Fale conosco

O que você está procurando?

Astrologia

O que são Decanatos? Seu signo pode ajudar a entender

Os decanatos permitem que você conheça mais a fundo sua personalidade astrológica - Shutterstock

Os amantes da Astrologia sabem que seu signo solar pode dizer muito sobre uma pessoa. Existem inúmeras maneiras de entender mais a fundo sua personalidade astrológica, no entanto, são vários níveis de complexidade. Da mesma forma que podemos analisar nossos signos solar, lunar e ascendente, também podemos nos aprofundar ainda mais neste universo, entendendo, por exemplo, o que são os decanatos na Astrologia e descobrir o que eles têm a dizer a respeito da nossa personalidade. Se você já se perguntou por que as pessoas nascidas no mesmo signo parecem diferentes, são eles que podem ajudar a responder a essa pergunta.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Decanatos na Astrologia: o princípio

Para entender os decanatos na Astrologia, é necessário primeiro entender que cada signo ocupa 30 graus do Zodíaco, para um total de 360 graus. Então, os decanatos são criados em subdivisões de 10 graus. Seu decanato depende de onde seu aniversário cai dentro dessa amplitude de 30 graus. Aproximadamente os primeiros dez dias do signo configuram o primeiro decanato, enquanto os seguintes são o segundo decanato e os terceiros dez dias são o terceiro decanato.

Cada divisão de 10 dias dentro da regência do signo possui um significado único. Se você nasceu no primeiro decanato (nos primeiros dez graus ou dez dias de um signo), você incorpora as características do seu signo em todos os níveis dele. E quem nasceu nos próximos decanatos astrológicos, incorpora as essências dos signos do mesmo Elemento, na ordem. Por exemplo, se você nasceu no primeiro decanato de Áries, você traz toda sua força ao máximo. Já se você nasceu no segundo decanato ariano, além deste signo, você traz aspectos importantes de Leão (segundo signo de Fogo). Mas, se você nasceu nos últimos dez dias de Áries, sua personalidade também esbarra em Sagitário – terceiro e último signo do mesmo Elemento que o seu.

Decanatos de Áries

21 de março a 30 de março: primeiro decanato de Áries, regido por Marte. Assim, as pessoas nascidas nesses dias possuem traços clássicos arianos: enérgicos, determinados, competitivos, líderes natos. 

De 30 de março a 9 de abril: segundo decanato – além das características de Áries, traz também as energias de Leão. Indivíduos nascidos neste decanato podem, por exemplo, adorar ser o centro das atenções e serem mais criativos do que outros arianos.

De 10 a 19 de abril: terceiro decanato  – além das características de Áries, esta pessoa traz também elementos de Sagitário. Alguém nascido neste decanato pode, portanto, ser ainda mais aventureiro do que outros arianos, bem como mais filosófico, aberto e otimista.

Decanatos de Touro

20 de abril a 29 de abril: primeiro decanato de Touro – as pessoas nascidas neste período, portanto, se apresentam como taurinos clássicos: seguros, determinados, prezam pela estabilidade e pelos prazeres da vida.

30 de abril a 9 de maio: segundo decanato – além da personalidade de Touro, traz também a de Virgem. Indivíduos desta época serão ainda mais comunicativos e também podem ser mais intelectuais.

De 10 a 19 de maio: terceiro decanato de Touro, com elementos de Capricórnio. Esses taurinos podem, como resultado, ser mais responsáveis e trabalhadores do que de costume.

Decanatos de Gêmeos

De 21 a 30 de maio: primeiro decanato de Gêmeos –  quem nasce nestes dez primeiros dias pode trazer uma personalidade focada neste signo, sendo dinâmico, comunicativo e dual.

De 31 de maio a 9 de junho: segundo decanato na Astrologia de Gêmeos, mas que traz semelhanças com Libra. Os geminianos nascidos neste período são mais sensuais e amorosos do que outros.

De 10 a 20 de junho: terceiro decanato de Gêmeos, com elementos em sua personalidade também do signo de Aquário. Indivíduos nascidos nesta época do mês são mais independentes, rebeldes e inovadores do que outros geminianos.

Decanatos de Câncer

De 21 de junho a 30 de junho: primeiro decanato de Câncer – as pessoas nascidas sob o primeiro decanato se apresentarão como cancerianos natos: emocionais, protetores e muito família.

De 1 a 10 de julho: segundo decanato de Câncer, com alguns elementos de Escorpião. Os nascidos neste momento são mais intensos e focados no próprio interior do que outros cancerianos.

De 11 a 22 de julho: terceiro decanato de Câncer, com traços da personalidade de Peixes. Cancerianos nascidos sob esse decanato astrológico são mais criativos e espiritualizados do que outros.

Decanatos de Leão

23 de julho a 1º de agosto: primeiro decanato de Leão – pessoas nascidas neste período são leoninos típicos: alegres, criativos, corajosos e cultivam a autoestima como ninguém.

De 2 a 11 de agosto: segundo decanato de Leão, com elementos de Sagitário. As pessoas nascidas neste período do mês são ainda mais divertidas do que os leoninos típicos e tendem a adorar colocar o pé na estrada para uma aventura.

De 12 a 22 de agosto: terceiro decanato de Leão, com características de Áries. Os nascidos nos últimos dez dias do signo são mais explosivos e agressivos do que um típico leonino, pois seu sol pode se transformar em fogo puro em um instante.

Decanatos de Virgem

23 de agosto a 1 de setembro: primeiro decanato de Virgem – quem nasce sob esse momento do signo se apresentam como virginianos clássicos: planejadores, organizados, trabalhadores, detalhistas.

De 2 a 11 de setembro: segundo decanato de Virgem, tendo Capricórnio como segunda personalidade. Isso significa que os nascidos sob este aspecto podem ser mais determinados e trabalhadores do que outros virginianos.

12 de setembro a 22 de setembro: terceiro decanato de Virgem, com elementos de Touro na personalidade. Isso significa que os nascidos no terceiro decanato na Astrologia podem estar mais sintonizados com a estética do que outros de seu signo.

Decanatos de Libra

23 de setembro a 2 de outubro: primeiro decanato de Libra – as pessoas nascidas neste decanato terão atributos librianos típicos: sociabilidade, indecisão, diplomacia e apelo estético.

De 3 a 12 de outubro: segundo decanato de Libra, com elementos de Aquário. Isso significa que os nascidos no segundo decanato libriano podem estar expandindo mais sua consciência do que outros. Eles também podem ser mais inventivos e independentes. 

De 13 a 22 de outubro: terceiro decanato de Libra, com particularidades de  Gêmeos. Esses librianos são bons – e ativos – comunicadores.

Decanatos de Escorpião

De 23 de outubro a 1º de novembro: primeiro decanato de Escorpião, regido por Plutão. Os nascidos no primeiro decanato se apresentarão como escorpianos típicos: intensos, profundos em tudo que fazem e extremamente emocionais.

De 2 a 11 de novembro: segundo decanato de  Escorpião, com elementos de Peixes. Indivíduos nascidos dentro desse segundo decanato na Astrologia são mais imaginativos e criativos – e menos fundamentados – do que outros escorpianos.

12 de novembro a 21 de novembro: terceiro decanato de Escorpião, com semelhanças de Câncer. Esses escorpianos são mais sensíveis do que outros e também tendem a ser ótimos cuidadores.

Decanatos de Sagitário

22 de novembro a 1 de dezembro: primeiro decanato de Sagitário, regido por Júpiter. As pessoas nascidas dentro deste decanato possuem traços típicos de Sagitário: livres, otimistas e adoram expandir sua consciência através dos estudos e experiências. 

De 2 a 11 de dezembro: segundo decanato de Sagitário, com traços de Áries. Aqueles que se enquadram neste momento do signo são mais intensos e confiantes do que outros sagitarianos.

De 12 a 21 de dezembro: terceiro decanato de Sagitário, com energias de  Leão. Indivíduos nascidos neste terceiro decanato podem ser mais enérgicos, carismáticos e populares do que outros de seu signo.

Decanatos de Capricórnio

De 22 a 31 de dezembro: primeiro decanato de Capricórnio, regido por Saturno. Os nascidos no primeiro decanato se apresentarão como típicos capricornianos: sérios, responsáveis e buscam sempre pelo sucesso.

De 1º de janeiro a 10 de janeiro: segundo decanato de Capricórnio, com elementos de Touro. Os indivíduos deste período são mais sensuais e românticos do que os típicos capricornianos. Eles também podem tender ao materialismo excessivo.

11 de janeiro a 19 de janeiro: terceiro decanato de Capricórnio, com aspectos de  Virgem. Esses capricornianos tendem a colocar suas ambições e esforços em atividades intelectuais.

Decanatos de Aquário

20 de janeiro a 29 de janeiro: primeiro decanato de Aquário, regido por Urano. Os nascidos nesse primeiro decanato terão traços típicos deste signo: teimosos, independentes, originais e excêntricos.

30 de janeiro a 8 de fevereiro: segundo decanato de Aquário, com forças de Gêmeos. Como resultado, os aquarianos do segundo decanato na Astrologia tendem a ser mais intelectuais (e tagarelas) do que outros.

De 9 a 18 de fevereiro: terceiro decanato de Aquário traz Libra como energia secundária. Por isso, as pessoas nascidas neste decanato podem estar mais interessadas nos prazeres da vida – incluindo o amor – do que outras pessoas de Aquário.

Decanatos de Peixes

De 19 a 28 de fevereiro: primeiro decanato de Peixes, regido por Netuno. Os nascidos neste momento do mês se apresentam como típicos piscianos: sonhadores, românticos e dispersos.

De 1 a 10 de março: segundo decanato de Peixes, com energias de Câncer. Esses piscianos são ainda mais sensíveis do que os outros, tendo cuidado intenso com a família e todos ao seu redor. 

De 11 a 20 de março: terceiro decanato de Peixes, com características de Escorpião. Os nascidos neste período são mais secretos, misteriosos e calculistas do que os outros piscianos.

Leia também:

Magia das Mães: o que diz a numerologia para essa data especial

Cara-metade de Peixes: conheça os signos que mais combinam com os piscianos