Fale conosco

O que você está procurando?

Espiritualidade

Religião x espiritualidade: entenda a diferença entre elas

Saiba a diferença entre religião x espiritualidade e aprenda a se tornar uma pessoa mais centrada nesse setor - Shutterstock

Reconhecer a diferença entre religião x espiritualidade pode ser uma ótima maneira de começar a entender o que, de fato, significa esse lado na vida e como ela pode ser diferente para cada pessoa. Existem muitos tipos de espiritualidade, os quais podem se basear em crenças pessoais ou não. Há, também, muitas razões diferentes pelas quais as pessoas a praticam. Ela é frequentemente debatida e comumente mal compreendida. Muitas pessoas a confundem com religião e trazem crenças sobre seu impacto em discussões sobre o tema. Embora todas as religiões enfatizem a espiritualidade como uma parte importante da fé, é possível ser “espiritualizado” sem necessariamente fazer parte de uma comunidade religiosa organizada.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Qual a diferença entre religião x espiritualidade?

Podem ser difíceis de distinguir, mas existem algumas diferenças bem definidas entre as duas. A religião é um conjunto específico de crenças e práticas organizadas, geralmente compartilhadas por uma comunidade ou grupo. Já a espiritualidade é mais uma prática individual e tem a ver com ter uma sensação de paz e propósito. Também se relaciona com o processo de desenvolvimento de crenças em torno do significado da vida e da conexão com os outros.

Uma maneira que pode ajudá-lo a entender a relação entre religião x espiritualidade é imaginar um jogo de futebol. As regras, os árbitros, os jogadores e as marcações de campo ajudam a guiá-lo enquanto você pratica o esporte de uma maneira semelhante à forma como a religião pode guiá-lo para encontrar sua espiritualidade. Jogar bola em um parque, sem ter que jogar no campo ou com todas as regras e regulamentos, também pode lhe dar satisfação e diversão e ainda expressa a essência do jogo, de modo semelhante à espiritualidade em relação à vida. As pessoas podem se identificar com qualquer combinação de religião e espiritualidade, mas ser religioso não as torna automaticamente espiritualizadas ou vice-versa.

Diferentes tipos de espiritualidade

A espiritualidade mística baseia-se no desejo de ir além do mundo material, dos sentidos, do ego e, até mesmo, do tempo. Essa abordagem centra-se nas relações pessoais e um sentido de unidade com todas as coisas.

A espiritualidade autoritária é uma forma particularmente forte de espiritualidade baseada em uma necessidade de definição e regras. Esse tipo de espiritualidade é particularmente comum em práticas religiosas específicas.

A espiritualidade intelectual se concentra na construção de conhecimento e compreensão da espiritualidade por meio da análise da história e das teorias espirituais. Essa abordagem pode ser encontrada no estudo da religião, também conhecido como Teologia.

A espiritualidade do serviço é uma forma comum de espiritualidade em muitas religiões. Ela é predominantemente construída em torno de servir aos outros como uma forma de expressão espiritual.

A espiritualidade social é frequentemente praticada por pessoas que experimentam um sentimento espiritual na companhia de outras. O apoio social é, muitas vezes, visto como um dos aspectos importantes da espiritualidade em geral.

Por que as pessoas praticam a espiritualidade?

Diversas pessoas veem a espiritualidade como uma ótima maneira de buscar consolo e paz em suas vidas. Muitas vezes, ela pode ser praticada com o apoio da ioga, por exemplo, que se concentra no alívio do estresse e na liberação de emoções. A espiritualidade também é usada como uma forma de adquirir novas perspectivas, reconhecendo que nosso papel na vida tem um valor maior do que podemos compreender. Ela pode livrar as pessoas da dependência por coisas materiais e estabelecer um propósito maior. Além disso, algumas pessoas também veem a espiritualidade como uma forma de lidar com as mudanças ou incertezas.

Leia também:

Sol chega em Câncer e traz sentimentos e emoções à flor da pele

Incensos com aromas afrodisíacos: aposte neles para boas vibes no amor