Fale conosco

O que vc está procurando?

Religiosidade

Santo Antônio: conheça sua história e sua oração poderosa

Santo Antônio de Lisboa e menino Jesus. Imagem da igreja católica.
Hoje (13), comemora-se o Dia de Santo Antônio. Descubra a história e a poderosa oração do santo casamenteiro! - Foto: Shutterstock

Fernando Antônio de Bulhões, o Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Mesmo contra a vontade de seu pai, ele, ainda assim, entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, aos 19 anos. Foi neste local que o jovem teve contato com uma imensa biblioteca, assim se dedicando aos estudos que tanto gostava. Depois, Antônio foi para Coimbra, importante centro de estudos de Portugal, ficando lá, então, por uma década.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

História de Santo Antônio

Em Coimbra ele virou sacerdote graças a seu dom de pregação. Durante sua trajetória religiosa, Santo Antônio fez o pedido para ir a Marrocos pregar a palavra de Deus. No entanto, uma doença impediu que ele concretizasse a viagem. Durante a volta, seu barco fez um desvio para Sicília, na Itália, onde ocorria um encontro de mais de cinco mil frades franciscanos, onde conheceu São Francisco de Assis. O episódio ficou conhecido como Capítulo das Esteiras.

Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Em Lisboa os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo. Por consequência, ele também é chamado de Santo Antônio de Lisboa.

O santo casamenteiro

Antônio era conhecido por juntar as pessoas que ele sentia que tinham uma forte conexão ou algo em comum. Além disso, ele ajudava pessoas sem dinheiro a conseguir recursos para o casamento. Acredita-se que, em Nápoles, a família de uma moça não teria dinheiro para pagar o dote necessário para que ela se casasse  Assim, ela se ajoelhou aos pés de uma imagem do santo e pediu sua intercessão. Então, milagrosamente, ele apareceu e entregou a ela um bilhete que dizia para que ela procurasse um certo comerciante, o qual lhe daria a quantidade de moedas que equivalesse ao peso desse papel.

Ela encontrou o comerciante e deu a ele o bilhete. Ao colocar o simples pedaço de papel na balança, foram necessários 400 escudos de prata para que ela atingisse o equilíbrio. Nesse meio tempo, o comerciante se lembrou que havia prometido o mesmo valor ao santo e nunca havia cumprido a promessa. Assim, Santo Antônio cobrou sua dívida, ajudando a jovem a se casar.

Oração para Santo Antônio

“Ó Santo Antônio, o mais gentil dos santos, teu amor a Deus e tua caridade com Suas criaturas, fizeram com que foste digno de possuir poderes miraculosos. Motivada(o) por este pensamento, peço-te que (faça seu pedido). Ó gentil e amoroso Santo Antônio, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, sussurra minha súplica aos ouvidos do doce Menino Jesus, que adorava estar em teus braços. A gratidão do meu coração será sempre tua. Amém.”

Leia também:

Lua chega em Touro e traz o lado cauteloso à tona; saiba mais

Simpatias de Santo Antônio para o namoro virar casamento

Leia Também

Simpatias

Use seu final de semana para se conectar com as energias positivas. Aprenda rituais e oração para iniciar a semana com mais bem-estar

Religiosidade

Em países do Norte, o Dia dos Namorados é celebrado no Dia de São Valentim. Assim, consiga um amor com a oração ao santo...

Religiosidade

Ela é protetora dos enfermos e doentes. Neste dia de Nossa Senhora de Lourdes, conheça a oração para receber milagres

Orixás

Hoje, 2 de fevereiro, é comemorado o Dia de Iemanjá. Conheça um pouco da sua história e sinta sua energia com os rituais!