Fale conosco

O que vc está procurando?

Religiosidade

Hoje é Dia de São Jorge: história e oração do santo guerreiro

imagem de são jorge
Conheça a história do santo guerreiro - Foto: Shutterstock

São Jorge é um dos santos de maior devoção do Brasil. Sendo assim, o santo guerreiro é cultuado pela igreja católica e pela igreja ortodoxa, sendo também canonizado pela igreja anglicana. Nas religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, São Jorge também é cultuado, recebendo a alcunha do poderoso orixá: Ogum. Jorge, o cavaleiro nobre, foi decapitado em nome do cristianismo em 23 de abril. Por isso, a data foi escolhida para homenageá-lo em forma de representar a devoção. Nesse Dia de São Jorge, venha conhecer a história e oração do santo guerreiro.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

História do santo guerreiro

Após a morte de sua mãe, Jorge passou a fazer parte do grupo de militares que servia ao imperador romano Diocleciano. No entanto, o cavaleiro se incomodava com a perseguição e a opressão que os cristãos sofriam do exército. Jorge se negou a perseguir os seguidores do cristianismo, revolucionando sua função dentro do exército. Por esse motivo, a mando do imperador, Jorge foi preso e torturado.

Jorge sobreviveu a dois envenenamentos e converteu muitos soldados que vigiavam seu calabouço, para o catolicismo. Com uma ordem direta de Diocleciano, no dia 23 de abril, Jorge foi decapitado. Por isso, para homenagear o soldado que morreu em nome do cristianismo, a data de seu assassinato foi escolhida como dia de devoção a São Jorge.

Padroeiro de Portugal e da Catalunha, São Jorge é protetor de soldados, militares, ferramenteiros e ferroviários. Em sua imagem mais conhecida, São Jorge aparece enfrentando dragões, seus inimigos. Contudo, no catolicismo, esses dragões são usados como símbolo dos problemas da vida.

No Brasil, São Jorge possui milhares de devotos. Por isso, o guerreiro é associado à luta contra os males e energias negativas que acometem nossa vida, a de nossos amigos e família. Assim, a importância de Jorge na cultura brasileira pode ser vista em novelas e filmes, além de sua notável presença em músicas e sambas-enredo.

Oração de São Jorge 

Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos. 

Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem em pensamentos possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza.

Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (neste momento é citado o pedido).

Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.

São Jorge, rogai por nós. Amém.

Leia Também

Religiosidade

Santo casamenteiro e protetor dos pobres. Neste Dia de Santo Antônio, a redação João Bidu te ensina oração poderosa para receber graças

Orações

Aproveite o Dia dos Namorados para fortalecer seu amor. A redação João Bidu traz a oração para harmonizar o relacionamento

Orações

Esta figura santíssima é uma das aparições atribuídas à Virgem Maria. Conheça as orações para o Dia de Nossa Senhora de Fátima

Espiritualidade

Hoje, 23 de abril, é Dia de São Jorge e Ogum. Entenda as diferenças das duas forças e saiba como se conectar essas energias!