Fale conosco

O que você está procurando?

Autoconhecimento

Conheça mais sobre si com a Lista das 10 Percepções

A Lista das 10 Percepções possibilita mais clareza em relação à qualidade de vida nos campos físico, mental, emocional, energético e espiritual - Shutterstock

Já se foi o tempo em que não estar doente era sinônimo de ter saúde. Atualmente, a ideia de ser saudável abrange uma perspectiva mais global, relacionada ao bem-estar do indivíduo em seus aspectos físico, mental e social. Com a dinâmica de um estilo de vida acelerado, é comum as pessoas não olharem para si mesmas com o intuito de fazer uma reflexão sobre seu bem-estar, sobre o quanto sua vida tem qualidade ou se são ou não verdadeiramente felizes. A Lista das 10 Percepções a seguir é uma ferramenta valiosa neste sentido. Mesmo simples, possibilita a autoanálise em aspectos profundos do ser.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Autoanálise com a Lista das 10 Percepções

Para fazer essa atividade, reserve um momento tranquilo, em que possa manter a atenção focada e não ter interrupções. Coloque a sinceridade em primeiro lugar, procurando trazer à tona seus conteúdos mais íntimos. Leia cada um dos itens a seguir e, pausadamente, faça uma lista anotando pelo menos um aspecto em cada um deles. 

Por mais que você consiga fazer mentalmente, é muito válido executar esta atividade realmente escrevendo suas observações. Ao transformar seus pensamentos em palavras, ocorre um processo de ganho de consciência e, ao ler suas anotações, você consegue refletir e analisar com mais profundidade sobre elas.

Lista das 10 Percepções

  1. Dores que tem no corpo
  2. Doenças com as quais já foi diagnosticado
  3. Pensamentos que dominam a mente
  4. Pensamentos não desejados
  5. Emoções que não consegue sentir ou expressar
  6. Emoções que atrapalham o seu dia a dia
  7. Situações nas quais sente que estão “sugando” sua energia
  8. Situações nas quais se sente revitalizado
  9. O quanto encontra de propósito em sua vida
  10. Como anda a sua fé e o quanto se liga a ela

Abrangência global

A reflexão sobre esses itens da Lista das 10 Percepções proporciona que se faça uma varredura em todos os campos da existência humana neste plano: físico, mental, emocional, energético e espiritual.  O campo físico está sendo analisado por meio dos itens 1 e 2. Já os tópicos 3 e 4 trabalham com o campo mental, que é a parte que tem raciocínios lógicos, faz planejamentos e também pode se iludir.

O campo emocional – que corresponde aos sentimentos e emoções – é analisado nos itens 5 e 6. Os itens 7 e 8 abordam o campo vibracional, que são as frequências e vibrações e garante a vitalidade do corpo físico. O campo espiritual, que trata da consciência, propósito e ligação com a espiritualidade – sem que se tenha necessariamente cunho religioso – é observado nos tópicos 9 e 10.

Revisão e quantificação

Agora, volte à sua lista das 10 Percepções e dê uma nota de 1 a 10 em cada ponto que você anotou, indicando o quanto cada um deles é constante ou incomoda você, sendo 0 algo que quase não incomoda e 10 algo que está muito presente em sua vida.

Não há uma resposta certa ou um gabarito com pontos certos a marcar. A proposta é que olhe para você e reflita sobre você mesmo, que consiga identificar os pontos que estão mais urgentes em sua vida, os que estão sendo negligenciados e aqueles com os quais está precisando de ajuda imediata.

Conexões sem fim

Mas, vale relembrar que todos esses campos da existência humana são interligados. Por isso, o desajuste em um ponto pode estar gerando desequilíbrio em outro. Da mesma forma, a melhora de um aspecto pode promover uma elevação do nível de bem-estar. Por isso a importância de sempre estar cuidando de você globalmente.

Uma maneira muito potente de vivenciar esse autocuidado e trabalhar o seu ser de maneira completa é passar por um tratamento com a Metodologia Humanoterapeuta, que é uma terapia feita com técnicas específicas e um passo a passo definido para cuidar do ser humano nas suas dimensões energética, emocional, mental e espiritual, refletindo em sua vida física e corpo físico. 

Texto: Bia Albuquerque (@biaaterapeuta), terapeuta energético-espiritual, humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico

Leia também:

Entenda como o medo prejudica sua aura e deixa você vulnerável

Compreenda as várias mortes do ser humano

Desvende os segredos dos desdobramentos espirituais