Fale conosco

O que você está procurando?

Espiritualidade

Chico Xavier: 20 anos sem o líder espírita

Chico Xavier
Nesta quinta-feira (30), completa-se 20 anos da morte do mais famoso médium brasileiro e líder da comunidade espírita, Chico Xavier - Crédito: Federação Espírita do Estado de SP

Hoje (30), faz exatos 20 anos da morte de Chico Xavier, líder espírita e médium que psicografou cerca de 459 obras e vendeu mais de 50 milhões de livros – sem receber nenhum centavo por eles, já que costumava dizer que as obras não pertenciam a ele, mas sim, aos espíritos. Agora, o que nos resta é a certeza de que, um dia, a personificação de bondade, caridade e amor ao próximo viveu entre nós.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Quem foi Chico Xavier?

Em 2 de abril de 1910, nasceu Francisco Cândido Xavier – ou apenas Chico Xavier, na cidade de Leopoldo (MG). Durante um período de 60 anos, ele escreveu mais de 490 livros e várias milhares de cartas alegando usar um processo conhecido como psicografia. Os livros escritos por Chico abrangem uma variedade de temas, como religião, filosofia, romances e novelas históricas, literatura portuguesa, poesia e ciência, além de milhares de cartas destinadas a consolar as famílias de pessoas falecidas durante suas sessões. Seus livros venderam cerca de 50 milhões de cópias e as receitas geradas por eles foram totalmente destinadas para trabalhos de caridade.

Chico tinha Emmanuel como seu guia espiritual, que, segundo ele, viveu na Roma antiga como senador Publius Lentulus, reencarnou na Espanha como padre Damien e, mais tarde, como professor, na Sorbonne, na Universidade de Paris. Através de sua mediunidade, Chico Xavier foi um representante importante do Espiritismo. Passou sua vida de forma modesta, recebendo diversas homenagens e honrarias, sendo indicado ao Prêmio Nobel da Paz nos anos de 1981 e 1982.

Chico ajudou a firmar a Doutrina Espírita no Brasil

Suas aparições em programas de TV no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 ajudaram a firmar o Espiritismo como uma das principais doutrinas no Brasil, com mais de 5 milhões de seguidores. Apesar dos problemas de saúde, continuou trabalhando até sua morte, em Uberaba. Em 2010, uma biografia cinematográfica intitulada “Chico Xavier” foi lançada no Brasil e foi um sucesso de bilheteria. 

Morte de Chico Xavier e a Copa do Mundo

No dia 30 de junho de 2002, Chico Xavier desencarnou aos 92 anos. Porém, a data trazia outro acontecimento importante: naquele domingo, o Brasil ganhava a Copa do Mundo pela quinta vez, no Japão. O fato mais curioso é que ele sempre dizia ter vontade de morrer em um dia em que o Brasil estivesse muito feliz. Dito e feito.

Citações marcantes de Chico Xavier

“Aos outros dou o direito de ser como são, a mim dou o dever de ser cada dia melhor.”

“A maneira como você trata os animais revela o que há em seu coração.”

“Mesmo que não saibamos exatamente o que pedir ao Pai, se houver amor em nossos corações, receberemos até o que não pedimos.”

“É absolutamente inútil orar a Deus e continuar a ferir os outros.”

“Não é o ouro e nem os títulos que fazem o engrandecimento do homem; mas sim a renovação íntima dele, na aquisição da vida superior.”

“A palavra da bondade é uma semente de simpatia.”

“Um dos maiores prazeres concedidos ao homem sobre a Terra é o de reencontrar corações que simpatizam com o seu.”

“Feliz ou não, a lei da vida sempre é seguir em frente com a cabeça erguida.”

Leia também:

Trabalho e dinheiro para seu signo em Julho: confira as previsões

Previsões dos Orixás para Julho: energia de Oxóssi rege o mês