Santo Antônio é um dos santos mais populares do catolicismo brasileiro. O dia dedicado a ele homenageia sua data de falecimento, 13 de Junho. Uma curiosidade sobre o santo casamenteiro é que ele possui o recorde de canonização mais rápida na história da Igreja Católica, apenas 11 meses após sua morte, graças à sua fama de santidade em vida. Mas por que a fama de casamenteiro? É isso que a redação João Bidu te conta na matéria de hoje!
COMO SERÁ O SEU DIA HOJE?DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO
Santo Antônio de Pádua
Nascido em 1195, Santo Antônio era um frade franciscano que viveu a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália. Durante sua trajetória, Santo Antônio não pregou nenhum sermão específico sobre casamentos. No entanto, a ajuda que dava às moças para conseguirem um dote e um enxoval, e assim um marido, concedeu a fama de casamenteiro ao santo.
O Santo Casamenteiro
A historiografia bíblica conta que, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Por isso, a jovem ajoelhou aos pés da imagem de Santo Antônio e pediu ajuda. Milagrosamente, Santo Antônio deu-lhe um bilhete e disse para procurar um certo comerciante. No bilhete havia a instrução para que o comerciante desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel.
Quando a moça chegou ao local, o comerciante não se importou em seguir as instruções do papel, afinal achava que o peso era insignificante. Contudo, para a surpresa de todos, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante lembrou-se que havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio fez a cobrança e a moça casou-se conforme os costumes da época. A partir deste milagre, ganhou a alcunha de Santo Casamenteiro.
Leia também:
Rituais dos santos juninos para dinheiro e amor
Novena de Santo Antônio: ritual poderoso para encontrar um amor