem vergonha de ser feliz! 

Quando estiver quase na hora de ir dormir, experimente colocar no ambiente melodias mais calmas, com o volume baixinho. A atmosfera será transformada e o ambiente ficará mais propício ao sono tranquilo.

Avalie as áreas de sua vida

Pegue papel, caneta e liste seus pontos fortes, suas qualidades e habilidades únicas. Assim como já foi mencionado, não foque apenas em "grandes" coisas, afinal, isso é muito relativo e, portanto, não pode ser qualificado. Se você é uma pessoa que sorri bastante, saiba que isso é uma qualidade. Se tiver facilidade para realizar uma determinada tarefa, isso também é uma habilidade.

Paciência, determinação, força de vontade, entusiasmo, entre outros aspectos, são considerados pontos fortes. Percebe como é possível identificar coisas boas em você? Com certeza você tem esses ou outros dons naturais - e nenhum é pior ou menor que os demais.

Depois que fizer sua lista, faça uma segunda com os pontos que você acredita que precisam ser melhorados. Observe se é possível colocar essas ideias em prática e se são tão importantes assim. Crie um plano para si com o objetivo de melhorar suas atitudes e viver mais plenamente do jeito que quiser. Tente melhorar ao menos um aspecto em cada setor da vida - profissional, pessoal, familiar e amorosa.

Abrace a si mesmo(a)!

Por ora, os abraços em outras pessoas precisam esperar um pouco, já que é de extrema importância respeitar o distanciamento social neste momento. Então, abrace a si mesmo(a)! Olhe no espelho e pense em todas as situações que você já passou e em todas as vitórias conquistadas. Visualize as pessoas que ama e como você é rico(a) em amor e saúde, tudo graças aos seus feitos e ações durante os anos. Isso não pode ser esquecido, portanto, envolva os braços ao redor do corpo e permita ser abraçado(a) pela pessoa que você é.

LEIA TAMBÉM:

02262