Fale conosco

O que vc está procurando?

Religiosidade

Dia de Santa Luzia: confira sua história e oração de fé

imagem de Santa Luzia
Hoje é Dia de Santa Luzia - Foto: Shutterstock

Santa Luzia foi uma virgem e mártir, e uma das primeiras santas cristãs a alcançar popularidade, tendo muitos seguidores antes do século V. Ela é a padroeira da cidade de Siracusa (Sicília) e das Virgens. Por causa de várias tradições associando seu nome à luz, ela passou a ser considerada a padroeira da visão e foi retratada por artistas medievais carregando um prato contendo seus olhos.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

De acordo com textos apócrifos, Luzia veio de uma rica família siciliana. Rejeitando o casamento e os bens mundanos, no entanto, ela jurou permanecer virgem na tradição de Santa Ágatha. Um pretendente furioso a denunciou às autoridades romanas locais, que a condenaram a ser removida para um bordel e forçada à prostituição. Essa ordem foi fracassada, segundo a lenda, por intervenção divina; Luzia ficou imóvel e não podia ser levada. Em seguida, ela foi condenada à morte pelo fogo, mas provou ser imune às chamas. Finalmente, seu pescoço foi perfurado por uma espada e ela morreu.

Na verdade, Santa Luzia provavelmente foi vítima da onda de perseguições aos cristãos que ocorreu no final do reinado do imperador romano Diocleciano. Referências a ela são encontradas nos primeiros sacramentos romanos e, em Siracusa, em uma inscrição datada de 400 d.C. Como prova de sua fama precoce, sabe-se que duas igrejas foram dedicadas a ela na Grã-Bretanha antes do século VIII, numa época em que o lugar era amplamente pagão.

Santa Luzia é venerada em seu dia de festa, 13 de Dezembro, por uma variedade de cerimônias. Na Suécia, o dia de Santa Luzia marca o início da celebração do Natal. Nesse dia, a filha mais velha da família tradicionalmente veste uma túnica branca e usa uma coroa de flores perenes cravejada de velas. O festival pretende trazer esperança e luz durante a época mais sombria do ano.

Oração à Santa Luzia, protetora da visão

“Querida Santa Luzia, que preferistes deixar que, os vossos olhos fossem vazados e arrancados, antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos, para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejam minhas vistas e cure a doença dos meus olhos. Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservei minha fé. Amém.”

Leia Também